Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Santa Cruz do Sul / RS

Santa Cruz do Sul é um município brasileiro no estado do Rio Grande do Sul. Emancipou-se da cidade de Rio Pardo em 1877.

Localiza-se na Mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense e na Microrregião de Santa Cruz do Sul. Com uma população aferida, em 2007, em 115.857 habitantes é o pólo de uma área denominada Vale do Rio Pardo. A cidade é conhecida por ser a sede da maior festa germânica Oktoberfest do Rio Grande do Sul, ser a sede do maior evento tradicionalista gaúcho das Américas, o Enart, sediar o concurso estadual Mais Bela Negra e, recentemente, ser o local onde se encontra o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul e realizar o Festival Internacional de Artes Populares.

Santa Cruz do Sul é um dos principais núcleos da colonização alemã do Rio Grande do Sul. Os primeiros habitantes da cidade vieram dos distantes lugares nas regiões do Reno e da Silésia, em 1849. Eles se estabeleceram na Colônia Picada Velha, hoje conhecida como Linha Santa Cruz. Entre 1854 e 1855, o povoado de Faxinal de João Maria foi povoado, originando a cidade atual. A cidade foi oficialmente fundada em 31 de março de 1877.

É conhecida pela cultura e indústria do fumo, trazendo empreendedores dessa área de vários países, principalmente dos Estados Unidos.

Durante o ano, Santa Cruz do Sul possui vários eventos que permitem mostrar aos turistas e visitantes os costumes germânicos da cidade, sendo o principal a Oktoberfest.

Possui uma boa infra-estrutura para eventos, conquistando com isso o Selo Prioritário para o Desenvolvimento do Turismo. Tem dezesseis hotéis e quatro motéis, dispondo, assim, de 1900 leitos. Mais de vinte restaurantes, alguns cafés coloniais, mais de oito pizzarias além de um grande número de bares, oferecendo à comunidade a aos turistas uma variada gastronomia.

Também possui um autódromo, o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, que foi inaugurado em 12 de junho de 2005 com um evento do Renault Speed Show. Já correram no autódromo as seguintes categorias:

Corrida de aventura
F-Renault
Copa Clio
Trofeo Maserati
Pick-Up Racing
Endurance
F-1600
TC-1600
Stock Car V8
Stock Car Light
Nacional de motovelocidade
No segundo semestre de 2008, estreará no autódromo a GT3.

Economia
O principal estímulo econômico da cidade vem das plantações de fumo, que trouxeram para a cidade inúmeros fabricantes de cigarro e distribuidoras de fumo, como Universal Leaf Tabacos, Philip Morris, Souza Cruz, ATC, Alliance One entre outras. A cidade também possui outros ramos fortes em sua economia, como o comércio e serviços.

Santa Cruz do Sul possui o maior complexo beneficiador de fumo em folha no seu Distrito Industrial. No município são industrializados cerca de 13.967 toneladas de fumo/ano. Possui em torno de 3.411 propriedades rurais, com média de 2,6 hectares de extensão, totalizando 6.535 hectares cultivados.

Com isto, o segmento comercial é hoje representado por aproximadamente 3.277 estabelecimentos e mais 2.793 empresas de prestação de serviços. Na totalidade o município tem 533 indústrias e 3.914 profissionais autônomos, formando uma rede bem estruturada.


Indústria do fumo
As principais indústrias do fumo do Brasil — dentre as quais a mais importante é a Souza Cruz — instalaram-se em Santa Cruz do Sul, incentivando a produção nas áreas rurais da cidade e também nas cidades vizinhas como Venâncio Aires, Vera Cruz e Rio Pardo. No momento atual a produção de fumo é a principal fonte de renda para os agricultores locais.

Existe forte presença das indústrias do fumo na vida socioeconômica da região, especialmente oferecendo apoio técnico, financeiro e programas sociais para os fumicultores. Desta forma há um sistema de trocas e lealdades entre a maior parte de fumicultores e a indústria.

Entretanto, existem também um conjunto de iniciativas locais, regionais e nacionais de substituição da cultura do fumo, visto as projeções internacionais de redução mundial de consumo. Esta redução do consumo mundial obedece à crescente tomada de consciência no mundo dos comprovados riscos para a saúde dos produtos derivados do tabaco - tabagismo, tabagismo passivo, uso de agrotóxicos, doença da mão verde, etc.

A sede do Jornal do Autódromo é a Santa Cruz do Sul



Veja mais Beleza : http://www.missvaledoriopardo.com.br/

Nenhum comentário: