Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Niterói Rally Team enfrenta um dia de muita lama no Transparaná


A chuva não deu um só minuto de trégua. As equipes enfrentaram aproximadamente de 220 quilômetros de pura lama e grandes atoleiros



Foto: Paulo Valente

A cada dia de competição, o 15º Transparaná fica mais desafiador. O terceiro dia de prova, realizado nesta quarta-feira, 28, partiu de Apucarana e seguiu rumo à cidade de Telêmaco Borba. Foram aproximadamente 220 quilômetros, e o que se viu pelo caminho foi lama... Muita lama! Choveu durante todo o dia, e os participantes precisaram ter atenção redobrada diante dos obstáculos.



Ao longo do percurso, foi necessário transpor um rio, com cerca de 40 metros de largura, e três riachos, além de muitas pedras, passagem por reflorestamento de eucalipto, pinus e um pouco de canavial. Trilhas estreitas em meio a mata fechada, com muitas árvores – o que retém umidade – deram uma dose extra de adrenalina. Sem contar, trechos de serras, com diversas subidas e descidas.



As médias de velocidade determinadas na planilha estavam altas, o que exigia perícia e discernimento dos pilotos, principalmente, em curvas. “Hoje o equipamento fez a diferença. Os carros foram extremamente exigidos devido ao piso liso e com barro”, contou o piloto Ricardo Barra, na Niterói Rally Team.



As cabeças dos navegadores por pouco não “saiu fumaça”. Ao mesmo tempo em que raciocinavam na indicação do caminho correto, eles controlavam o tempo de prova da dupla e ainda acertavam o hodômetro – que neste tipo de situação é bastante estressante. “O Troller patinava demais e toda hora o hodômetro apresentava diferença, marcando quilômetragem a mais. Como as referências da planilha estavam distantes uma das outras, não conseguíamos corrigi-lo precisamente e nem aferi-lo. Desta forma, não tínhamos confiança na marcação que ele apresentava”, explicou o navegador Ronald Leis.



Barra comentou que o evento está sendo uma superação de limites. “Temos que aprender a lidar com o nosso emocional. Todos os dias é uma adversidade diferente que vivemos e percebemos até onde somos capazes de chegar. Participar do Transparaná está sendo uma experiência especial”, analisou o piloto, que também fez novas e importantes amizades.



E mais uma vez, a dupla encerrou o dia sem saber como avaliar o seu desempenho. “Recebemos a classificação somente no dia seguinte e até lá, ficamos agoniados, ansiosos para saber em qual posição estamos”, disse Barra.



A competição prossegue na quinta-feira, 29, para a cidade de Castro. Amanhã é o penúltimo dia e a disputa promete ser bastante acirrada.



Confira abaixo a programação:



Programação Transparaná 2009:

29/01 - Largada em Telêmaco Borba com chegada em Castro;

30/01 – Largada em Castro com chegada em Curitiba.

*Para obter mais fotos e informações sobre a Niterói Rally Team, acesse o site www.niteroirallyteam.com.br


A Niterói Rally Team é patrocinada por Cerveja Itaipava, Armco Staco e Governo do Estado do Rio de Janeiro

Assessoria de Imprensa – Niterói Rally Team
Atendimento:
Liberdade de Ideias
Isis Moretti – Mtb: 36.471
(11) 8308-7141
contato@liberdadedeideias.com.br

Nenhum comentário: