Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Peugeot é a quarta marca da Stock Car Brasil




A fábrica francesa estréia na temporada 2007


São Paulo A Stock Car Brasil estará ainda mais forte em 2007. Cumprindo uma meta traçada em sua nova fase, a principal categoria do automobilismo nacional terá sua quarta marca na próxima temporada. Trata-se da Peugeot, que brilhará nas pistas nacionais com seu modelo 307 Sedan, o mais recente lançamento do mercado no concorrido segmento de sedãs médios, disputando cada vitória ao lado dos atuais participantes: Chevrolet Astra, Mitsubishi Lancer e Volkswagen Bora. O anúncio da participação da Peugeot na Stock Car Brasil 2007 foi feito nesta segunda-feira, dia 16, em coletiva de imprensa no 24º Salão do Automóvel de São Paulo.

A confirmação marca a concretização de um objetivo traçado pela Vicar Promoções, realizadora da categoria. “Nosso projeto foi tornar a Stock Car numa competição multimarcas, tendo como parceiros grandes empresas. A meta sempre foi tornar a competição uma alternativa viável para pilotos nacionais, trazendo para o torneio originalmente criado pela Chevrolet, empresas também de porte internacional como Mitsubishi, Volkswagen e, agora, a Peugeot. Acho que conseguimos isso e estamos prontos para fazer com que a categoria e o esporte sejam ainda mais fortes”, explica Carlos Col, diretor presidente da Vicar.

Para a Peugeot, a categoria é uma vitrine interessante para tornar o novo veículo e a Peugeot ainda mais conhecidos do grande público. “Essa estratégia está alinhada à ação da marca em reforçar sua atuação generalista, uma montadora com raízes cada vez mais fincadas em solo brasileiro. Não podemos nos esquecer de que o cliente Peugeot é apaixonado por esporte. Por isso a certeza de que com a Stock Car a Peugeot terá sucesso ainda maior diante de sua ligação genuína com a competição no Brasil”, afirma Ana Tereza Borsari, Diretora de Marketing e Qualidade da Peugeot do Brasil.

A cronologia da mudança radical na Stock Car começa em 2001, quando a Vicar apresenta um projeto à Chevrolet para revitalizar a competição. A idéia era que em 2007 a categoria contasse com quatro marcas distintas e elas começaram a chegar em 2005, com a entrada da Mitsubishi e seu modelo Lancer. Em 2006 foi a vez da Volkswagen se juntar à família com seu Bora e, agora, a Peugeot , com seu 307 Sedan, que chegam para fechar um ciclo com chave de ouro.

Esporte, show e business. Essa é a receita da Stock Car, maior evento de entretenimento brasileiro e a quinta maior categoria mundial na área de esportes automobilísticos. Com 25 equipes, 40 carros e quase 90 patrocinadores, a Stock Car movimenta cerca de R$100 milhões em negócios e mais R$150 milhões considerando a exposição da mídia. A cada temporada, são gerados 2.650 empregos diretos e indiretos e 400 trabalhadores temporários por evento.

Stock Car Brasil

A principal categoria do automobilismo nacional disputa sua 27ª temporada mais forte do que nunca. Grids cheios, alto investimento e uma média de público de 33 mil pessoas no ano passado confirmam essa condição e continuam a atrair fãs e novos investidores para a Stock Car Brasil.

Criada em 79 por uma comunidade apaixonada por carros de corrida, unia, para os padrões da época, desempenho e sofisticação. José Carlos Palhares, o Capeta, Ingo Hoffmann e Affonso Giaffone, são referências na categoria, tendo atuado nas pistas como grandes vencedores na década de oitenta.

A regulamentação da Stock Car foi desenvolvida de modo a igualar as equipes em relação a tecnologias e potenciais a serem explorados nos carros, o que deixa a vitória mais concentrada no desempenho do piloto e aumenta o fator combativo característico no paddock.

Entre 2005 e 2006 destaca-se a entrada de novas montadoras, aumento do potencial de captação de patrocínio e a participação internacional na rodada de TC2000, principal categoria argentina, além da criação do playoff.

Dentro da categoria há duas subdivisões: a Stock Car Light, criada em 1.993 como canal de acesso para estreantes; e a Stock Jr. que abre espaço para os pilotos de Kart e os prepara para o ambiente competitivo e técnico da Stock Car, sem deixar de receber ainda pilotos não profissionais e amantes do automobilismo.

Nenhum comentário: