Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Mineiros superlotam pódio da principal categoria no Transparaná 2009

Pela primeira vez na história do Raid, dupla que representou BH foi campeã geral e da categoria master no ano em que a prova comemorou 15 anos

Dizem que o bom mineiro é aquele que come quieto. A máxima é verdadeira, mas não vale para o Transparaná, pelo menos para a 15ª edição do maior raid do Brasil, promovido pelo Jeep Clube de Curitiba. "Oh! Minas Gerais, Oh! Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais, Oh! Minas Gerais", cantavam eufóricos os mineiros que tomaram conta do pódio da categoria master, a principal da prova. A competição também jamais esquecerá os mineiros, que pela primeira vez escreveram o nome do Estado na história do Transparaná e com letra maiúscula. A dupla formada pelo piloto Renato Martins, de Belo Horizonte, e pelo navegador Cristiano de Souza, de Juiz de Fora, foi campeã geral e da categoria master, além de campeã na categoria marcas, com o seu Troller T4. Entre as cinco primeiras colocadas da principal categoria em 2009, quatro duplas são de Minas Gerais e apenas uma da capital paranaense.

Depois de cinco dias de disputa, com 77 carros largando de Guaira, no interior do Paraná, no dia 26 de janeiro, divididos em cinco categorias, o XV Transparaná terminou com a chegada de 69 equipes na última sexta-feira (30), na capital, depois de viajar por diversas cidades do interior do Estado, percorrendo aproximadamente 1800 km. Até o penúltimo dia de disputa, a liderança da prova era da dupla do carro 29, do piloto Renato Martins e do navegador Cristiano de Souza. A dupla de Minas Gerais manteve a regularidade no último percurso, que começou em Castro e teve parada em Bateias antes de chegar a Curitiba, e conquistou todos os títulos: foi campeã geral da prova, da categoria master e da categoria marcas.

Formada em 2001, a dupla que já participou de importantes competições de raid e rally de regularidade, como a Copa Mineira, o Campeonato Brasileiro, a Copa Mitsubishi, a Copa Troller e o Transparaná, quando, em 2007, terminou o Raid em terceiro lugar na classificação geral e em sétimo na categoria master. Já em 2009 a dupla ganhou todos os títulos possíveis. "Entramos na disputa deste ano determinados a ganhar todos os títulos possíveis e graças a Deus conseguimos. A confiança já era grande deste o início, mesmo sabendo que enfrentaríamos grandes feras na prova, como Ruppenthal, Aragão, Veiga e tantas outras, sem falar na equipe de Minas Gerais que veio muito forte neste ano", disse o navegador Cristiano de Souza.

A festa da equipe campeã foi grande, afinal não é sempre que uma mesma dupla papa todos os títulos em um mesmo ano. Na disputa em que a premiação é mera coadjuvante, o mais importante é a participação, o encanto pela aventura e o prazer de subir no lugar mais alto do pódio e soltar o grito de é campeão depois de cinco dias na lama. "É uma emoção muito grande, um satisfação que não tem preço que pague. Mantivemos uma regularidade desde a primeira etapa. Até no percurso que consideramos o mais difícil, de Cianorte a Apucarana, com muita chuva e lama que acrescentaram muita adrenalina à disputa ao mesmo tempo em que aumentaram o grau de dificuldade para se manter uma regularidade, conseguimos um ótimo resultado", relembra o piloto Renato Martins.

Segundo o piloto e o navegador campeões, quando saíram de Castro, para cumprir as duas últimas etapas da prova, o título era uma questão de tempo, apenas o de chegarem à capital paranaense. "Quando saíram os resultados em Castro, na noite de quinta-feira, e estávamos na frente, sabíamos que precisávamos apenas manter o desempenho que tivemos durante toda a prova para conquistarmos o título. Apesar de encontramos dificuldades, com alguns erros de metragens, a prova foi muito disputada e de um bom nível técnico, com muitos pontos de controle com o novo sistema GPS, que exigiu ainda mais regularidade. Tudo isso engrandece ainda mais o nosso título", concluiu o piloto.

O segundo lugar da categoria master ficou com a dupla Fernando de Souza e Rafael Dalbello, do carro 16, de Belo Horizonte, que liderou boa parte da prova. "Eles foram mais competentes que a nossa dupla no final e mereceram o título. São companheiros que fazem parte da mesma equipe, por isso, é como se nós tivéssemos ganhado o título", declararam o piloto e o navegador vice-campeões.

O terceiro lugar também foi da capital mineira, com o carro 19, de Fernando Lage e Breno de A. Rezende. No quarto lugar, aparece a única dupla paranaense presente no pódio da categoria, com os curitibanos Edson Magnett e Rone Branco, que ficaram com o quarto lugar também na classificação geral da prova, com o carro 18. Na quinta posição mais uma dupla mineira, do carro 13, de Arildo de S. Sacramento e Rodnei de A. Faria.

Na categoria Sênior, os campeões são de São Paulo, capital, com o piloto Ivan Terni e o navegador Thiago F. da Silva, do carro 55. Já a equipe que venceu na categoria Jeep é de Foz do Iguaçu/PR, com a dupla formada por João A. Szatkoski e Alberto V. Szatkoski, do carro 81, enquanto o título da categoria Junior ficou com a dupla do carro 94, formada pelo piloto Fábio M. Ribas e pelo navegador José K. F. Ferreira, de Guarapuava/PR.

A dupla campeã na classificação geral do XV Transparaná foi premiada com uma inscrição no Transcatarina, prova de regularidade que será disputada em terras catarinenses no mês de julho deste ano, e uma estadia no Costão do Santinho Resort e SPA. Os campeões das categorias Master, Sênior, Jeep e Junior ganharam dois rádios HT Motorola, patrocinados pela Radiocom Radiocomunicações – Revenda Premium da Motorola, e um capacete Peels, patrocinado pela empresa Podium Representações – representantes da Fábrica Starplast.

Realizado pelo Jeep Clube de Curitiba, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo, o Transparaná 2009 contou com o patrocínio da Trilha Eurocar, Goodyear, Itaipu, Apolar Imóveis, Águas Ouro Fino, SMEL CURITIBA - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Sindicombustíveis, Prefeitura de Guaíra, Jeep Clube de Apucarana, Prefeitura Municipal de Apucarana, Jeep Clube de Castro e Prefeitura Municipal de Castro. O maior raid do país ainda teve o apoio do Costão do Santinho, Radiocom, Capacetes Peels e as Prefeituras Municipais de Curitiba, Guaíra, Telêmaco Borba e Cianorte.

Classificação Final Transparaná 2009

GERAL:

PILOTO/ NAVEGADOR CARRO CIDADE PTOS

29 Renato F. Martins / Cristiano S. de Souza Troller T4 Belo Horizonte/MG 4538

19 Fernando Lage / Breno de A. Rezende Troller T4 Belo Horizonte/MG 4836

16 Fernando G. de Souza / Rafael Dalbello Troller T4 Belo Horizonte/MG 5528

18 Edson Magnett / Rone Branco Pajero 3000 Curitiba/PR 5542

69 Marcos J. A. Bezerra / Antonio A. Bezerra Neto Troller T4 Ponta Grossa/PR 5898

55 Ivan Terni / Thiago F. da Silva Pajero Full São Paulo/SP 5958

25 Marcos V. C. de Paula / Vanderlei H. Marques Troller T4 Apucarana/PR 6430

33 Flavio R. Kath / Rafain Walendowsky Troller T4 Tdi 3.0 Brusque/SC 6843

14 Jose F. Galan / Ugo Bubani Troller T4 Belo Horizonte/MG 6863

10º 51 Ricardo Prestes / Igor D. Kritski Mitsubishi Pajero Ponta Grossa/PR 7385

CATEGORIA MASTER

PILOTO/ NAVEGADOR CARRO CIDADE PTOS

29 Renato F. Martins / Cristiano S. de Souza Troller T4 Belo Horizonte/MG 2609

16 Fernando G. de Souza / Rafael Dalbello Troller T4 Belo Horizonte/MG 2829

19 Fernando Lage / Breno de A. Rezende Troller T4 Belo Horizonte/MG 2887

18 Edson Magnett / Rone Branco Pajero 3000 Curitiba/PR 3017

13 Arildo de S. Sacramento / Rodnei de A. Faria Troller T4 Belo Horizonte/MG 3137

14 José F. Galan / Ugo Bubani Troller T4 Belo Horizonte/MG 3202

31 Paulo H. Vieira / Leandro M. Ferreira Mit. Pajerofull Curitiba/PR 3214

25 Marcos V. C. de Paula / Vanderlei H. Marques Troller T4 Apucarana/PR 3253

20 Marcos Donadon / Plinio A. Bergamo Junior Troller T4 Arapongas/PR 3341

10º 33 Flávio R. Kath / Rafain Walendowsky Troller T4 Tdi 3.0 Brusque/SC 3371

CATEGORIA SÊNIOR

PILOTO/ NAVEGADOR CARRO CIDADE PTOS

55 Ivan Terni / Thiago F. da Silva Pajero Full São Paulo/SP 3149

30 Decio L. Toso / Claudemir Dalmolin Mitsubishi Pajero Realeza/PR 3175

69 Marcos J. A. Bezerra / Antonio A. Bezerra Neto Troller T4 Ponta Grossa/PR 3230

64 Fernando P. da S. / Alexandre W. Dalssoto Troller T4 Ponta Grossa/PR 3272

49 Iran V. de Paula / José E. M. de Paula Troller T4 Sumaré/SP 3376

51 Ricardo Prestes / Igor D. Kritski Mitsubishi Pajero Ponta Grossa/PR 3739

61 Acyr A. Becker / Fernanda Becker Troller T4 São Bento do Sul/SC 3783

72 Cícero R. Kuntz / Rosni V. Ferreira Troller Guarapuava/PR 4081

54 Rodrigo Meinberg / Renato Meinberg Troller T4 Santana Parnaíba/SP 5355

10º 66 Valdir de Mello / Lucas de Mello Mit. Pajero 3000 Realeza/PR 5437

CATEGORIA JEEP

PILOTO/ NAVEGADOR CARRO CIDADE PTOS

81 João A. Szatkoski / Alberto V. Szatkoski Jeep Ford Foz do Iguaçu/PR 10118

82 Marcos O. Nunes / Marcos V. Nunes Willys Jeep Curitiba/PR 262436

47 Juvenil S. de Souza / Igor Ratkoski Jeep Curitiba/PR 565590

CATEGORIA JUNIOR

PILOTO/ NAVEGADOR CARRO CIDADE PTOS

94 Fábio M. Ribas / José K. F. Ferreira Mitsubishi Pajero Guarapuava/PR 5691

86 Marcos L. de O. Pacheco / Pedro L. S. Pacheco Mitsubishi L200 Niterói/RJ 6644

87 Sérgio R. de Moraes / Ricardo Brescancini Troller T4 Curitiba/PR 11528

93 Luciano Daleffe / Anderson Muller Mitsubishi Tr4r Guarapuava/PR 12021

88 Cecílio Luz Jr. / Emerson Luz Troller T4 Apucarana/PR 14143

90 Emilson Menarin / Mario J. O. Podolan Ford Ranger Castro/PR 25425

92 Reginaldo Melhado / Luiz A. Bellusci Land Rover Def.90 Londrina/PR 26546

91 Guilherme J. Reijers / Raul G. Reijers Suzuki G. Vitara Andradas/MG 32548

96 Agnaldo A. dos Reis / André H. L. dos Reis Troller T4 Apucarana/PR 38927

10º 83 Edinei J. Bordignon / Adriano A. Spessato Ford F-75 Palotina/PR 111496


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Largando de Castro com destino à Curitiba

Às 06h30, quando a grande maioria dos competidores, das equipes de apoio e parte da organização ainda dormiam, a equipe dos carros abre trilhas já estava na estrada, percorrendo as trilhas que levariam os competidores até o neutro em Bateias e depois, até a grande chegada em Curitiba. Um trabalho cansativo e minucioso, onde a grande responsabilidade era garantir segurança no trajeto que seria percorrido pelos competidores nas duas últimas etapas do XV Transparaná, a partir das 8 horas de sexta-feira (30), com a largada acontecendo em Castro.

Trecho com muito barro, poças de água e atoleiros, que exigiu dos pilotos muita perícia nas curvas derrapantes e dos navegadores atenção dobrada ao indicar a tulipa a ser seguida, tomando cuidado com os laços e com locais onde estavam fixadas as bandeiras sinalizadoras de conversão. Após várias pontes e algumas porteiras, o primeiro grande obstáculo que esperava pelos competidores estava na fazenda do Sr. Valdelino, onde um trecho em subida de aproximadamente 580 metros de erosão, com grandes facões (valetas profundas), colocou à prova toda a técnica e perícia dos pilotos.

Após trilhas por morros com plantações de pinus, os competidores passaram pelo pequeno vilarejo de Carazinho Serrinha, seguindo em direção a Sete Saltos de Baixo. Antes da chegada em Santa Cruz, a equipe abre trilhas precisou sinalizar as encostas dos morros, pois o risco de desmoronamento era constante. O triste cenário ficou por conta dos fornos clandestinos de carvão vegetal e da extração ilegal de pedras para calçamento. Passadas 4h49m59s de prova, o neutro de 30 minutos para abastecer e lanche ficava na cidade de Bateias, encerrando assim a 9ª etapa da prova.

A décima e última etapa saiu de Bateias com destino à Curitiba, onde percorridos 5 km e 363 metros, após uma conversão à esquerda, um trecho em descida com extenso lajeado aguardava os pilotos. O trecho de pedras soltas e escorregadio estava úmido devido às constantes chuvas. Foi um festival de derrapadas, solavancos, onde muitos carros acabaram indo de encontro aos barrancos laterais da trilha. Pura adrenalina e sangue frio. Nas proximidades da cidade de Campo Magro, margeando a Estrada do Cerne, mais atoleiros e extensas plantações de milho exigindo atenção das equipes.

Com 07h14m50s de prova os carros de competição entraram pelo bairro Lamenha Pequena, em Curitiba, seguindo em direção ao Pórtico do XV Transparaná 2009, que estava fixado em frente do Palácio Iguaçu, na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, onde uma grande festa esperava pelos competidores. O 1º carro a cruzar o pórtico, foi da dupla curitibana Edson Magnett e Rone Branco, do carro 18.


--
Novo Conceito - Assessoria em Comunicação
Rua 24 de Maio, 1087 - Rebouças - Fone/Fax: (41) 3333-8017 e Cel. 9683-1526
Jornalista responsável - Maria Isabel Maranhão Ritzmann - MTB 5838 - Cel. (41) 9957-1547
Jornalista Zinho Gomes - Cel. (41) 8477-7297
Fotógrafa Mary Derosso - Cel. (41) 9683-1524
Repórter Fotográfica Heloísa Rego - (41) 9688-2866
Secretária Joana D'ark de Souza - Cel. (41) 9678-2195

Nenhum comentário: