Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Velopiocerá é o primeiro desafio de Luiz Facco e Walace Von Schmidt em 2009




Equipe Acelera Siriema disputará o Piocerá, o mais tradicional rali entre Piauí e Ceará, na modalidade Cross Country de Velocidade. A prova que começa com um prólogo (27/1) terá quatro etapas com a participação de mais de 400 inscritos

Tradicional no Nordeste, o rally de regularidade Piocerá/Cerapió ganha cada vez mais competidores a cada edição realizada. E nesta 22ª edição, a dupla paulista Luiz Facco e Walace Von Schmidt resolveu estrear na competição, mas na modalidade Cross Country de Velocidade, conhecida como Velopiocerá. Assim, começará 2009 acelerando na categoria Super Production com uma Mistsubishi L200 RS, durante o Prólogo no dia 27/01 e nas quatro etapas subsequentes de 28 a 31/01. A largada será em Teresina no Piauí e chegada em Fortaleza/Ceará.

Para o piloto Facco será uma oportunidade ímpar para fazer o aquecimento para o início da temporada. ?Esta é uma prova que sempre me chamou a atenção, em uma região muito bonita que me agrada e, especialmente neste ano, que será uma prova em linha de Teresina a Fortaleza. Isto nos faz crer que será um bom teste para o Brasileiro de Cross Country e do Rally dos Sertões?, ressalta.

Algumas novidades na competição empolgaram os apaixonados por velocidade a participar da prova, como a dupla da equipe Acelera Siriema. Agora com formato extensivo e com a somatória dos tempos de todas as etapas, segue os padrões das mais importantes provas de Cross Country como o Rally dos Sertões e Dakar. Estas novidades também, segundo a organização, tornaram a prova mais complicada aos navegadores que terão trabalho do começo ao fim, nos aproximadamente 1.200 quilômetros de percurso.

?Navegar é sempre um prazer, ainda mais quando somos exigidos constantemente durante a prova, o que nos faz ficar mais atentos. Assim, o Velopiocerá deve ser sempre avaliado de uma forma geral (trajeto, piso, competidores, posição na prova e de largada), para podemos traçar objetivos detalhados nas especiais?, explica Schmidt.

A equipe Acelera Siriema tem patrocínio da Gonçalves S/A Ind. Gráfica, SI Indústria e Fontoura Dias Stands com apoio da 4x4 Experts.

O que é o Piocerá/ Ceparió? Trata-se da maior prova off-road de regularidade da América Latina que acontece tradicionalmente há 22 anos. Quando a largada é no Piauí com chegada no Ceará atende pelo nome de Piocerá (anos ímpares) e quando a largada é inversa do Ceará para o Piauí, o rali atende pelo nome Cerapió (anos pares). A competição atrai competidores principalmente do Nordeste do país, mas há tempos os pilotos de outros estados prestigiam o evento. São duas provas em uma, com as respectivas modalidades e sub-categorias. Desde 2007 foi criada o Velopiocerá na categoria Cross Country de Velocidade para Carros e Caminhões, o que possibilitou aos apaixonados por acelerar, participar da prova. Na edição 2009, o Piocerá contará com as categorias de Regularidade para Motos, Quadriciclos e Carros 4x4 e Bikes, enquanto o Velocioperá será dividido nas sub-categorias: Production, Super Production, Protótipo/Força Livre e Caminhões.

Programação Velopiocerá? Na terça-feira (27) os competidores da categoria Cross Country de Velocidade disputam o Prólogo, a partir das 15 horas, que define o grid de largada. Depois serão mais quatro dias de prova para os carros 4x4 e caminhões:

- 1ª Especial (28/01) - Teresina a Altos (PI), com um total de 99 km de trecho cronometrado. Deslocamento inicial de 18 km e 144 km de deslocamento final.

- 2ª Especial (29/01) - Piripiri e Parnaíba (PI), com 178 km de percurso. Mais 28 km de deslocamento inicial e 59 km de final.

- 3ª Especial (30/01) - Parnaíba (PI) e Coreaú (CE), trecho cronometrado mais longo da prova como 192 km. Começa com deslocamento de 60 km e o deslocamento final será de 52 km até Sobral.

- 4ª Especial (31/01) - Forquilha até Tejuçuoca (CE), sendo que a última especial terá 148 km. De Sobral até Forquilha, deslocamento de 39 km e do final da especial até a chegada mais 151 km.


O Positivo Comunicação
Assessoria de Imprensa: Equipe Acelera Siriema
Contatos com Mércia Suzuki: (11) 3459-0954 ou 9705-7720
mercia@opositivo.com
www.opositivo.com

Nenhum comentário: