Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Corrida de aventura Diamantina 03 e 04 de Maio

No feriado prolongado do dia do trabalho, atletas de alto nível percorrerão a histórica cidade de Diamantina de um jeito nunca visto antes. Seja em cima de uma bicicleta ou dentro da Gruta do Salitre, o desafio de quem se aventurar na 1ª edição da corrida Biker Minas nas Trilhas do Diamante, nos dias 3 e 4 de maio, será o mesmo: superar os próprios limites e ir até o fim de provas que podem durar até 27 horas.


Líder do ranking brasileiro de corrida de aventura (RBCA), o paulistano José Luiz Reginato é um dos desafiantes. Como a prova em Diamantina vale pontos nesse mesmo ranking, o objetivo dele é não dar mole para adversários como Maurício Estevez, também de São Paulo e nono colocado no RBCA, e manter-se no topo. Ambos já estão inscritos na Expedição, uma das três categorias preparadas para a edição de estréia do Biker Minas nas Trilhas do Diamante. Podem participar competidores que disputarão as provas em duplas, quartetos ou sozinhos.


Para aqueles que ainda querem conhecer melhor o esporte, a prova será um pouco mais fácil, com 40 quilômetros, sendo 20 deles percorridos com uma bike. No restante do trajeto, o atleta deverá fazer trekking, atividades aquáticas, além de uma tarefa surpresa. A previsão é que eles gastem, em média, cinco horas para realizar todas as atividades.


Quem se inscrever na categoria intermediária, terá que percorrer 40 quilômetros em cima de uma bicicleta e enfrentar outros 40, com caminhadas, natação, atividades de arvorismo e até mesmo rapel. A previsão para execução dessa prova é de 12 horas.


Porém, o grande desafio é mesmo a Expedição, com um percurso de 150 km. “Essa será a maior prova de solo realizada no Brasil atualmente”, explica o diretor técnico Fúlvio Valeriano. Nessa categoria, os atletas deverão percorrer 100 quilômetros de bicicleta, além de enfrentar outros desafios em um trecho de 50 quilômetros. Para cumprir todas as tarefas, eles terão um tempo máximo de 27 horas.


A largada de todas as provas será no dia 3 de maio, às 9 horas, na Praça do Mercado, um dos principais pontos turísticos da cidade. Uma hora antes deverá acontecer o briefing, ou seja, o congresso técnico, no qual os participantes receberão todas as informações necessárias para a execução da prova.



As inscrições para a 1ª edição do Biker Minas nas Trilhas do Diamante vão até o dia 20 de maio e podem ser feitas pelo blog, http://bikerminasnastrilhasdodiamante.blogspot.com/, onde é possível encontrar outras informações sobre o evento. Em Diamantina, estarão disponíveis hospedagem e alimentação para quem estiver interessado em cobrir a prova. Para isso, no entanto, é preciso cadastrar-se por e-mail ou pelo telefone (31) 8801-7652. Para qualquer informação adicional, por favor, entre em contato.


Fúlvio Rodrigues Valeriano
COOR. ED. FÍSICA
UNIPAC - Rib. das Neves
CREF 01117 G/MG

Nenhum comentário: