Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 7 de março de 2008

Aurélio Batista Félix

Morre o criador da Fórmula Truck, Aurélio Batista Félix
Aurélio Batista Félix, o criador e promotor da Fórmula Truck faleceu no dia 05 de março, por volta das 18 horas em Passo Fundo, RS após estar convalescendo de uma cirurgia de coração no Hospital São Vicente daquela cidade.


Aurélio se sentiu mal no final da prova de abertura da temporada em Guaporé, no domingo (dia 2/3) e foi transportado logo em seguida para o Hospital São Vicente em Passo Fundo, onde se submeteu a uma cirurgia de desobstrução de coronárias no mesmo dia. Atendido de imediato pelo médico oficial da Fórmula Truck, dr. Daniel de Moraes e cirurgiões locais, Aurélio já estava se sentindo bem nesta quarta-feira e até caminhando pelos corredores do hospital.

No final da tarde de hoje ele voltou a sentir mal e chegou a ser encaminhado novamente para o centro cirúrgico. No entanto, segundo o boletim médico do Hospital São Vicente, assinado pelo dr. Álvaro Soares, Aurélio teve novamente um enfarto e foi submetido a uma angioplastia. Ainda segundo o boletim médico, o promotor teve uma hemorragia estomacal, entrando em óbito.

AURÉLIO BATISTA FÉLIX

Aurélio Batista Félix nasceu em Santos (SP), no dia 24 de abril de 1958, e desde criança sempre teve muito contato com caminhões. Era filho de caminhoneiro e ficava fascinado ao ouvir histórias das viagens de seu pai.

Aos 9 anos de idade, começou a manobrar caminhões e, aos 11, já guiava automóveis pela rua. Pouco depois, aos 16, ficou conhecido no bairro por fazer com uma Kombi algumas das manobras que mais tarde fariam parte do show nas provas da F-Truck.

Foi naquela mesma época que ele começou a guiar caminhões nas estradas e quando não havia risco de fiscalização da polícia rodoviária até arriscava viagens de pequenos trajetos. Mas o trabalho como caminhoneiro começou mesmo aos 17 anos. Com o pai adoentado, ele assumiu a boléia e passou a fazer o transporte de motores Ford do modelo Maverick para o porto de São Sebastião. Descia a rodovia dos Tamoios e se divertia dirigindo carretas de 10 toneladas.

Aurélio participou da primeira prova de caminhões realizada no Brasil, em Cascavel, em 1987, considerada o berço da Fórmula Truck. Mas a experiência acabou retardando a criação da categoria em razão de um acidente fatal na corrida.

Ali, começou um trabalho mais direcionado à idéia, com a criação da Racing Truck, em 1989, funcionando na mesma sede da Transportadora ABF, em Santos.

Paralelamente a atividade de sua empresa de transporte, Aurélio investia em seu grande sonho, a F-Truck.Aos poucos, o filho de caminhoneiro e já vice-presidente do Sindicato dos Motoristas Autônomos da Baixada Santista foi preparando alguns caminhões que tirava da sua própria frota e transformando-os em caminhões de corrida. O trabalho na preparação do caminhão, do motor, suspensão, criação de novas peças e principalmente os equipamentos de segurança, exigiu incansáveis pesquisas e reuniões do pequeno grupo comandado por Aurélio. Paralelamente, um regulamento técnico foi tomando corpo com a preocupação de colocar modelos e marcas diferentes em nível de igualdade dentro da pista. Começaram as provas-exibição em 1993, já reunindo perto de 10 mil pessoas nos autódromos.

Na época, eram realizadas cinco ou seis provas por ano. Em 1994, fez uma apresentação oficial em Interlagos e mostrou o Fórmula Truck para empresários, autoridades esportivas e imprensa. No ano seguinte, o público nas provas-exibição já passava de 15 mil pessoas e a CBA começou a estudar a homologação do evento automobilístico que já impressionava por levar um público tão grande aos autódromos.O reconhecimento do trabalho de Aurélio Batista Félix veio com a aprovação da Fórmula Truck pela Confederação Brasileira de Automobilismo para a criação definitiva do campeonato brasileiro em 1996.

Os equipamentos de segurança desenhados por Aurélio e produzidos na própria sede da Fórmula Truck foram reconhecidos pela entidade máxima do automobilismo brasileiro e hoje são superiores aos utilizados na Europa.Na atual temporada, Aurélio estava realizando o sonho da internacionalização da categoria, com negociações adiantadas para uma corrida na Argentina. O projeto ganhou força depois da visita de Aurélio a uma etapa da Truck européia, em Nurburgring, no ano passado.

Ele voltou animado e teve longas conversas com representantes da categoria que visitaram o Brasil em 2007. Aurélio tinha 49 anos de idade e era casado com Neusa. Deixa três filhos: Danielle, Gabrielle e Aurélio Junior.

VELÓRIO E ENTERRO DE AURÉLIO BATISTA FÉLIX SERÃO EM SANTOS

O velório de Aurélio Batista Félix, que morreu no início da noite da quarta-feira (5/3), em Passo Fundo (RS), está sendo realizado na cidade de Santos (SP). O local é o Memorial Ecumênico, que fica ao lado do estádio da Portuguesa Santista, na Avenida Dr. Nilo Peçanha, número 50. O enterro será nesta sexta-feira (7), no Cemitério da Filosofia – Saboó, às 10h00.

Aurélio sentiu-se mal durante a cerimônia de pódio da primeira etapa da temporada da Fórmula Truck, no domingo (2/3), em Guaporé (RS), e foi levado para a UTI do hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo , onde foi submetido a uma cirurgia de desobstrução de coronárias. Recuperava-se bem, chegou a caminhar pela UTI e havia até previsão de alta, marcada para o sábado (8/3).

Mas por volta das 17h00 de quarta-feira ele se queixou de dores no lado esquerdo do peito, teve novamente um enfarto e passou por uma angioplastia. Neste período, de acordo com o boletim médico assinado por Dr. Daniel Moraes e Dr. Álvaro Luiz Soares, o promotor teve uma hemorragia digestiva alta e morreu às 18h50.

Velório:
Entre quinta (6) e sexta-feira (7), no Memorial Ecumênico, ao lado do estádio da Portuguesa Santista, em Santos (SP). Av. Dr. Nilo Peçanha, 50.


Enterro:
Informamos que o local de enterro do promotor da Fórmula Truck, Aurélio Batista Félix, foi alterado e passa a ser no mesmo endereço do velório. O horário está mantido às 10h00. Portanto, velório e enterro serão no Memorial Necrópole Ecumênica, na Av. Dr. Nilo Peçanha, 50 - Santos - SP.


Dinho Leme
(Esporte&Cia)


À esposa e aos filhos de Aurélio, nossas condolências.
. Organizadores e pilotos do Porsche GT3 Cup lamentam morte de Aurélio Felix
. Depoimento dos pilotos da Volkswagen em memória a Aurélio Batista Félix

Nenhum comentário: