Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Gabriel Leão foi destaque do Brasileiro na categoria Mirim

Unaí-Kart

Na última semana, entre os dias oito e 12 de julho, pilotos e equipes de várias partes do país se deslocaram à região nordeste, especificamente a cidade de Eusébio, no Ceará, onde aconteceu a primeira fase do 43º Campeonato Brasileiro de Kart.

Nesta ocasião foram à pista os competidores das categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos e Sudam. Mascotes da competição os representantes da Mirim formaram um grid de 21 pilotos e disputaram em 60 voltas e quatro baterias o título nacional da categoria.

Apesar de ter começado a competir apenas nesta temporada um dos pilotos que chegou como candidato à revelação do Brasileiro 2008 foi o mineiro, de Unaí, Gabriel Leão (Agropaulista / Arnold Representações / Tok Lar). O garoto, de apenas nove anos, compete regularmente nas corridas da Copa Centro-Oeste de Kart e fez sua melhor apresentação na rodada dupla de junho. Assim, seguiu animado para a disputa de seu primeiro título nacional.

Ao chegar ao Kartódromo Júlio Ventura, sede da disputa, o piloto ficou impressionado com o tamanho da estrutura montada para a competição, mas, diferente de outros concorrentes, encarou com grande tranqüilidade o desafio.

Já em seu primeiro treino livre, na terça-feira pela manha, Gabriel registrou a 13ª marca. Daí até na manhã de quinta-feira foram mais quatro sessões de treinamentos onde a equipe Arnold Racing pode testar vários equipamentos e Gabriel se adaptar ao circuito. Na tarde de quinta, após participar atentamente de um briefing com a direção de provas, Leão partiu para a tomada de tempos onde conquistou o 11º posto para a largada da primeira bateria.

Animado, o piloto se apresentou então para as provas. Já na primeira bateria Gabriel mostrou seu potencial e partiu para cima de seus adversários fazendo belas ultrapassagens e finalizando a corrida na sexta posição. Na segunda bateria Leão esteve todo o tempo no primeiro pelotão e finalizou a prova em quinto.

No sábado, último e decisivo dia do Brasileiro, Gabriel voltou para a pista em busca de um lugar no pódio. Foram duas baterias de arrepiar. Na terceira bateria Gabriel largou do quinto posto, chegou a liderar a corrida e terminou na segunda posição, a menos de um segundo de diferença para o vencedor. Na quarta e última bateria Gabriel novamente manteve-se entre os mais rápidos da pista e, após quinze voltas de ultrapassagens e muita adrenalina Leão terminou na quarta posição. Na soma das baterias, com 29 pontos, Gabriel terminou na quinta posição, empatado com Lucas Rauber, o quarto colocado. O título ficou com David Bellaver, do Rio Grande do Sul, que também venceu o Campeonato no ano passado.

“Ficamos realmente satisfeitos com o desenvolvimento do Gabriel no Campeonato. Chegamos aqui com o intuito de adquirir experiência e descobrimos que temos nas mãos um dos pilotos mais rápidos da categoria. Ele foi muito determinado na busca pelas primeiras posições e nos deixou realmente assustados com sua capacidade de adaptação e controle em uma pista completamente desconhecida. Ele mereceu muito este lugar no pódio”, comemorou Giovani Arnold, pai de Gabriel.

Na última segunda-feira, dia 14, Gabriel retornou à Unaí, cidade em quem reside com sua família, onde aproveitará o restante de suas férias escolares e das competições. O próximo compromisso em competições de Gabriel será nos dias nove e dez de agosto, no Guará – DF, onde acontecerá a sexta rodada da Copa Centro-Oeste de Kart.

Texto e Foto: Flávio Quick

Nenhum comentário: