Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 20 de junho de 2008

3a. Etapa do Codasur na Argentina foi adiada .


Foram três dias de viagem pelo Brasil e Argentina para que a organização do Rali de Tucuman informasse à dupla Marfiso e Jane Menezes, que a prova que seria disputada neste final de semana (21-22 junho) foi adiada por causa das condições políticas e sociais do país. "É uma situação complicada que o povo argentino tem que superar mas a organização deveria ter tomado esta decisão antes", conta a navegadora Jane Menezes.

A viagem correu tranqüila, sem problemas na fronteira. O primeiro sinal da situação pela qual está passando o povo platenho a equipe Menezes Competições viveu na cidade de "Cuatro Bocas". A primeira barreira na estrada era pequena e a equipe passou sem problemas pois os carros de passeio e caminhões sem carga estavam liberados. A fila de caminhões se estendia por poucos quilômetros.

O movimento "El Paro" acontece em todo país vizinho. O aumento de impostos sobre as exportações de grãos irritou muitos produtores que pararam as estradas impedindo que produtos essenciais chegassem às cidades. Combustíveis, comidas, bebidas e muitos outros produtos estão parados nas estradas.

O segundo piquete, como ficou conhecida as barreiras, a equipe encontro na cidade de Federal, onde o caminho ficou fechado durante todo o dia e liberado às seis da tarde. Próximo à cidade de Rafaela não se achava mais combustíveis. "O nosso motorhome ficou sem diesel próximo a cidade e rodamos por vários postos e não encontramos. No outro dias cedo entramos em uma fila enorme e conseguimos abastecer e foi quando recebemos a informação de que a prova foi adiada", explica Jane.

A menos de quinhentos quilômetros de San Miguel de Tucuman, cidade onde se realizaria o rali, a equipe teve que voltar. "Soubemos que nem a organização da prova tem combustível para realizar os trabalhos. Foi uma decisão acertada", comenta Marfiso.

Na volta para o Brasil a equipe encontrou outro piquete. "Ficamos parados das 9 até as 18 horas. Os manifestantes estavam esperando o discurso da Cristina Kirshner e ficamos na barreira até ela acabar o discurso", relata Jane.

A prova foi remarcada para os dias 5 e 6 de julho mas Jane acredita que esta data vai ser alterada. "Esta data é muito próxima da etapa que será realizada no Peru. Fica muito longe e não há tempo hábil para sair da Argentina e chegar ao Peru. Vamos aguardar a posição da Codasur", conta Jane.

Assessoria de imprensa Menezes Competições
Jornalista responsável: Leandro Pellizzoni (mtb 01583)

Nenhum comentário: