Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Trabalho de formiguinhas do Idéia Fixa gera resultados expressivos

Editoria de Esportes/Automobilismo

28ª etapa do projeto acontece no Tocantins

O Projeto Idéia Fixa por um Sertão 100 Fome está completando seis anos ininterruptos de trabalho e de muita luta. Porém, os números apresentados surpreendem se levarmos em consideração que, de quatro anos para cá, apenas Tânia Mara Carvalho e Eduardo Abreu têm realizado estas ações. Na verdade, ao invés de voluntários poderíamos chamá-los de 'formiguinhas em ação'.

E é com a mesma garra, determinação e muita solidariedade que eles realizam ainda neste mês a 28ª etapa, que tem como objetivo maior a criação de pelo menos 3 mini-bibliotecas no estado do Tocantins, sendo que duas delas serão montadas em comunidades no Deserto do Jalapão.

A terceira está localizada na cidade de Aliança do Tocantins, onde o Movimento Casa da Sopa atua e que nesta etapa se despede do Idéia Fixa, já que as ações reservadas à Instituição chegam ao fim neste ano. Na ocasião, eles receberão 600 livros de histórias infantis doados pela Fundação Educar DPASCHOAL, brinquedos novos e material escolar, roupas novas e algumas usadas, brinquedos usados, uma estante de aço para a biblioteca, alimentos para a sopa (molho, macarrão, fubá, óleo e temperos) e ainda materiais para a oficina de artesanato, que acontecerá no dia 27 de setembro.

Até o momento, foram entregues nas mãos dos estudantes de 1ª a 8ª séries um total de 88.000 livros infantis, além de 150 toneladas de outras doações, distribuídas entre alimentos, roupas, móveis, produtos de higiene e limpeza, calçados e outros. Estas doações beneficiaram pouco mais de 110.000 pessoas de comunidades carentes de Minas Gerais, Goiás, Alagoas, Tocantins, Bahia, Ceará, Piauí, Maranhão, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Alunos de diversas escolas passaram por oficinas e puderam, ao longo do ano, criar, pintar e interpretar os temas contidos nos livros. E como incentivo receberam brinquedos novos doados pela GOODYEAR.

Ao todo, o Projeto percorreu pouco mais de 255 mil quilômetros de péssimas estradas e em alguns casos até estradas inexistentes, caminhos denominados de BR. Vale destacar que destes 255 mil Km, 155 mil foram ultrapassados graças à força do furgão Master da Renault, companheiro do Idéia Fixa desde de 2003.

Só de janeiro até aqui, 32.000 livros chegaram a 33 escolas e a 23.400 alunos por este Brasil afora, além de 17 toneladas de diversas doações distribuídas entre alimentos, panelas em alumínio, Kits de higiene bucal, roupas, móveis, até produtos de higiene e calçados. Pouco mais de 28 mil quilômetros em 10 estados foram visitados. "Além dos livros, vamos levar ainda material escolar e doações emergenciais, que incluem de alimentos a roupas. Campanhas para a arrecadação de livros de qualquer título e assunto estão sendo desenvolvidas por mim e pelo Edu, com excelentes resultados também! E ter nesta etapa novos patrocinadores, como é o caso da FORD Motor Company Brasil, da Veyance Technologies (Goodyear Engineered Products) e Aymoré Financiamentos, só vem mostrar a seriedade do que idealizamos há pouco mais de seis anos. Vamos fazer sempre o melhor não só para as comunidades em que atuamos, mas para todas as empresas que confiam em nós!", concluiu a jornalista, escritora e navegadora de Rally, Tânia Mara, idealizadora do Projeto.

Patrocinadores: Artfix, Conclusão Assessoria & Comunicação, Clipping Service, FORD - "Viva o Novo", Fundação Educar DPASCHOAL, Goodyear, Renault do Brasil, RNN Sports, Veyance Technologies (Goodyear Engineered Products).

Apoiadores: Aymoré Financiamentos, 3 Dmedia Comunicação, DOUBLE X, Galdino WS (www.galdino.ws), Johnson Diversey, Performance Academia, Perfumaria Emy,Tendas Kagê e Site Superlicença (www.superlicenca.com.br).


Crédito das Fotos: Tânia Mara Carvalho e Edu Abreu

-----------------------------------------------
Graciela Mayrink
Assessoria de imprensa
(21) 8173-9667

Projeto Idéia Fixa
www.projetoideiafixa.org
(35) 9162-7707

Nenhum comentário: