Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport é a única equipe brasileira na Mil Milhas


A única equipe brasileira inscrita na Mil Milhas Brasil, com largada neste sábado (10/11) às 12h00, tem boas possibilidades de conseguir um bom resultado em sua categoria, a LM GT2. Inscrita como Dener Motorsport, a equipe é patrocinada pela Stuttgart Sportcar, importador oficial da Porsche no Brasil, e terá um Porsche 911 GT3 RSR pilotado por Raul Boesel, Flávio “Nonô” Figueiredo e Marcel Visconde, que largarão em 16º lugar no grid e em sétimo lugar na LM GT2. A pole position é do Peugeot 908 HDi FAP, da categoria LM P1 (protótipos), pilotado pelo francês Stéphane Sarrazin e pelo português Pedro Lamy.

Nos treinos livres, Boesel/Figueiredo/Visconde ficaram sempre entre os quatro primeiros colocados na LM GT2 – a categoria mais numerosa da Mil Milhas Brasil, com 14 carros entre os 23 inscritos. A equipe esperava repetir no treino classificatório o resultado dos treinos livres, mas Figueiredo não conseguiu fazer nenhuma volta sem pegar tráfego. “Além disso, deixamos o carro com o acerto da corrida”, explica Dener. Figueiredo admite que gostaria de largar mais na frente, mas reconhece que a posição de largada tem pouca importância em uma corrida longa – a Mil Milhas deverá ter cerca de nove horas de duração, caso não chova.

A Stuttgart Sportcar recebeu seu Porsche 911 GT3 RSR em julho, quando o autódromo de Interlagos já estava fechado para as reformas para o GP do Brasil de Fórmula 1, e fez apenas dois testes antes da Mil Milhas. O carro é da geração “997”, a mais nova dos Porsche 911, e tem diferenças significativas em relação ao modelo da geração anterior, a “996”, usado pela equipe nas Mil Milhas anteriores. “Antes da Mil Milhas, pudemos levar o carro para a pista apenas duas vezes, uma em Curitiba e outra em Interlagos. E pegamos chuva nas duas”, conta Dener. “O aproveitamento foi muito pequeno e entramos nos treinos livres com muito menos conhecimento sobre esse carro do que as equipes de fora, que trabalharam no carro durante todo o ano”, analisa Dener. “Por isso, ficamos contentes com os resultados obtidos.”

A experiência é um dos trunfos da Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport para chegar a um bom resultado na Mil Milhas. Como chefe de equipe, Dener Pires competiu em todas as Mil Milhas realizadas desde 1995 e obteve três vitórias (1996, 2001 e 2002), sempre com Porsche. Em todos os outros anos, terminou entre os três primeiros, na geral ou na categoria GT.

Entre os pilotos da única equipe brasileira inscrita na Mil Milhas, Raul Boesel é o mais experiente. Ele competiu na Fórmula 1 em 1982 e 1983, pelas equipes March e Ligier; foi campeão mundial de esporte-protótipos pela Jaguar em 1987; e competiu na Fórmula Indy entre 1985 e 2002. Flávio “Nonô” Figueiredo tem em seu currículo títulos de Turismo Fiat e da Stock Car classe B (atual Stock Car Light), além de ter disputado uma temporada na Fórmula 3 italiana em 1993. Em 2004, terminou em segundo lugar na Mil Milhas, pilotando um Porsche 911 GT3 RS. Marcel Visconde começou a correr em 2005 e disputa o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, além de ter disputado as Mil Milhas de 2005 e 2006, sempre com Porsche.

As categorias

Os 23 carros participantes da Mil Milhas Brasil estão divididos em quatro categorias, de acordo com o regulamento do campeonato Le Mans Series. A LMP1 é a que tem os carros mais potentes: são protótipos construídos especialmente para competição, com 920 kg de peso mínimo e motores com no máximo 6 litros. Os LMP2 têm motores limitados a 4 litros e peso mínimo de 775 kg.

As duas categorias reservadas a carros esporte vendidos ao público, LMGT1 e LMGT2, diferem principalmente pela potência dos motores – podem chegar a 600 cv na LM GT1, a mais potente, e fica em torno de 500 cv na LM GT2. Estas duas categorias têm carros de marcas conhecidas: Porsche, Ferrari, Corvette, Aston Martin e Spyker.


O grid de largada para a Mil Milhas Brasil é o seguinte:

1) Pedro Lamy (Portugal)/Stéphane Sarrazin (França), Peugeot 908 HDi FAP (LMP1), 1:18.787

2) Marc Gené (Espanha)/Nicolas Minassian (França), Peugeot 908 HDi FAP (LMP1), 1:18.977

3) Jamie Campbell Walter (Escócia)/Felipe Ortiz (Bolívia)/Stuart Hall (Inglaterra), Creation CA07-Judd (LMP1), 1:22.254

4) Emmanuel Collard (França)/Jean-Christophe Boullion (França)/Harold Primat (Suíça), Pescarolo Judd (LMP1), 1:23.115

5) Juan Barazi (Dinamarca)/Michael Vergers (Holanda)/Karim Ojjeh (Arábia Saudita), Zytek 07S (LMP2), 1:23.449

6) Warren Hughes (Inglaterra)/Darren Manning (Inglaterra)/Mário Haberfeld (Brasil), Radical SR9 Judd (LMP2), 24.609

7) Marc Rostan (França)/Pierre Bruneau (França)/Paulo Bonifácio (Brasil), Pilbeam MP93-Judd (LMP2), 1:28.466

8) Olivier Beretta (Mônaco)/Oliver Gavin (Inglaterra)/Patrice Goueslard (França), Chevrolet Corvette C6R (LMGT1), 1:29.296

9) Gregor Fisken (Escócia)/Steve Zacchia (Suíça)/Roland Berville (França)/Fernando Rees (Brasil), Aston Martin DBR9 (LMGT1), 1:30.156

10) Dirk Werner (Alemanha)/Pierre Ehret (Alemanha)/Johannes Stuck (Áustria), Porsche 911 GT3 RSR (LMGT2), 1:33.017

11) Ben Aucott (Inglaterra)/Philip Peter (Áustria)/Rob Bell (Inglaterra), Ferrari F430 (LMGT2), 1:33.367

12) Alexandre Negrão (Brasil)/Xandinho Negrão (Brasil)/Andreas Mattheis (Brasil), Ferrari F430 GT (LMGT2), 1:33.559

13) Francisco Longo (Brasil)/Chico Serra (Brasil)/Daniel Serra (Brasil), Ferrari F430 GT (LMGT2), 1:33.672

14) Marc Lieb (Alemanha)/Xavier Pompidou (FRA)/Marc Basseng (Alemanha), Porsche 911 GT3 RSR (LMGT2), 1:33.825

15) Peter Kox (Holanda)/Mike Hezemans (Holanda)/Paul van Splunteren (Holanda), Spyker C8 Spyder GT2R (LMGT2), 1:34.116

16) Raul Boesel (Brasil)/Flávio “Nonô” Figueiredo (Brasil)/Marcel Visconde (Brasil), Porsche 911 GT3 RSR (LMGT2), 1:34.385

17) Fabrizio de Simone (Itália)/Luca Drudi (Itália)/Matteo Bobbi (Itália)/Yves Lambert (Bélgica), Ferrari F430 GT (LMGT2), 1:34.472

18) Paul Daniels (Inglaterra)/Richard Westbrook (Inglaterra)/Allan Simonsen (Dinamarca)/Bryce Washington (Austrália), Porsche 911 GT3 RSR (LMGT2), 1:34.547

19) Philippe Hesnault (França)/John Hartshome (Inglaterra)/Rob Barff (Inglaterra)/Thierry Perrier (França), Porsche 911 GT3 RSR (LMGT2), 1:35.307

20) Horst Felbermayr Jr. (Áustria)/Christian Ried (Alemanha)/Johannes Stuck (Áustria), Porsche 911 GT3 RSR (LMGT2), 1:35.668

21) Horst Felbermayr (Áustria)/Gerold Ried (Alemanha)/Philip Colin (Estados Unidos), Porsche 911 GT3 RSR (LMGT2), 1:37.471

22) Kurt Thiim (Dinamarca)/Rene Rasmussen (Dinamarca), Corvette C6 Z06 (LMGT2), 1:39.883

23) Andrea Belicchi (Itália)/Andrea Chiesa (Suíça)/Jonny Kane (Inglaterra), Spyker C8 Spyder GT2R (LMGT2), sem tempo



Foto: Porsche 911 GT3 RSR da equipe Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport, de Raul Boesel/Flávio "Nonô" Figueiredo/Marcel Visconde. Crédito: Vinicius Nunes/divulgação Stuttgart Porsche.



Stuttgart Sportcar

Importador Oficial Porsche
http://www.porsche.com.br/


Atendimento à Imprensa

Luiz Alberto Pandini (11) 3266-4435/9122-6260

pandini@letradelta.com.br, imprensa@porsche.com.br

Nenhum comentário: