Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 7 de julho de 2008

EUROCUP: CÉSAR RAMOS CHEGA EM 5º NA HUNGRIA E GANHA UMA POSIÇÃO NO EUROPEU DE FÓRMULA RENAULT

EDITORIA DE ESPORTES/ AUTOMOBILISMO


“Cumpri metade de meu objetivo e ganhei uma posição no campeonato”. Estas foram as primeiras palavras do gaúcho César Ramos (BMP Proar) ao avaliar sua participação na 3ª rodada dupla da Eurocup, o Campeonato Europeu de Fórmula Renault, disputada no último final de semana (5 e 6) na Hungria.

A participação do piloto de Novo Hamburgo (RS) começou de forma tímida, quando ainda nos treinos realizados na quinta e sexta-feira ele não figurou entre os primeiros colocados. “Isto já era esperado, pois a programação da equipe era passar alguns ‘setups’ novos, inclusive um câmbio mais curto, que poderia ser bom para o traçado travado de Hungaroring”, contou Ramos, piloto da BVM Minardi, ao final da prova.

Em dois treinos o piloto gaúcho não teve boas condições de acertar seu carro. Em um deles a chuva atrapalhou os planos, mas mesmo assim, enquanto a pista esteve molhada, Ramos liderou a atividade. Quando a pista começou a secar, o piloto perdeu várias posições. Desta forma, César Ramos teve que ir para a tomada de tempos de certa forma “no escuro”.

Mesmo assim César Ramos teve uma ótima tomada de tempos, participou da Super Pole e garantiu o 5º lugar no grid de largada para as duas provas, que contariam com 38 competidores. Na Super Pole Ramos baixou em cerca de 8 décimos sua melhor volta na tomada de tempos.

Na primeira corrida, disputada no sábado (5), César Ramos largou em 5º e finalizou na mesma posição, já que o ritmo entre os primeiros colocados era muito parecido. Isto aliado a enorme dificuldade de se realizar ultrapassagens no circuito húngaro. “É muito complicado passar alguém nesta pista. Fiquei bastante satisfeito com este 5º lugar na primeira prova. Consegui atingir metade do objetivo que havia sido traçado”, avaliou o piloto BMP Proar.

A outra metade do objetivo, que consistia em subir ao pódio também na segunda prova, realizada no domingo (6), foi atrapalhada por um pequeno erro no momento da largada. “Quase deixei o motor apagar. Foi por pouco”, admitiu Ramos. O erro fez com que César Ramos caísse da 5ª para a 11ª posição. No final da corrida o gaúcho ainda conseguiu superar dois adversários, para finalizar em 9º. “Subi de 7º para 6º no campeonato e fiquei bastante próximo do 5º. Foi um final de semana positivo, que poderia ter sido melhor”, entende Ramos.

A próxima etapa da Eurocup será nos dias 30 e 31 de agosto, em Nurburgring, na Alemanha. “Os três primeiros colocados atualmente no campeonato estão em uma outra realidade. Nosso objetivo, traçado desde o início do ano, é terminar a Eurocup entre os cinco primeiros”, finalizou o piloto.

Confira os seis primeiros na Eurocup após seis provas disputadas:

1 Daniel Ricciardo – 77 pontos

2 Andrea Caldarelli – 58

3 Valtteri Bottas – 39

4 Roberto Mehri – 35

5 Tobias Hegewald – 27

6 César Ramos – 25



Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer – (51) 8408.2593
Jornalista Responsável - Renato Klein - MTb 3985/16/25
Foto: Insight F1

Nenhum comentário: