Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O QUE É APPASC?



ASSOCIAÇÃO DE PILOTOS E PREPARADORES DO AUTOMOBILISMO DE SANTA CRUZ DO SUL-RS APPASC.
Com o objetivo de proporcionar treinos livres um dia por mês no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, e realizar prova de Arrancada para os Pilotos filiados a Appasc, a mesma conta com o apoio de todos os pilotos vinculados a este esporte, apoio da FGA (Federação Gaúcha de Automobilismo) e Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul.

A APPASC é uma entidade filantrópica, ou seja, sem fins lucrativos para seus membros. Ela é fruto da iniciativa de um grupo voluntário de Santa Cruz do Sul, de participação de longa data em eventos municipais, estaduais e nacionais. Em todos os participantes a união se manifesta pelo ideal e desejo comum de que o automobilismo evolua em nosso município, sempre dentro das normas e regulamentos que regem o esporte. Dessa forma, todos os que realmente gostam do automobilismo poderão ter a oportunidade de participar, atuar e até competir pela APPASC. O objetivo comum de todos os seus integrantes, ou seja, a ideologia, se resume em respeitar as opiniões, ser solidário, participativo, respeitar a iniciativa de cada um e ter em mente que somos todos iguais. Como representante legal da Federação Gaúcha de Automobilismo – FGA e, por hierarquia, de suas federações, a APPASC é, atualmente, a única entidade em Santa Cruz do Sul apta a legislar sobre o automobilismo, ou seja, a APPASC é a entidade que oficializa os eventos, tirando-os da clandestinidade. Atuando dessa forma, os eventos que estiverem dentro das normas e regulamentos da APPASC terão amparo legal e quaisquer problemas terão a assistência necessária, de forma que não comprometa a integridade jurídica ou fiscal de seus promotores ou participantes. A presença da APPASC nas atividades automobilísticas de qualquer natureza sempre vem para somar, agregar qualidade, informação técnica e jurídica, apoio de pessoal e de infra-estrutura, sempre com objetivo de tornar o esporte legal e justo para todos. Os investimentos bem como os recursos captados pela APPASC, além do cunho comunitário e beneficente comum à entidades filantrópicas, tem como prioridade o melhoramento das várias modalidades do automobilismo, seja no incentivo de escolas de pilotagem e formação de pilotos, na evolução técnica de cronometragens, na informática ou na infra-estrutura aos seus associados e ao público em geral. Como resultado desse trabalho, a APPASC foi convidada pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul para apoiar o Autódromo Internacional, o que para nós é um grande orgulho. Assumimos o compromisso de ajudar em seu desenvolvimento e, para isso, é fundamental que sua organização seja perfeita. Acreditamos que o automobilismo é para todos e trabalhamos para isso.

Nouvac Alan Brust
Presidente
*******************************************
APPASC: 2004/2008

A APPASC surgiu com o intuito de acrescentar força ao Autódromo Internacional de Santa Cruz, sendo um clube filiado a FGA – Federação Gaúcha de Automobilismo, onde tem a total responsabilidade por eventos organizados pela mesma e sediados neste Autódromo.

Ao longo destes quatro anos a APPASC fez inúmeros eventos, quase todos ligados a atividade de Arrancada, Campeonatos e Rachas, onde o mesmo tem como lema ‘’Não Corra nas Ruas, Corra com a APPASC no Autódromo de Santa Cruz’’.

O carro-chefe que tornou a APPASC conhecida aconteceu em dezembro de 2005, quando foi realizado o 1º APPASC Racing Show, denominado de RACHA NOTURNO APPASC. Em 2006 veio a 1ª Prova de Arrancada Oficial para Santa Cruz, foi a 1ª Etapa do Brasileiro e Gaúcho de Arrancada, promovido e organizado pela APPASC, com apoio e supervisão da FGA. Ao longo de 2006, foram inúmeras provas, tais como Brasileiro de Arrancada, Brasileiro de Endurance (pista), Pick-up Racing, Troféu Masserati, entre outros. O principal foco sempre foi o RACHA NOTURNO, que, uma vez por mês, proporcionava pegas na reta do autódromo, tirando os rachas de rua e levando para um lugar seguro e consciente.

A filantropia fez parte das atividades desenvolvidas pela APPASC desde a sua fundação. Vários projetos foram executados, doações realizadas, sendo que a cada evento um valor determinado era destinado para instituições beneficientes, e restante da renda reaplicada na estrutura da própria Associação. Um dos itens de destaque foi a colocação de toda a iluminação da reta do Autódromo de Santa Cruz, investimento este financiado única e exclusivamente pela APPASC, com recursos obtidos através do Racha Noturno, visto que o mesmo sempre necessitava deste tipo de iluminação para seu acontecimento.

Outra atividade filantrópica foi a reforma total do motor de uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, pois a mesma se encontrava em péssimas condições. Através da parceria entre Secretaria de Turismo, Secretaria de Saúde e APPASC, esta última financiou o custeio desta reforma com recursos das Provas de Arrancada, podendo assim ter uma ambulância disponível no autódromo durante os eventos, porém com a troca de secretariado do turismo, esta parceria se desfez e APPASC agora acaba locando ambulâncias para seus eventos, sendo este um custo a mais.

A filantropia não acaba por aí. Em 2007, a APPASC fez doação à Secretaria Municipal de Educação, através de recursos novamente angariados através dos Rachas realizados durante 3 meses. No inicio do ano letivo a Associação doou 200 kit’s escolares que foram utilizados pelas séries iniciais, para serem distribuídos em escolas carentes, por acreditarmos que a educação é a base de tudo. Durante todo o ano de 2007, os recursos foram sendo guardados, pois o que mais queríamos realizar se concretizou no dia 24 de dezembro de 2007, ou seja, o Natal Solidário APPASC, como segue o texto abaixo informando em detalhes.

**********************

NATAL SOLIDÁRIO - APPASC


No dia 24/12/2007 a APPASC, Associação de Pilotos e Preparadores de Santa Cruz do Sul, através de seus fundadores e colaboradores organizou em parceria com a agente comunitária Célia, uma festa de Natal para as crianças do bairro Menino Deus. A festa que teve cachorro quente, torta e refrigerante, foi prestigiada por cerca de 250 crianças. O auge do evento aconteceu com a chegada do Papai Noel, que presenteou todas as crianças que estavam lá.


A APPASC, ao longo dos quatro anos de sua atuação tem promovido eventos no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, sendo o mais conhecido na região o Racha Noturno. Através das arrecadações nestes eventos tem-se feito diversas doações e prestado auxílio à comunidade santa-cruzense. Com este intuito, foram doados equipamentos de segurança e os postes de iluminação para o Autódromo, foi realizado gratuitamente o conserto do motor de uma ambulância para o Município, realizadas campanhas do agasalho, campanhas de combate à fome e à miséria, páscoa feliz e também doações de material escolar para a Secretaria de Educação.


Esta última atividade desenvolvida com as crianças do bairro Menino Deus deixou os colaboradores da APPASC muito satisfeitos, sendo que o empenho de seus voluntários e fundadores nas causas e ações sociais do município têm demonstrado que a Associação têm auxiliado o município e acima de tudo colaborado com a comunidade que muito precisa.


Conforme o presidente da Associação, Nouvac Brust, “A responsabilidade social das empresas aproxima as pessoas dos problemas sociais e os tornam mais reais. Assim as questões sociais ganham um caráter prático porque colocam as pessoas em contato direto com a problemática social dos nossos tempos. Esta ação que estamos realizando com crianças mais carentes, em uma época tão bonita, nos deixa muito felizes, e a recompensa que estamos tendo é ver a felicidade e o sorriso destas crianças.” Ele aproveita ainda para agradecer a todas as pessoas que prestigiaram o último Racha Noturno, dia 21/12, e informa que a renda deste evento foi revertida para essas crianças em brinquedos, doces, refrigerantes, etc, tornando esta então uma doação da própria comunidade, dos que prestigiaram e participaram deste evento, e também da rede de Supermecados IMEC, a qual cedeu gentilmente um veiculo para o transporte dos brinquedos, como também o Papai Noel e funcionários para a distribuição dos presentes.

Muito obrigado a todos.

APPASC

ASSOCIAÇÃO DE PILOTOS E PREPARADORES DO AUTOMOBILISMO DE SANTA CRUZ DO SUL.

‘’APPASC é isto!! Uma entidade que só tem a somar para Santa Cruz do Sul – RS’’


brust@terra.com.br
daisyy@terra.com.br

Nenhum comentário: