Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

KART: CAMPEÃO DA COPA BRASIL, PIETRO FANTIN ENCERRA COPA SÃO PAULO LIGHT EM TERCEIRO E COMENTA INCIDENTES DO GP RBC

EDITORIA DE ESPORTES/ AUTOMOBILISMO

Bastante acostumado ao ritmo intenso imposto pelo calendário do kartismo brasileiro, o paranaense Pietro Fantin (Silea Participações) enfrentou duas decisões nos dois dias do último final de semana. No sábado (6) Fantin estava no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), para lutar pelo título da Copa São Paulo Light. No dia seguinte, no mesmo local, a disputa era pelo título do 1º Grande Prêmio RBC.



A disputa pelo título do Light previa uma rodada dupla e Fantin partiu da 4ª colocação na primeira bateria, posição esta definida pela pontuação do campeonato até aquele momento. Na primeira prova Fantin finalizou em terceiro, mas enfrentou problemas com o motor, fornecido pelos organizadores. Na segunda, após ter trocado seu motor e largar em 8º, Fantin novamente finalizou em 3º. Os resultados deram-lhe a terceira posição na pontuação final do campeonato.



Grande Prêmio RBC – No dia seguinte, já competindo pela Novatos, categoria em que conquistou o Sul-Brasileiro e a Copa Brasil, Fantin largou da 2ª posição no grid de largada, em busca do inédito título do GP Brasil.



Após ser dada a largada, Pietro Fantin manteve-se na segunda posição por toda a prova, mesmo tendo “corrido” um cubo de seu kart, o que ocasionou perda de rendimento, mas não o impediu de ser mais rápido do que o terceiro colocado, Luir Miranda. No momento em que, por regulamento, houve a entrada do “pace kart”, a confortável vantagem que Pietro tinha construído sobre o terceiro colocado se desvaneceu. Da relargada em diante, Pietro Fantin foi tocado por diversas vezes por Miranda até ser ultrapassado por este concorrente. Fantin buscou recuperação e ao aproximar-se de Miranda, este lhe fez sinal para ultrapassar e na curva seguinte jogou o kart sobre Pietro, o “espremendo” para fora da pista. Os dois foram se tocando lateralmente por três curvas e Pietro levou a pior, ficando distante do concorrente. O piloto Silea Participações não se deu por vencido e tratou de recuperar-se na corrida, o que efetivamente conseguiu. Quase ao final da prova, na última volta, Fantin aproximou-se do concorrente e o ultrapassou, de forma totalmente limpa e desportiva, sem o tocar, finalizando em terceiro. Na manobra, o concorrente perdeu o controle de seu kart e acabou fora da pista.



Na cerimônia do pódio, a surpresa. “Depois de cerca de uma hora, recebi a notícia de que eu havia sido desclassificado. Não recebi uma advertência sequer durante a prova, ultrapassei o Luir (Miranda) de forma limpa, sem tocá-lo, e também não fui chamado pelos Comissários Desportivos para ser ouvido, como determina o regulamento”, reclama Pietro. “Foi uma desclassificação injusta e sem base nenhuma”, complementa.



Pietro Fantin não consegue entender o que vem acontecendo. “No Brasileiro, ainda em julho, eu era o mais rápido em todos os treinos e fui alertado por diversos pilotos de que alguém me tiraria da pista. Alguém me bateu por trás na largada da quarta bateria. Eu largava na pole e, se vencesse, seria campeão, e nada aconteceu com este piloto. Eu acabei desclassificado, porque revidei em outro piloto, por engano. O piloto que me bateu, Luir Miranda, foi ao meu box junto com seu preparador me pedir desculpas pela atitude anti-desportiva que tomara e tenho testemunha disso, testemunha que não integra minha equipe. Ele estragou meu campeonato e depois quis se desculpar. Sempre que isto acontece ele toma a mesma atitude, achando que se desculpando, tudo é esquecido”, rememora.



Pietro Fantin relembra de outros fatos que aconteceram durante a temporada. “Na Copa Brasil este mesmo piloto me atrapalhou na tomada de tempos e, novamente, nenhuma punição foi aplicada a ele. Digo mais: na mesma Copa Brasil ele atropelou e prejudicou outro piloto e, mais uma vez, não foi punido”, relembra Fantin.



“Agora no Light fui tocado várias vezes pelo mesmo piloto, o Luir (Miranda), que também jogou seu kart sobre o meu e ele nem advertido foi. Eu acabei desclassificado sem sequer ter tocado ele na ultrapassagem que fiz. A alegação para eu ter sido desclassificado é que eu toquei o Luir algumas vezes, o que, confesso que aconteceu, já que ele freava deliberadamente à minha frente, e isto ninguém viu, viram apenas que eu bati. Mas se isto é motivo para desclassificação, porque ele não sofreu a mesma pena, já que ele também me tocou por trás?”, pergunta Pietro Fantin, que ressalta: “Não foi eu quem deu o primeiro toque ou batida em nenhuma das provas em que fui desclassificado. Sempre alguém começou primeiro e este alguém, com certeza, não fui eu. Não sou eu o piloto a quem se deve ‘ficar de olho’, o piloto a ser questionado por suas atitudes. Assumo meus erros, o que não acontece com meu adversário, e só me manifestei agora, através da minha assessoria de imprensa, porque acho que o quadro está sendo pintado de outra forma, que não a verdadeira”, encerra.



Pietro Fantin também coloca no palco da discussão a pressão que vem sendo exercida por pessoas que não têm nada a ver com pilotagem, equipes ou Direção de Prova. “Basta acontecer um incidente que envolva a mim e ao Luir e algumas pessoas, que esquecem da função que vieram exercer, já começam a fazer pressão sobre a Direção para que eu seja punido. É uma pena que cada um não cuide apenas de seus próprios problemas”, lamenta. “Bem, eu prefiro dar o assunto por encerrado e gostaria de voltar a ter um clima amistoso entre nós, desde que a outra parte também coopere”, encerra Pietro Fantin.



Paulista – No próximo sábado, em Interlagos, Pietro Fantin disputará o título do Campeonato Paulista, na categoria Novatos.



Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer – (51) 8408.2593
Jornalista Responsável - Renato Klein - MTb 3985/16/25

Nenhum comentário: