Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 8 de dezembro de 2005

Lucas Molo, um negro no automobilismo brasileiro

São Paulo - O Renault Speed Show by TIM quebra mais uma barreira. Além de ter uma mulher como destaque na Fórmula Renault, o maior festival de velocidade do País tem um representante negro na Copa Clio. Lucas Molo é o segundo piloto afro na história do automobilismo brasileiro. O primeiro foi Afonso Rangel, que correu de Stock Car V8 Light e de Fórmula-3, nos anos 80 e 90. A última e decisiva rodada do Renault Speed Show by TIM será neste final de semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. As atividades no circuito da capital paulista começam nesta sexta-feira às 8h com a Fórmula-3 Sul-Americana e seguem às 8h45 com a Copa Clio e às 9h45 com a Fórmula Renault.

”Nunca sofri preconceito, só o pessoal que faz algumas brincadeiras. Me sinto privilegiado e orgulhoso. Incomoda saber que ainda hoje pessoas são humilhadas. Num país mestiço, as pessoas tinham de se sentir iguais. Todos somos iguais e tento provar isso na pista”, disse Molo (Teknon / Brasilis Resorts / Búzios Sports Wear / Academia Rio Esporte Center).

Apesar de 75 milhões ou 44,7% dos brasileiros serem negros e afro-descendentes, o automobilismo só teve dois representantes no Brasil e poucos no mundo.

“Neste esporte é preciso dinheiro para investir e a renda dos negros freqüentemente é menor”.

A paixão de Lucas pelo automobilismo começou por influência do pai, Uberto Molo italiano radicado no País há 30 anos. O piloto começou a competir na Copa Clio em 2002, logo depois de tirar a carteira de habilitação.

”Meu pai sempre gostou de corridas. Quando comecei na Clio, não tinha base profissional. Agora, me sinto mais maduro”, completou Molo.

Além de correr na Copa Clio, Lucas foi campeão do Brasileiro de Endurance na categoria 1B e vai andar na Mil Milhas Brasil em janeiro de 2006. O piloto vai participar, nos dias 16 e 17 de dezembro, dos treinos pré-classificatórios.

”O meu maior sonho é ganhar a Mil Milhas. É um desafio de quase 12 horas, com a dificuldade de correr à noite”.

O Renault Speed Show tem organização e promoção da PPD Sports com patrocínios de Renault, TIM, Extra, ABN AMRO-Aymoré Financiamentos-WebMotors, TAM Express, Pirelli, Chandon e Ellus.


Nenhum comentário: