Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Preces de pilotos são atendidas e chuva atinge o Transparaná 2009



Curitibanos venceram as duas etapas de ontem (27), mas mineiros mantém liderança da prova

Durante o segundo dia de prova, que começou às 8 horas da manhã em Cianorte e acabou somente em Apucarana na tarde de ontem (27), o tempo fechou. Já no fim da 3ª etapa, concluída em Jandaia do Sul, e em toda a 4ª etapa, que foi até Apucarana, os pilotos encontraram nas trilhas muito barro e poças de água.

O segundo dia de disputa, que totalizou 260 km, foi vencido pelos curitibanos Paulo H. Vieira, piloto, e pelo navegador Leandro M. Ferreira, na categoria máster, computando os resultados das duas etapas. Em contagem extra-oficial, a dupla de Belo Horizonte, formada pelo piloto Fernando G. de Souza e pelo navegador Rafael Dalbello, lidera essa principal categoria da prova.

O terreno escorregadio exigiu dos pilotos muita perícia ao volante e muita atenção no controle da quilometragem por parte dos navegadores. Curvas com boas médias de velocidade obrigaram pilotos a tirarem o pé do acelerador, reduzindo de 54 para 34 km por hora nas curvas fechadas de 90º graus, ora à direita, ora à esquerda.

As curvas de nível, que servem para conter a enxurrada da chuva nas plantações, fizeram os carros galoparem ao estilo de cavalos em rodeio. Muitos pilotos acabaram se perdendo na trilha e tiveram que retornar algumas tulipas – indicação de direção e quilometragem – para reencontrarem o percurso.

Em um canavial, no trecho entre Itambé e Jandaia do Sul, as tulipas 49 a 68 foram canceladas, por falta de condições de circulação de veículos, devido ao chão muito escorregadio, o que poderia colocar em risco a vida dos competidores.

A grande festa ficou por conta da travessia do riacho da cachoeira do Barbosa, com água para todo o lado. A chegada foi em Apucarana, com uma grande festa na Praça Rui Barbosa, ao lado da Igreja Matriz. À noite, o Jeep Clube de Apucarana e a Prefeitura Municipal ofereceram uma deliciosa costela no Clube Ferra Mula.

A dupla mineira formada por Fernando G. de Souza e Rafael Dalbello chegaram na frente ao término da segunda etapa. Com o terceiro lugar conquistado no segundo dia de prova, na disputa das 3ª e 4ª etapas, os mineiros lideram a prova na principal categoria do XV Transparaná, em classificação ainda extra-oficial.

A dupla de Curitiba, que terminou em primeiro no fim da 4ª etapa, largou na frente na manhã desta quarta-feira (28), em Apucarana, abrindo a 5ª etapa. O terceiro dia de disputa acaba na tarde de hoje, na Praça Horácio Klabin, em Telêmaco Borba, por volta das 16 horas.

Pelos resultados extra-oficias, a liderança na categoria Sênior até a quarta etapa é da dupla de São Paulo, capital, formada pelo piloto Carlos H. Bevilaqua e pelo navegador Jesse de Souza. Na categoria Jeep, o piloto Marcos O. Nunes e o navegador Marcos V. Nunes, de Curitiba/PR, lideram a prova. Já o piloto Luciano Daleffe e o navegador Anderson Muller estão na frente na categoria Junior.

Realizado pelo Jeep Clube de Curitiba, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo, o Transparaná 2009 conta com o patrocínio da Trilha Eurocar, Goodyear, Itaipu, Apolar Imóveis, Águas Ouro Fino, SMEL CURITIBA - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Sindicombustíveis, Prefeitura de Guaíra, Jeep Clube de Apucarana, Prefeitura Municipal de Apucarana, Jeep Clube de Castro e Prefeitura Municipal de Castro. O maior raid do país ainda tem o apoio do Costão do Santinho, Radiocom, Capacetes Peels e as Prefeituras Municipais de Curitiba, Guaíra, Telêmaco Borba e Cianorte.

Classificação 3ª e 4ª etapas:

CATEGORIA MASTER

CARRO PILOTO/ NAVEGADOR CIDADE

01 31 Paulo H. Vieira / Leandro M. Ferreira Curitiba/PR

02 14 Jose F. Galan / Ugo Bubani Belo Horizonte/MG

03 16 Fernando G. de Souza / Rafael Dalbello Belo Horizonte/MG

04 1 Waldomiro A. Veiga / Enedir S. Junior Brusque/SC

05 29 Renato F. Martins / Cristiano S. de Souza Belo Horizonte/MG

06 13 Arildo de S. Sacramento / Rodnei de A. Faria Belo Horizonte/MG

07 2 Gilberto R. Ruppenthal / Tiago Poisi Três Coroas/RS

08 34 Anatalicio Fagundes / Marcos A. Alves Bal. Camburiu/SC

09 12 Ricardo Barra / Ronaldo Leis Niteroi/RJ

10 23 Henry Grosskopf / Andre L. Munhoz São Bento do Sul/SC



CATEGORIA SÊNIOR

CARRO PILOTO/ NAVEGADOR CIDADE

01 69 Marcos J. A. Bezerra / Antonio A. Bezerra Neto Ponta Grossa/PR

02 41 Carlos H. Bevilaqua / Jesse de Souza São Paulo/SP

03 54 Rodrigo Meinberg / Renato Meinberg Santana Parnaiba/SP

04 49 Iran V. de Paula / Jose E. M. de Paula Sumaré/SP

05 52 Gustavo T. da S. Braga / Flavio T. da S. B. Santana Parnaiba/SP

06 30 Decio L. Toso / Claudemir Dalmolin Realeza-PR

07 64 Fernando P. da S. / Alexandre W. Dalssoto Ponta Grossa/PR

08 51 Ricardo Prestes / Igor D. Kritski Ponta Grossa/PR

09 55 Ivan Terni / Thiago F. da Silva Sao Paulo/SP

10 66 Valdir de Mello / Lucas de Mello Realeza/PR



CATEGORIA JEEP

CARRO PILOTO/ NAVEGADOR CIDADE

01 82 Marcos O. Nunes / Marcos V. Nunes Curitiba-PR

02 81 Joao A. Szatkoski / Alberto V. Szatkoski Foz do Iguaçu-PR

03 47 Juvenil S. de Souza / Igor Ratkoski Curitiba-PR



CATEGORIA JUNIOR

CARRO PILOTO/ NAVEGADOR CIDADE

01 93 Luciano Daleffe / Anderson Muller Guarapuava/PR

02 96 Agnaldo A. dos Reis / Andre H. L. dos Reis Apucarana/PR

03 83 Edinei J. Bordignon / Adriano A. Spessato Palotina/PR

04 86 Marcos L. de O. Pacheco / Pedro L. S. Pacheco Niteroi/RJ

05 94 Fabio M. Ribas / Jose K. F. Ferreira Guarapuava/PR

06 88 Cecilio Luz Jr. / Emerson Luz Apucarana/PR

07 90 Emilson Menarin / Mario J. O. Podolan Castro/PR

08 92 Reginaldo Melhado / Luiz A. Bellusci Londrina/PR

09 87 Sergio R. de Moraes / Ricardo Brescancini Curitiba/PR

10 91 Guilherme J. Reijers / Raul G. Reijers Andradas/MG


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Novo sistema de apuração exige ainda mais regularidade no XV Transparaná

Na 15ª edição do Transparaná, uma novidade no sistema de apuração de resultados está exigindo ainda mais afinidade entre pilotos e navegadores de cada equipe, para perder o menor número de pontos possível. Agora, os tradicionais PC's, que ficavam espalhados pelo percurso, escondidos em locais estratégicos pré-determinados pela organização, foram extintos. Neste ano, o sistema que controla a regularidade dos veículos é realizado via satélite (GPS), ou seja, as duplas são fiscalizadas a cada centímetro percorrido, sendo obrigadas a manter o tempo todo os carros dentro das médias de velocidade indicadas na planilha.

As provas que utilizam esta nova tecnologia ficaram muito mais técnicas, aumentando a dificuldade em busca da regularidade absoluta. No antigo sistema, usado até no ano passado no Transparaná, quando se utilizava as fotocélulas, alguns navegadores eram experts em localizar os PCs escondidos no mato.

Assim, avisavam o piloto para acelerar ou reduzir. Eles pontuavam, não pela regularidade, mas sim pela observação de onde se encontravam os PCs. O novo sistema de apuração, de GPS por rastro, faz com que a atenção do navegador e a afinidade com o piloto sejam redobradas. "Não podemos tirar os olhos do equipamento nem um minuto", avisa a navegadora do carro 17, Sandra Grotkowski, de Cotia/SP.

Juntamente com o marido, o piloto Silvio Grotkowski Jr, a dupla paulista campeã do Rally Rota Brasil em 2008, na categoria graduados, disputa o Transparaná na categoria master. "Desde que começamos a praticar este esporte, sempre procuramos andar zerados, então o novo sistema não nos afetou tanto", afirma o piloto, mas lembrando que os pilotos que aproveitavam para dar uma relaxada quando viam o PC, agora não podem mais.

Silvio Grotkowski Jr lembra ainda que na época das fotocélulas, em provas de um dia inteiro, era necessário pelo menos 30 PCs, ou seja, 60 pessoas a cada 30 pontos de controle. "Agora, não há quantidade limite de PCs, podem ser colocados oitenta, cem ou quantos a organização quiser, sem custo e sem o deslocamento de pessoas", conclui o paulista.







--
Novo Conceito - Assessoria em Comunicação
Rua 24 de Maio, 1087 - Rebouças - Fone/Fax: (41) 3333-8017 e Cel. 9683-1526
Jornalista responsável - Maria Isabel Maranhão Ritzmann - MTB 5838 - Cel. (41) 9957-1547
Jornalista Zinho Gomes - Cel. (41) 8477-7297
Fotógrafa Mary Derosso - Cel. (41) 9683-1524
Repórter Fotográfica Heloísa Rego - (41) 9688-2866
Secretária Joana D'ark de Souza - Cel. (41) 9678-2195

Nenhum comentário: