Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Equilíbrio e disputa acirrada marcam a etapa final da Stock Car Brasil

Categoria chega à prova decisiva com cinco pilotos brigando pelo título da V8

São Paulo - A Stock Car Brasil tem sua etapa final neste domingo, dia 10, com a realização da 12ª prova da temporada no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. A principal categoria do automobilismo nacional conhecerá o campeão deste ano em uma disputa inédita, na qual cinco pilotos brigam diretamente pelo título: Cacá Bueno, Hoover Orsi, Giuliano Losacco, Felipe Maluhy e Antônio Jorge Neto. Trata-se de uma situação inédita nos 27 anos de existência da Stock Car e que vem premiar um ano bastante positivo. A 12ª etapa da Stock Car V8 terá transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão às 11 horas, dentro do Esporte Espetacular.

A programação do domingo marca ainda a final da Stock Car V8 Light, que já tem o piloto Marcos Gomes como campeão de 2006, mas que promete muita disputa pelo vice-campeonato. Daniel Landi, Daniel Serra e Rafael Daniel seguem na briga pelo segundo lugar na categoria de acesso da Stock Car Brasil. Já na Stock Jr., ainda falta a definição da classe Master, já que Felipe Polehtto venceu na Pro por antecipação. Os pilotos Linneu Linardi, Jason Oliveira e Amilcar Collares estão na disputa pelo título.

Com uma diferença de cinco pontos entre os postulantes ao título, a etapa final tem tudo para ser emocionante. O carioca Cacá Bueno, da Eurofarma RC, com Mitsubishi Lancer, segue na ponta. Com quatro vitórias na temporada, ele soma 250 pontos, seguido pelo sul-mato-grossense Hoover Orsi, da Amir Nasr Racing, com Volkswagen Bora, que tem 248. Na terceira colocação estão empatados o bicampeão Giuliano Losacco (SP), da Medley/A.Matheis, com Chevrolet Astra, e Felipe Maluhy (SP), da Terra Avallone, com Mitsubishi Lancer, ambos com 245 pontos. Fechando a relação de pilotos com chances de chegar ao título está o também paulista Antônio Jorge Neto, da Eurofarma RC, com 231 pontos.

Desempate

A implantação do Playoff na Stock V8 nesta temporada cumpriu seu papel de tornar mais emocionante a definição do vencedor. Afinal, chegar à prova final com cinco pilotos na briga pelo primeiro lugar nunca tinha acontecido na categoria. Mais do que isso, a chance de acontecer empate na liderança é muito grande, levando a decisão ao critério de desempate do regulamento da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Com relação à esta possibilidade e como seria feito este desempate, Nestor Valduga, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional, explicou que existe apenas uma planilha oficial de pontuação, composta de resultados de todas as etapas. “Sendo assim, o critério de desempate será aplicado com base em todos os resultados obtidos pelos pilotos ao longo da temporada. A base para isso está no regulamento do Campeonato que foi completado pelo Adendo 003 Desportivo, editado em 29 de setembro de 2006, que esclarece como funciona a tabela de classificação”, afirma.

A programação oficial de treinos começa nesta sexta-feira, a partir das 8 horas. Estão previstos dois treinos livres da Stock Car V8 e da Stock Car V8 Light, além de quatro sessões da Stock Jr. No sábado serão feitos os treinos classificatórios das três categorias. No domingo, a V8 abre a show, às 11 horas, enquanto a Light será às 12h35 (com SporTV ao vivo), e a Jr. fecha a temporada com a 24ª corrida às 13h45.

A Stock Car Brasil tem realização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet, Volkswagen e Pirelli e co-patrocínio de Bosch, Mitsubishi, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.

Nenhum comentário: