Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 29 de julho de 2007

Copa Nextel Stock Car: Thiago Camilo ganha em Londrina e consolida liderança




O paulista está mais próximo do Playoff


Londrina (PR) O piloto Thiago Camilo não vai esquecer a quinta etapa da Copa Nextel Stock Car 2007 tão cedo. Afinal, o líder da principal categoria do automobilismo nacional conseguiu, num único final de semana, sua primeira pole e vitória da temporada. No início da tarde deste domingo no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, diante de um público de 27 mil pessoas, Thiago, da Texaco Vogel, com Chevrolet, ganhou de ponta a ponta, completando as 33 voltas em 45min02seg519, com média horária de 138,25 km/h. A segunda colocação foi de Valdeno Brito, da Neoquímica-Neossoro/JF Racing, com Peugeot, em 45min03seg668, enquanto Ricardo Maurício, da Medley/A. Mattheis, com Chevrolet, foi o terceiro, com o tempo de 45min10seg727. O estreante Antônio Pizzonia terminou a prova em 33º lugar.
Com os resultados em Londrina, Thiago segue na ponta da classificação geral, agora com 77 pontos. Em segundo continua Ricardo Maurício, com 61; e Cacá Bueno ainda, da Eurofarma (Mitsubishi), ainda é o terceiro, com 57. A próxima etapa da Copa Nextel Stock Car será no dia 19 de agosto, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Estão programadas a sexta etapa da Copa e da Stock Jr., além da quinta etapa da Stock Car Light.
O final de semana foi de Thiago Camilo em Londrina. Mesmo não conseguindo ser o melhor da sexta-feira como vinha acontecendo, o piloto fez a pole e confirmou o favoritismo ao vencer de ponta a ponta. Mais do que isso, ele ficou bem mais próximo de uma das dez vagas no Playoff, que definirá o campeão de 2007. Durante as 33 voltas, Camilo esteve sempre à frente dos demais e pouco trabalho teve para impedir a vitória. Feliz com o resultado, ele fez questão de agradecer à equipe.
“Mesmo parecendo fácil, foi uma corrida complicada pois o Valdeno estava sempre na perseguição. Com isso, tive de andar no limite o tempo todo e acabei errando uma vez. Sorte que mantive a frente e pude chegar em primeiro. Tenho de agradecer à minha equipe pelo excelente trabalho feito e o entrosamento foi muito grande. Agora vamos focar em Santa Cruz e buscar mais um resultado positivo visando o Playoff”, explicou Thiago, que abriu 16 pontos em relação ao segundo colocado.
Valdeno Brito também era só alegria. Afinal, conseguiu marcar pontos pela segunda vez consecutiva e, especialmente, um lugar no pódio. “Eu e minha equipe não estávamos tendo tanta sorte. Para nós, estar no Playoff somente por um milagre e isso acabou acontecendo aqui. Aprendi a não desistir nunca e agora que o carro esta melhor com os ajustes aerodinâmicos, vamos pra cima”, declarou.
Já Ricardo Maurício comemorou a marcação de pontos e a manutenção da vantagem sobre Cacá Bueno. “Passei o Cacá na largada e lutei para manter essa posição até o final. O carro estava saindo de traseira e não pude chegar nos líderes. Preferi ser maus cauteloso e manter a posição”, explicou.
Geral

A classificação da Copa Nextel Stock Car após a quinta etapa é a seguinte: 1º. Thiago Camilo (SP), 77 pontos; 2º. Ricardo Maurício (SP), 61; 3º. Cacá Bueno (RJ) , 77; 4º. Ingo Hoffmann (SP), 51; 5º. Rodrigo Sperafico (PR), 42; 6º. Daniel Serra (SP), 37; 7º. Antônio Jorge Neto (SP), 35; 8º. Felipe Maluhy (SP), 34; 9º. Marcos Gomes (SP), 32; 10º. Ruben Fontes (GO), 30; 11º. Giuliano Losacco (SP), 26; 12º. Tarso Marques (PR), 25; 13º. Valdeno Brito (PB), 23; 14º. Hoover Orsi (MS), 21; 15º. Paulo Salustiano (SP) e Luciano Burti (SP), 18; 17º. Allam Khodair (SP), 16; 18º. Juliano Moro (RS), 15; 19º. Duda Pamplona (RJ), 14; 20º. Alceu Feldmann (PR), 13; 21º. Pedro Gomes (SP), 12; 22º. Nonô Figueiredo (SP), 10; 23º. Thiago Marques (PR), 8; 24º. Renato Jader (SP) e Chico Serra (SP), 7; 26º. Carlos Alves (SP), Christian Conde (SP) e Popó Bueno (RJ), 4; 29º. Felipe Gama (SP), 3; 30º. Mateus Greipel (SC) e Liko Kaesemodel (PR), 2; 32º. Enrique Bernoldi (PR) e Alan Hellmeister (SP), 1.

Resultado da 5ª etapa da Copa Nextel Stock Car:

1º) Thiago Camilo (Chevrolet, SP), 33 voltas em 45:02.519 (média de 138,25 km/h)
2º) Valdeno Brito (Peugeot, PB), a 1.148
3º) Ricardo Mauricio (Chevrolet, SP), a 8.207
4º) Cacá Bueno (Mitsubishi, RJ), a 15.296
5º) Paulo Salustiano (Chevrolet, SP), a 24.975
6º) Nono Figueiredo (Mitsubishi, SP), a 25.409
7º) Ingo Hoffmann (Mitsubishi, SP), a 25.684
8º) Ruben Fontes (Peugeot, GO), a 26.002
9º) Juliano Moro (Mitsubishi, RS), a 31.827
10º) Chico Serra (Peugeot, SP), a 32.126
11º) Rodrigo Sperafico (Volkswagen, PR), a 34.286
12º) Pedro Gomes (Peugeot, SP), a 41.156
13º) Thiago Marques (Volkswagen, PR), a 46.244
14º) Mateus Greipel (Chevrolet, SC), a 46.577
15º) Giuliano Losacco (Chevrolet, SP), a 47.144
16º) Felipe Maluhy (Mitsubishi, SP), a 47.565
17º) Ricardo Sperafico (Peugeot, PR), a 48.266
18º) Fábio Carreira (Chevrolet, SP), a 55.647
19º) Popó Bueno (Chevrolet, RJ), a 59.951
20º) Antonio Jorge Neto (Mitsubishi, SP), a 1:00.170
21º) Allam Khodair (Chevrolet, SP), a 1:00.622
22º) Duda Pamplona (Mitsubishi, RJ), a 1:01.600
23º) Alan Hellmeister (Mitsubishi, SP), a 1:01.958
24º) Alceu Feldmann (Chevrolet, PR), a 1:02.950
25º) Guto Negrão (Peugeot, SP), a 1:08.622
26º) Ruben Carrapatoso (Mitsubishi, SP), a 1:12.700
27º) Carlos Alves (Volkswagen, SP), a 1:14.937
28º) Hoover Orsi (Volkswagen, MS), a 1:17.756
29º) Christian Conde (Mitsubishi, SP), a 1:18.649
30º) Daniel Serra (Volkswagen, SP), a 1 volta
31º) Marcos Gomes (Chevrolet, SP), a 1 volta
32º) Julio Campos (Volkswagen, SP), a 2 voltas
33º) Antonio Pizzonia (Volkswagen, AM), a 4 voltas
34º) Luciano Burti (Volkswagen, SP), a 18 voltas
35º) Ricardo Zonta (Peugeot, PR), a 19 voltas
36º) David Muffato (Peugeot, PR), a 20 voltas
37º) Tarso Marques (Mitsubishi, PR), a 20 voltas
38º) Enrique Bernoldi (Volkswagen, PR), a 31 voltas

Melhor Volta: Thiago Camilo, 1:20.335

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Contagem regressiva para a Porsche




Santa Cruz do Sul / RS

Há apenas cinco dias para a grande prova da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, já aterrissou no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul as primeiras cegonhas com os cobiçados carros da Porsche. Nesta segunda-feira, dia 23, 16 carros dos 22 já tinham chegado. Além dos carros as equipes também estão em trabalho intenso para a colocação dos stands nos boxes. A previsão é que na quinta-feira, dia 16, quando começam os treinos livres, todos os carros já estejam no circuito.



INAUGURAÇÃO



Junto com a comemoração do 2º aniversário do Autódromo, serão inauguradas, no sábado, dia 28, às 12h45min, a Torre de Comando, a Central de Serviços, o Heliponto, a Estação de Tratamento de Esgoto, e a Rede de Combate de Incêndio, a ampliação de 400 metros de estacionamento ao lado da torre, os dois novos acessos atrás da Central de Serviços que já estão sendo asfaltados, e o guard-rail de 55 metros para a proteção da torre de comando, que já está pronto. O ingresso para assistir a prova é 1 (um) quilo de alimento não perecível.




Programação:



Quinta-feira, 26 de julho

13h00 às 13h40: treino livre 1

15h20 às 16h00: treino livre 2

16h50 às 17h30: treino livre 3



Sexta-feira, 27 de julho

11h30 às 12h10: treino livre 4

14h00 às 14h40: treino livre 5

16h30 às 17h10: treino classificatório



Sábado, 28 de julho

11h00: largada da prova 9 (25 minutos mais uma volta)

14h30: largada da prova 10 (25 minutos mais uma volta)
Silvana Daniela Sehnem
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul




Há apenaSemana de muitas atrações na Copa Nextel Stock Car em Londrina

Futebol e carreata abrem a programação na quinta-feira


São Paulo - A quinta etapa da Copa Nextel Stock Car 2007 acontece neste domingo, dia 29, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, Paraná. Os primeiros treinos oficiais estão programados para a sexta-feira, dia 27, quando as máquinas da principal categoria do automobilismo nacional e da Stock Jr. voltarão a acelerar forte após mais de 40 dias paradas. Mas a Stock Car já está agitando Londrina com uma série de ações que visam promover a disputa de domingo, como a distribuição de cartazes nos principais pontos da cidade e a exposição do Show Car no Shopping Catuaí. Mas as grandes ações começam na quinta-feira, com um jogo de futebol no Estádio do Café reunindo pilotos e ex-jogadores, a partir das 14 horas, e a tradicional carreata pelas ruas e avenidas da cidade, começando às 20 horas.

Bons de volante, os pilotos da Copa Nextel Stock Car também querem mostrar que entendem de futebol. A partida, programada para as 14 horas, contará com Thiago Camilo, Cacá Bueno, Popó Bueno, Allam Khodair, Marcos Gomes, Paulo Salustiano, Daniel Serra, Gualter Salles, Mateus Greipel, Duda Pamplona, Guto Negrão e Antônio Pizzonia, o mais novo integrantes da categoria. Entre os vários ex-jogadores, destaque para Elder, que já defendeu a seleção brasileira. Será a chance de muitos mostrarem que também podem brilhar em outra modalidade esportiva, ou, ratificarem a escolha pelo automobilismo.

Um pouco mais tarde, às 20 horas, será a vez da carreata. Realizada pela primeira vez no período noturno, mas máquinas desfilarão pelas ruas de Londrina. A concentração será na Praça dos Japoneses, a partir das 19h. A saída está programada para as 20h e seguirá o seguinte percurso: Avenida Santos Dummont, Avenida JK, sobe a Avenida Higienópolis, volta pela Avenida Higienópolis, Rua Pará, Rua Goiás e desce pela Avenida Castelo Branco até a Cervejaria Fábrica 1.

Participarão da carreata os pilotos Ricardo Maurício, Medley/A. Mattheis (Chevrolet), Carlos Alves, Mantecorp Motorsports (Volkswagen), Cacá Bueno, Eurofarma RC (Mitsubishi) e Guto Negrão, Vivanz 307 Racing (Peugeot). A carreata também terá a presença dos pilotos Cauê Carvalho, Cássio Homem de Mello e Thiago Riberi da Stock Jr. Também está prevista a presença de dois atletas que representaram o país nos Jogos Pan-Americanos: Diogo Silva e Natália Falavigna, ouro e prata no taekwondo, respectivamente. Na noite de sexta-feira será realizada a festa da Copa Nextel Stock Car na boate Vega.

Os treinos começam na sexta-feira, dia 27, com duas sessões para cada categoria. No sábado, o treino classificatório da Jr. será às 10h05, com 30 minutos de duração. Em seguida, a partir das 10h50, começará a tomada de tempos da Copa Nextel Stock Car, com 90 minutos e limite de até 20 voltas. Os dez melhores tempos disputarão a Super Classificação, das 12h50 às 13 horas, para a definição do pole position da quinta etapa. No domingo, a Stock Jr. abre o dia às 10h40, enquanto a Copa Nextel está marcada para as 12 horas.

domingo, 22 de julho de 2007

Alonso deixa Massa para trás e vence GP da Europa

Berlim (Alemanha) - Fernando Alonso valeu-se de sua capacidade como piloto, além da boa forma do carro da McLaren para vencer o Grande Prêmio da Europa, que foi disputado no circuito de Nurburgring. Contudo, o espanhol teve que suar a camisa para poder sair do traçado alemão com sua terceira vitória neste campeonato.

Logo na largada, o brasileiro Felipe Massa foi agressivo, forçando seu carro para cima Alonso e conseguindo ganhar a segunda posição. Mas logo em seguida, por causa da forte chuva, o safety car entrou em ação e a corrida encaminhou-se para uma nova largada, quando o líder, surpreendentemente era Markus Winkelhock, da Spyker.

Na nova saída, Felipe Massa conseguiu ultrapassar o alemão imediatamente após a saída do safety car, assim como Fernando Alonso. Com o espanhol logo atrás, a Ferrari hesitava em chamar seu piloto aos boxes. No entanto, na 52ª volta, tanto o paulista quanto o espanhol foram para seus pit-stops, tendo o ferrarista voltando à pista ainda na primeira colocação.

Nas últimas cinco voltas, porém, Fernando Alonso imprimia forte ritmo e tentava a todo custo ultrapassar Massa. O brasileiro conseguiu a princípio segurar seu rival, mas depois de muita persistência, o atual bicampeão da Fórmula 1 fez a ultrapassagem e não deixou mais a ponta, caminhando tranquilamente para colocar a McLaren novamente no lugar mais alto do pódio após duas corridas de triunfos do time italiano.

Rally 4X4: Com outro carro, Tony Almeida vence primeira etapa do Brasileiro em Imperatriz.



O Tricampeão Brasileiro de Rally 4X4, na categoria força livre, o paraibano Tony Almeida (ALMEIDA NEGÓCIOS SPORT & FOMENTO / PRONTAUTO / ENGER – ENGENHARIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL / TAG – CABEÇOTES ESPECIAIS / SECRETARIA de JUVENTUDE, ESPORTE e LAZER - PB), venceu neste sábado (21/07) a primeira etapa da rodada dupla o Campeonato Brasileiro de Rally 4X4. A prova está sendo disputada na cidade de Imperatriz – MA, aproximadamente 600 km de São Luis.

Mas a vitória não veio muito fácil para o Tricampeão. Na véspera da prova o piloto de João Pessoa teve uma desagradável surpresa. O Motor do seu carro "bateu" e Tony se viu sem equipamento para disputar a etapa, depois de viajar praticamente 2000 km de João Pessoa até Imperatriz. Sua preocupação seria como entrar na pista no sábado?

"Aparentemente, pra mim, a prova estava perdida. Sem carro e tão longe de casa ficava difícil solucionar o problema, já que eu não havia trazido outro motor". Comentou Tony Almeida.

A solução veio do concessionário Capri, a revenda Ford de Imperatriz. Eles oferecem uma Ranger que foi toda adequada às normas da categoria com a colocação de "santo antônio" e tudo mais que é exigido no regulamento para o veículo entrar na competição.

"O pessoal da Capri foi demais. Eles trabalharam no carro da sexta para o sábado e tudo ficou pronto meia hora antes da largada. Daí em diante vencer a prova passou a ser um detalhe. Não tive tempo de fazer o reconhecimento de pista com o carro e pude treinar com a Ranger, mas graças a Deus deu tudo certo conseguimos a vitória". Disse o vencedor da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally 4X4.

Neste domingo Tony entra na pista mais uma vez na tentativa de sair de Imperatriz com 100% de aproveitamento, mesmo com um carro totalmente diferente do que está acostumando. A segunda etapa começa às 10h da manhã deste domingo (22/07).

"Acho que ontem foi o mais difícil. A minha intenção era entrar na pista e marcar pontos, mas veio a vitória. Então hoje só posso querer repetir o bom resultado do sábado". Finalizou Tony Almeida.

Confira os três primeiros colocados da categoria Força Livre, na etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally 4X4.

1º Tony Almeida
2º Paulo Mello
3º Humberto Nogueira

Rally 4X4: Tony Almeida é 100% na rodada de abertura do Brasileiro em Imperatriz.



Apesar de ter o motor do seu carro "batido" na sexta-feira, o Tricampeão Brasileiro de Rally 4X4, na categoria força livre, o paraibano Tony Almeida (ALMEIDA NEGÓCIOS SPORT & FOMENTO / PRONTAUTO / ENGER – ENGENHARIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL / TAG – CABEÇOTES ESPECIAIS / SECRETARIA de JUVENTUDE, ESPORTE e LAZER - PB), conseguiu um desempenho magnífico e venceu a etapa deste domingo (22/07), segunda etapa da rodada dupla o Campeonato Brasileiro de Rally 4X4. A prova foi disputada na cidade de Imperatriz – MA, aproximadamente 600 km de São Luis.

Os problemas com o carro oficial do piloto na sexta-feira o obrigaram a correr as duas provas de abertura da temporada 2007 do Campeonato Brasileiro de Rally 4X4, com uma Ranger cedida pela Capri, concessionária Ford de Imperatriz. O veículo foi todo adequado às normas exigidas no regulamento para participar da competição.

Tony que já havia vencido a primeira etapa no sábado, repetiu neste domingo o desempenho e conquistou sua segunda vitória, marcando 40 pontos logo na abertura da temporada. Um passo importante para o piloto de João Pessoa que busca neste ano o Tetracampeonato do Rally 4X4 Brasileiro na categoria força livre.

"Acho que foi um final de semana de superação. Correr em um carro que não estou acostumando e o empenho dos mecânicos da concessionária Capri para deixar o veículo em condições de competir me incentivou para que pudesse fazer o máximo possível dentro da pista. Quero dedicar essa vitória a esse pessoal que não mediu esforços para chegarmos a esse resultado". Comemorou Tony Almeida.

O piloto paraibano retorna para João Pessoa nesta segunda-feira. Quando chegar vai precisar se apressar para deixar o seu carro em condições de disputar as próximas duas etapas do Campeonato Brasileiro, que vão acontecer nos dias 04 e 05 de agosto em João Pessoa.

"Por enquanto quero comemorar um pouco esta conquista aqui em Imperatriz e ao chegar a João Pessoa é que eu minha equipe da Prontauto vamos poder avaliar os danos no motor. Vamos ter pouco mais de 10 dias para trabalhar e deixar o carro competitivo para a seqüência do campeonato". Concluiu o tricampeão.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Stock Jr. promete uma quinta etapa emocionante em Londrina

São Paulo - O Brasileiro de Stock Jr. prossegue no dia 29 de julho com a realização da quinta etapa da temporada 2007. A categoria de formação da Copa Nextel Stock Car estará no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no Paraná, para mais uma etapa de muita disputa e equilíbrio. Os paulistas Thiago Riberi e Jason Oliveira (Master) lideram a Stock Jr., mas tem muita gente na cola de ambos e querendo acirrar ainda mais a briga pelos pontos. A programação da etapa prevê três treinos livres, o classificatório e a corrida, marcada para as 10h40 de domingo, como preliminar da quinta etapa da Copa Nextel Stock Car, que largará às 12h03, com transmissão ao vivo pelo Canal SporTV.

Apesar de estar em sua segunda temporada, a Stock Jr. já conquistou seu espaço dentro do automobilismo nacional. A razão disso é o grande equilíbrio da categoria, o que proporciona emoção de sobra em todas as etapas. O melhor exemplo disso é a pequena diferença entre os primeiros colocados, já que o líder Thiago Riberi totaliza 88 pontos, apenas um à frente de Cássio Homem de Mello. Cauê Carvalho (SP) aparece na terceira posição, com 65 pontos, e Rafael Negrão em quarto, com 63. Dos quatro, apenas Riberi ainda não venceu no ano.

Já na Master, Jason Oliveira, vice-campeão em 2006, tem mais folga na primeira colocação. Com duas vitórias na temporada, ele soma 104 pontos, enquanto o segundo colocado, Rodrigo Navarro, tem 70. Adriano Amaral e Renato Rattes dividem a terceira colocação, ambos com 59 pontos. Uma das revelações da temporada é o baiano Patrick Gonçalves, que não participou das duas primeiras corridas, mas venceu as duas que disputou, aparecendo na quinta colocação com 57 pontos.

O líder Riberi foi o vencedor em Londrina no ano passado e diz que gosta muito do traçado paranaense. "Gosto bastante de lá. No ano passado venci a etapa do domingo, o que já me trás ótimas lembranças. O circuito tem duas retas longas e a parte mista é bem seletiva, exigindo bastante habilidade do piloto, principalmente nas curvas", destaca o piloto, terceiro colocado na quarta etapa, em Interlagos, mas que manteve a ponta da tabela.

A programação oficial prevê o início dos treinos na sexta-feira, dia 27, com duas sessões para cada categoria. No sábado, o treino classificatório da Jr. será às 10h05, com 30 minutos de duração. Em seguida, a partir das 10h50, começará a tomada de tempos da Copa Nextel Stock Car, com 90 minutos e limite de até 20 voltas. Os dez melhores tempos disputarão a Super Classificação, das 12h50 às 13 horas, para a definição do pole position da quinta etapa. No domingo, a Stock Jr. abre o dia às 10h40, enquanto a Copa Nextel está marcada para as 12 horas.


quinta-feira, 12 de julho de 2007

Obras dão um novo visual para o Autódromo


Autódromo está quase pronto para receber a Porsche

As obras no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul estão andando de vento em poupa. Além da Torre de Comando, a Central de Serviços, o Heliponto, a Estação de Tratamento de Esgoto, e a Rede de Combate de Incêndio que já estão quase terminadas, a Prefeitura Municipal está trabalhando na ampliação de 400 metros de estacionamento ao lado da torre para acomodar 113 carros da Stock Car, e na realização de dois novos acessos atrás da Central de Serviços para o acesso das ambulâncias e dos caminhões cegonhas.

Ainda está sendo colocado um guard-rail de 55 metros para a proteção da torre de comando, que irá ligar a linha de chegada e largada até a saída do pitline. De acordo com o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Gerson Trevisan, todas essas obras vão ser inauguradas nos dias 26, 26 e 28 de julho, quando o Autódromo irá receber a Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, que é uma das categorias preliminares do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Na ocasião será comemorado também o 2º aniversário do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul.






domingo, 8 de julho de 2007

Equipe Baterias Heliar cumpre o objetivo no Mitsubishi Cup


Antonio Sampaio e Marcos Basílio terminaram a 3ª etapa do Mitsubishi Cup empatados com 15 pontos, e por apenas um segundo de desvantagem, ficam com a 11ª posição


A equipe Baterias Heliar terminou a 3ª etapa do Mitsubishi Cup com a 11ª colocação. Excelente resultado para Antonio Sampaio e Marcos Basílio, que participaram pela segunda vez do campeonato e passam por um processo de adaptação com o novo veículo adquirido: a TR4 R.



O rali foi realizado no dia 7 de julho, na cidade de Itu, SP. A competição – originalmente marcada para 2 de junho –, teve de ser cancelada devido a forte chuva que caiu na região, e deixou a pista sem condições de segurança.



Remarcado, o certame aconteceu na Base 84, na Fazenda Potira, localizada próxima a rodovia Castelo Branco. Compareceram 55 duplas – divididas nas categorias L200 RS Máster, L200 RS, L200 R e TR4 R –, que enfrentaram um percurso de 28,22 quilômetros em três especiais, num total de 84,66 quilômetros.



Tecnicamente, essa disputa foi considerada a mais difícil da temporada 2007 do campeonato. Os competidores enfrentaram um circuito travado, com muitas curvas fechadas em meio a canavial alto. O terreno mesclou chão batido e arenoso, e conforme os veículos passavam, facões se formaram, exigindo uma mudança na técnica de pilotagem e na forma de como atacar nas curvas. Experiência e habilidade do piloto fez a diferença.



Na primeira bateria, Sampaio e Basílio terminaram na 9º colocação, com o tempo de 29 minutos 40,9 segundos. Na segunda volta, devido ao terreno que se modificou, eles aumentaram 14 segundos em relação ao tempo anterior.



Na última especial, um carro capotou e obstruiu a pista. Desta forma, para evitar o cancelamento da bateria, a organização validou a corrida até o km 17,46. Assim, Sampaio e Basílio cravaram o tempo de 18 minutos e 24,0 segundos, ocupando a 11ª colocação. Na Geral, apenas um segundo tirou o 10º lugar da equipe, que empatados com 15 pontos, ficou na 11ª posição. “Infelizmente, parte da prova foi cancelada, pois vínhamos bem, melhores adaptados e com maior conhecimento do piso. Dava para buscar um melhor resultado. Mas valeu, atingimos nosso objetivo, mesmo tendo perdido o 10º lugar por um segundo”, declarou Sampaio. A categoria compreendeu 21 times.



Além disso, o piloto destaca as aulas que está tendo. “Estamos conhecendo o veículo e entre uma volta e outra, vemos o que pode ser mexido para torná-lo mais rápido, como por exemplo, calibragem de pneu para o tipo de solo que encontramos ou regulagem de amortecedor”, explicou Sampaio.



Já Basílio, faz uma comparação do rendimento da dupla com os demais corredores. “Estou satisfeito com o nosso desempenho. O pessoal compete há dois anos e nós chegamos agora. Acredito que logo estaremos mais competitivos. Sem contar, que essa foi a nossa primeira prova completa, visto que na passada, corremos apenas duas especiais”, encerrou o navegador.



Antonio Sampaio e Marcos Basílio são patrocinados pela Baterias Heliar, H2O Ambiental e contam com apoio da Schaeffler Group (Ina-Luk-Fag), Dekalk Sign, Estúdio Zepelim, Pop Agência Publicitária, All Soft Drink e Miaki Pisos.


Assessoria de Imprensa Baterias Heliar
Contato: Fernanda Marques
(11) 8308-7141

F1 Raikkonen vence o GP da Inglaterra; Massa é quinto:


Londres (Inglaterra) - O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, venceu neste domingo o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1. Essa é a terceira vitória do piloto na temporada e marca sua volta à disputa do título da categoria. O segundo lugar foi do espanhol Fernando Alonso, da McLaren, seguido de seu companheiro de equipe, o inglês Lewis Hamilton. Correndo em casa, o prodígio da F-1 se atrapalhou em sua primeira parada dos boxes e não reeditou os bons desempenhos das últimas provas.
O brasileiro Felipe Massa terminou na quinta colocação, após ser obrigado a largar dos boxes. Na volta de apresentação, seu carro morreu e ele teve de realizar diversas ultrapassagens e contar com a estratégia de paradas da equipe para marcar preciosos pontos para a classificação do campeonato. Na largada, os três primeiros colocados mantiveram suas posições, apesar de Raikkonen forçar uma ultrapassagem em Hamilton. Enquanto isso, Massa começava seu show particular ao ganhar quatro posições na primeira volta. Após 11 voltas, ele já era o nono colocado.
Alonso assumiu a liderança da prova depois da primeira rodada de pit stops. Em sua parada, Hamilton protagonizou uma situação inusitada ao tentar sair dos boxes sem ser autorizado pela equipe. Com isso, perdeu alguns segundos e caiu para a terceira posição. Na segunda posição, Raikkonen mantinha uma distância segura de Alonso. Quando o espanhol entrou nos boxes pela segunda vez, o finlandês aproveitou a pista livre para abrir vantagem e, após seu pit stop, voltou na liderança, mantendo a posição até o final.
No final da prova, Massa fez uma perseguição implacável ao polonês Robert Kubica, da BMW, mas não conseguiu a ultrapassagem e teve de se contentar com o quinto lugar. Com os quatro pontos conquistados, o brasileiro da Ferrari caiu para a quarta posição no campeonato, com 51 pontos, 19 atrás do líder Hamilton, com 70. Alonso é o segundo com 58, enquanto Raikkonen pulou para terceiro, com 52. A próxima prova será o Grande Prêmio da Europa, em Nürburgring, em 22 de julho.

sábado, 7 de julho de 2007

Equipe Baterias Heliar cumpre o objetivo no Mitsubishi Cup


Antonio Sampaio e Marcos Basílio terminaram a 3ª etapa do Mitsubishi Cup empatados com 15 pontos, e por apenas um segundo de desvantagem, ficam com a 11ª posição


A equipe Baterias Heliar terminou a 3ª etapa do Mitsubishi Cup com a 11ª colocação. Excelente resultado para Antonio Sampaio e Marcos Basílio, que participaram pela segunda vez do campeonato e passam por um processo de adaptação com o novo veículo adquirido: a TR4 R.



O rali foi realizado no dia 7 de julho, na cidade de Itu, SP. A competição – originalmente marcada para 2 de junho –, teve de ser cancelada devido a forte chuva que caiu na região, e deixou a pista sem condições de segurança.



Remarcado, o certame aconteceu na Base 84, na Fazenda Potira, localizada próxima a rodovia Castelo Branco. Compareceram 55 duplas – divididas nas categorias L200 RS Máster, L200 RS, L200 R e TR4 R –, que enfrentaram um percurso de 28,22 quilômetros em três especiais, num total de 84,66 quilômetros.



Tecnicamente, essa disputa foi considerada a mais difícil da temporada 2007 do campeonato. Os competidores enfrentaram um circuito travado, com muitas curvas fechadas em meio a canavial alto. O terreno mesclou chão batido e arenoso, e conforme os veículos passavam, facões se formaram, exigindo uma mudança na técnica de pilotagem e na forma de como atacar nas curvas. Experiência e habilidade do piloto fez a diferença.



Na primeira bateria, Sampaio e Basílio terminaram na 9º colocação, com o tempo de 29 minutos 40,9 segundos. Na segunda volta, devido ao terreno que se modificou, eles aumentaram 14 segundos em relação ao tempo anterior.



Na última especial, um carro capotou e obstruiu a pista. Desta forma, para evitar o cancelamento da bateria, a organização validou a corrida até o km 17,46. Assim, Sampaio e Basílio cravaram o tempo de 18 minutos e 24,0 segundos, ocupando a 11ª colocação. Na Geral, apenas um segundo tirou o 10º lugar da equipe, que empatados com 15 pontos, ficou na 11ª posição. “Infelizmente, parte da prova foi cancelada, pois vínhamos bem, melhores adaptados e com maior conhecimento do piso. Dava para buscar um melhor resultado. Mas valeu, atingimos nosso objetivo, mesmo tendo perdido o 10º lugar por um segundo”, declarou Sampaio. A categoria compreendeu 21 times.



Além disso, o piloto destaca as aulas que está tendo. “Estamos conhecendo o veículo e entre uma volta e outra, vemos o que pode ser mexido para torná-lo mais rápido, como por exemplo, calibragem de pneu para o tipo de solo que encontramos ou regulagem de amortecedor”, explicou Sampaio.



Já Basílio, faz uma comparação do rendimento da dupla com os demais corredores. “Estou satisfeito com o nosso desempenho. O pessoal compete há dois anos e nós chegamos agora. Acredito que logo estaremos mais competitivos. Sem contar, que essa foi a nossa primeira prova completa, visto que na passada, corremos apenas duas especiais”, encerrou o navegador.



Antonio Sampaio e Marcos Basílio são patrocinados pela Baterias Heliar, H2O Ambiental e contam com apoio da Schaeffler Group (Ina-Luk-Fag), Dekalk Sign, Estúdio Zepelim, Pop Agência Publicitária, All Soft Drink e Miaki Pisos.


Assessoria de Imprensa Baterias Heliar
Contato: Fernanda Marques
(11) 8308-7141

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Antonio Sampaio e Marcos Basílio partem para mais uma lição no Mitsubishi Cup


Dupla sorocabana está pronta para viver a segunda experiência no maior rali cross-country do País. Mais ambientados com prova e carro, Sampaio e Basílio estão bem animados

Após ser cancelada no começo de junho devido a forte chuva, a 3ª etapa do Mitsubishi Cup acontece neste sábado, dia 7 de julho, em Itu, SP. A prova será disputada no mesmo local, na Base 84, na Fazenda Potira, localizada próxima a rodovia Castelo Branco.



A equipe Baterias Heliar, representada pelos sorocabanos Antonio Sampaio e Marcos Basílio, parte para mais uma lição no maior rali cross-country do País. Depois de participarem da 4ª etapa, em Jaguariúna, SP, os competidores estão um tanto ambientados com a competição e acreditam num bom desempenho de todo o conjunto. “Trata-se de um rali muito interessante, bem organizado. A nossa TR4 R também é boa e com um pouco mais de quilometragem, estaremos mais competitivos e dominando melhor a máquina”, declarou o piloto Sampaio.



A disputa terá 32 quilômetros em três especiais, num total de 96 quilômetros de corrida. Segundo a organização do evento, este percurso passará por um canavial, e promete ser o mais técnico da temporada. As equipes enfrentarão um circuito bastante sinuoso, com curvas fechadas e quase sem retas, com trechos de terreno arenoso que formam facões – canaletas que aumentam a derrapagem. Devido à cana alta, não haverá muito visual das curvas e obstáculos, o que significa que os navegadores terão que trabalhar mais para obter o melhor desempenho possível.



Sampaio está animado. “A nossa expectativa é a melhor possível. Ajustamos o carro e estamos mais íntimos dele, a ponto de saber como deve ser a tocada para conseguir melhores resultados. Esperamos dar trabalho aos nossos concorrentes e ficar entre os 10 primeiros colocados, mas isso, enquanto estivermos nos adaptando com o veículo”, salientou Sampaio.



Enquanto isso, o campeonato já entra em clima de decisão. A etapa será muito importante para as duplas que estão na frente, e ninguém poderá bobear. Certamente, esse rali será muito emocionante, afinal, os competidores estarão com a adrenalina a mil.





Antonio Sampaio e Marcos Basílio são patrocinados pela Baterias Heliar, H2O Ambiental e contam com apoio da Schaeffler Group (Ina-Luk-Fag), Dekalk Sign, Estúdio Zepelim, Pop Agência Publicitária, All Soft Drink e Miaki Pisos.





Assessoria de Imprensa Baterias Heliar

Contato: Fernanda Marques

(11) 8308-7141

segunda-feira, 2 de julho de 2007

XXI CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SULAMERICANA PORTA AO AUTOMOBILISMO MUNDIAL


A neblina impediuuma corrida normal em Alta Gracia
Com safety-car aconteceu a décima rodada vencida por Faría Jr.

Clemente Faria Jr. da Cesário Fórmula ganhou a décima rodada da Fórmula 3 Sulamericana em uma corrida atipica, onde a nebilina foi a principal protagonista ao lado do safety-car, que conduziu os velozes Dallara F301 Berta Ford durante todas voltas da corrida.

A jornada começou complicada com uma intensa neblina no Autódromo Oscar Cabalen, algo comum na região de Alta Gracia nesta época do ano, mas isto impediu a total normalidade das atividades da progração da categoria continental.
Assim na primeira hora da manhã os comissários decidiram suspender o warm-up que estava previsto para acontecer as 08:00. e após alguma espera se decidiu por iniciar a corrida com o safety-car, na esperaça das condições climáticas e de visibilidade melhorassem.


A decisão foi de preservar a segurança dos pilotos, mas houveram vozes a favor e contra. A polêmica durou pouco mais de 23 minutos em ritmo lento no traçado de 4.045, já que a visibilidade não se alterou, e o diretor de prova deu a corrida por terminada com bandeira vermelha como determina o regulamento.

Assim se cumpriu a décima rodada, que não teve nenhuma mudança em relação à classificação já que se encerrou do mesmo modo que largaram. O resultado foi confirmado, mas a pontuação de 100% ou 50% só será definida na próxima semana, em uma reunião da CoDaSur, já que as autoridades da prova preferiram deixar esta decisão em suspenso.
Classificação Final:
1) Clemente Faria Júnior (Cesario Fórmula) 23m46s.844
2) Mário Romancini (Cesario Fórmula)
3) William Starostik (Dragao Motorsaport)
4) Rodolpho Santos (Amir Nasr Racing)
5) Fábio Beretta (Bassani Racing)
6) Douglas Hiar (Cesario F3 Jr.)
7) Felipe Guimarães (Amir Nasr Racing)
8) Ernesto Otero (Razia Racing)
9) Carlos Rosin (Prop Car Racing)
10) Rafael Suzuki (Castilho Motorsport)
11) Felipe Ferreira (Bassan Motorsport)
12) Fernando Galera (Prop Car Racing)
13) Leonardo Cordeiro (Lecor Sporting)
14) Nathan Silva (Razia Sports)
15) Douglas Soares (Razia Sports)
16) Denis Navarro (Bassani Racing)

Campeonatos:
Decisão em suspenso até reunião da CoDasur para definição da pontuação da 10ª rodada.


Declaraciones das Autoridades da prova e dos Pilotos
Néstor Valduga (Presidente da Subcomissão de Monopostos da CoDaSur): LFoi uma decisão muito difícil de se tomar, a direção de prova deu por encerrada a corrida com bandeira vermelha priorizando a segurança dos pilotos. Lamentavelmente o clima e a neblina não permitiram um desenrolar normal da prova e toda a competitividade que a F3 poderia apresentar. Não podiamos esperar mais tempo, a programação de todas categorias que se apresentariam no fim de semana não permitiam mais alterações no horário. A decisão tomada, priorizando a segurança dos pilotos, foi a mais acertada.



Amir Nasr (Diretor Propietário da Amir Nasr Racing): Uma lástima, mas a realidade indica que o clima é uma coisa que não podemos controlar. A decisão foi muito bem tomada. Tinhámos um horário a cumprir e não havia mais o que tentar. Largamos na esperança de que a visibilidade melhorasse, mas quando se viu que isso não aconteceria a decisão tomada foi correta, uma vez que preservar a vidad dos pilotos é o mais importante.

Darcio dos Santos (Diretor Propietário da Prop Car Racing): Minha opinião é de que não deviria se ter largado. Deviamos ter esperado mais um pouco e tentar chegar a uma outra solução com os comissários. Isto foi um passeio na pista e não uma corrida. Completou-se 80% da corrida e a prova foi válida, uma pena pois se poderia ter esperado mais um pouco em respeito ao público maravilhoso, que esperava ver os pilotos lutando pela vitória.


Augusto Cesario (Diretor Propietário da Cesario Fórmula): É uma situação e decisão difícil para os comissários desportivos e para autoridades, que tem de determinar o que fazer assim rapidamente. Acredito que a história tem dois lados, a competitividade e a segurança dos pilotos, que é o mais importante em uma situação como esta. Por sorte e graças à Deus, tudo saiu bem e não teremos que lamentar nenhum acidente devido a falta de visibilidade que se abateu sobre o circuito. Temos de ter em conta que a segurança dos pilotos é o mais importante, e estou de acordo com a decisão tomada.

Clemente Faria Jr.: Foi a primeira vez que corri uma prova desta maneira. Largamos com o safety-car e acredito que no fim a decisão foi a mais acertada; a visibilidade era nula e não podíamos arriscar a ter um acidente. Os setores mais complicados eram a curva 1, na entrada do misto e por consegüinte não conseguíamos ver a curva 2, que é a mparte mais rápida do circuito. Para mim foi um bom fim de semana, já que largava da pole e terminei do mesmo modo. Ontem sai em segundo e terminei na mesma posição.

Romancini: Muito atípico, mas a decisão foi acertada porque não se via absolutamente nada. Não teve corrida, foi um passeio pela pista, mas não poderia ser de outra maneira. O mais importante é preservar a vida dos pilotos, só lamento não ter feito a pole ontem, já que hoje não pude brigar pela vitória. Mas o fim de semana foi muito importante, e acredito que se a corrida tivesse sido normal teria brigado plea vitória.


Próxima etapa: 10 a 12 de agosto em Oberá (MisSiones-Argentina)

Em anexo foto do encerramento da corrida com bandeira vermelha (Crédito Luca Bassani)


Agradecemos a difusão

Texto em espanhol: Mariela y Ricardo Pallero (Prensa de F.3.S)
Tradução: João Vasconcelos




XXI CAMPEONATO CODASUR DE FORMULA 3 SUDAMERICANA
PUERTA AL AUTOMOVILISMO MUNDIAL


La niebla impidió una carrera normal en el Cabalen de Alta Gracia

Con auto de seguridad se realizó la décima fecha que ganó Faría Jr.


Alta Gracia, Córdoba, Argentina, 01/07/07 (Especial).-

Clemente Faria Jr. del Cesario Formula ganó la décima fecha de la Formula 3 Sudamericana en una carrera atípica donde la niebla fue la principal protagonista junto al auto de seguridad que marco el camino de los veloces Dallara F301 Berta Ford durante todos el desarrollo de la competencia.
La jornada comenzó complicada para la actividad en pista de la especialidad, la intensa niebla que se presento en el Oscar cabalen de Alta Gracia, algo común en nuestro país en ésta época del año, impidió la total normalidad del desarrollo de la programación de la categoría continental.
A primera hora de la mañana los Comisarios decidieron suspender los ensayos libres previstos para las 8 de la mañana y luego de esperar lo necesario se decidió comenzar la carrera con auto de seguridad para ver si mejoraba la condición climática y la visibilidad, para de ésta manera cumplir con el programa previsto, preservando la seguridad de los participantes.
Esta determinación que tuvo voces a favor y en contra, terminó cuando al cumplirse poco mas de 23 minutos de girar a ritmo lento en el trazado de 4.045 metros del autódromo Oscar Cabalen de ésta ciudad y debido a que la visibilidad no mejoraba, el director de la prueba dio por terminada la carrera con bandera roja como lo determina el reglamento y con el auto de seguridad en pista.
De esta manera se cumplió la décima fecha que no tuvo ningún tipo de variante en la clasificación ya que todos terminaron de acuerdo a como habían largado. Si bien la el resultado fue confirmado no se ha determinado si la carrera va a otorgar el 100% o el 50% de los puntos, algo que deberá decidir CoDaSur la próxima semana por lo que el campeonato de pilotos y equipos ha quedado en suspenso según informaron las autoridades de la prueba.
Con algunas voces en contra y otras a favor la categoría cumplió con la décima fecha y de la misma manera en que se ordenaron en la grilla de partida terminaron la competencia, se largo con el auto de seguridad y se dio por finalizada con bandera roja.
Clasificación Final: 1) Clemente Faria Júnior (Cesario Fórmula) 23m.46s.844m., 2) Mário Romancini (Cesario Fórmula), 3) William Starostik (Dragao Motorsaport), 4) Rodolpho Santos (Amir Nasr Racing), 5) Fábio Beretta (Bassani Racing), 6) Douglas Hiar (Cesario F3 Jr.), 7) Felipe Guimarães (Amir Nasr Racing), 8) Ernesto Otero (Razia Racing), 9) Carlos Rosin (Prop Car Racing), 10) Rafael Suzuki (Castilho Motorsport), 11) Felipe Ferreira (Bassan Motorsport), 12) Fernando Galera (Prop Car Racing), 13) Leonardo Cordeiro (Lecor Sporting), 14) Nathan Silva (Razia Sports), 15) Douglas Soares (Razia Sports), 16) Denis Navarro (Bassani Racing)
Campeonatos: En suspenso hasta que CoDaSur determine el puntaje que va a otorgar la 10ma. Fecha.
Declaraciones de Pilotos y Autoridades


Néstor Valduga (Presidente de la Subcomisión de Monopostos de CoDaSur): La decisión fue difícil de tomar, la dirección de la prueba dio por finalizada la carrera con bandera roja priorizando la seguridad de los pilotos, lamentablemente el clima y la neblina no permitieron que se desarrollara la prueba normalmente y con toda la competitividad que la F3 puede presentar. No se podía esperar mas no teníamos mas tiempo, la programación de todas las categorías que están este fin de semana no permitían que se alterase el horario de la prueba. La decisión estuvo bien tomada ya que la seguridad de los pilotos es lo mas importante.
Amir Nasr (Director Propietario del Amir Nasr Racing): Una lastima, pero la realidad indica que al clima no lo podemos controlar, esta muy bien tomada la dedición, teníamos un horario que cumplir y había que intentar, se largo con la esperanza de que la visibilidad podía mejorar pero al ver que no sucedía se tomo la decisión correcta para preservar la vida de los pilotos que es lo mas importante.
Darcio Dos Santos (Director Propietario del Prop Car Racing): Mi opinión es que no se debería haber largado, debiamos esperar un poco mas tratando de llegar a una mejor decisión con los comisarios, esto fue un paseo en la pista y no una carrera, se completo el 80% de la prueba y fue valida, una lastima porque se debía haber esperado porque el publico es maravilloso y estaba esperando ver a los pilotos luchar por la victoria .
Augusto Cesario (Director Propietario del Cesario Fórmula): Es una condición difícil y la decisión también lo es especialmente para los comisarios deportivos, las autoridades que tienen que tomar una determinación y eso es ahora, pero yo creo que la historia tiene dos lados, la competitividad y la seguridad de los pilotos que es lo mas importante en una situación como esta. Por suerte gracias a Dios todo salio bien y no tenemos que lamentar ningún accidente con los pilotos por la falta de visibilidad que se presento en el circuito y había que tener en cuenta la seguridad de los pilotos que hoy es lo mas importante axial que estoy muy de acuerdo con la decision tomada .




Clemente Faria Jr.: Fue la primera vez que corrí en una carrera de esta manera, se largo con el auto de seguridad y creo que se termino con la decisión acertada, la visibilidad era nula y no podíamos arriesgar a tener un accidente. Los sectores mas complicados eran la curva 1, en la entrada del mixto y por supuesto no veíamos la curva 2 que es la parte mas rápida del circuito. Para mi fue bueno el fin de semana ya que largaba desde la pole y termino de la misma manera que se clasifico, el fin de semana fue mas que satisfactorio ayer salimos segundos y hoy ganamos asi que estamos conformes.
Romancini: Muy atípico pero con la decisión acertada porque no se veía absolutamente nada, no hubo carrera fue un paseo por la pista pero no se podía de otra manera que con el auto de seguridad, lo mas importante es preservar la vida de los pilotos. Lamento no haber hecho la pole en el día de ayer ya que no pude luchar por la victoria hoy, pero creo que el fin de semana ha sido importante, igualmente creo que se podía haber esperado para que la carrera sea normal y yo hubiera tratado de ganar.


Próximas fechas: 10 a 12 de agosto en Oberá (Misiones-Argentina)


domingo, 1 de julho de 2007

F-3 Sudam - Neblina define resultado da 10ª etapa em Córdoba


Prova foi interrompida com carros em fila indiana depois de 22 minutos de percurso sob regime de Safety Car


São Paulo - A forte neblina na manhã deste domingo determinou o resultado da 10ª etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. Em razão da pouca visibilidade na região de Alta Gracia, onde fica o Autódromo Oscar Cabalén, na Província de Córdoba (Argentina), a prova com largada marcada para às 9 horas foi interrompida quando os carros completaram 22 minutos atrás do Safety Car. Por motivos de segurança, o diretor de provas Antonio Carlos Regal interrompeu a corrida devido à forte neblina que tomou conta e já que os carros não completaram 75% do percurso previsto para a corrida, os pilotos receberam apenas 50% da pontuação, como manda o regulamento.

Com a decisão do diretor de provas da F-3, a classificação para o grid, definida no sábado, passou a valer como resultado da corrida, com os pilotos recebendo metade dos pontos. Com isso, Clemente Farias Júnior (Cesário Fórmula), pole e primeiro colocado da 10ª etapa da F-3, somou mais cinco pontos, chegando a 69 na liderança do torneio. Mário Ramancini (Cesário Fórmula) tem 46, e Fernando Galera (Prop Car Racing), 39. A próxima etapa Serpa nos dias 11 e 12 de agosto, em Oberá.

Vencedor sem precisar se esforçar, o líder Clemente Farias Júnior concordou com a decisão da direção de prova. “Foi a primeira vez que corri em uma prova nestas condições. A decisão para mim foi acertada, não a visibilidade era nula e o risco de acidentes muito grande. Os setores mais complicados eram a curva 1, na entrada do misto e não víamos a curva 2, que é a parte mais rápida do circuito. Foi um bom final de semana, pois ampliei minha vantagem”, explicou o vencedor.

Para Nestor Valduga, presidente da Subcomissão de Monopostos da CoDaSur, não foi uma decisão fácil. “A direção de prova priorizou a segurança dos pilotos. Infelizmente, o clima e a neblina não permitiram que a prova acontecesse normalmente. Esperamos até onde pudemos”, explicou.


Resultado da 10 a etapa:

1) Clemente Faria Júnior
2) Mário Romancini
3) William Starostik
4) Rodolpho Santos
5) Fábio Beretta
6) Douglas Hiar
7) Felipe Guimarães
8) Ernesto Otero
9) Carlos Rosin
10) Rafael Suzuki
11) Felipe Ferreira
12) Fernando Galera
13) Leonardo Cordeiro
14) Nathan Silva
15) Douglas Soares

Classificação da F-3 Sudam após de dez etapas:

1) Clemente Faria Júnior, 69
2) Mario Romancini, 46
3) Fernando Galera, 39
4) William Starostik, 32
5) Geovane Cerutti, 29
6) Felipe Guimarães, 23
7) Ernesto Otero, 22,5
8) Denis Navarro, 18
9) Rodolpho Santos, 17,5
10) Fábio Beretta, 16
11) Felipe Ferreira, 14
12) Rafael Suzuki, 12
13) Douglas Soares, 11
14) Lucílio Baumer e Douglas Hiar, 06;
16) Nathan Silva, 05;
17) Douglas Hiar, 1,5
18) Vinicius Quadros, 1 ponto