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quinta-feira, 12 de março de 2009

NA VITÓRIA DA EQUIPE RM/VW , FELIPE GIAFFONE DESTACA A NOVA TRANSMISSÃO ZF 6S 1700



Para o vencedor da primeira prova da Fórmula Truck deste ano, câmbio tornou os caminhões mais rápidos, especialmente nas largadas

Sorocaba (SP), 10 de março de 2009 - A nova caixa de câmbio ZF 6S 1700, especialmente desenvolvida para competição – mais compacta, leve e com escalonamento de marchas para competição – foi o fator decisivo para os caminhões Volkswagen Constellation, da, equipe RM, estabelecerem conquistarem a primeira, a segunda e quarta colocações na corrida de abertura da temporada da Fórmula Truck deste ano, disputada no último domingo, dia 8, no Autódromo de Guaporé, RS.
“Com escalonamento de marchas desenvolvido especialmente para a F-Truck, engates mais rápidos e muita precisão, o câmbio ZF 6S 1700 proporcionou maior agilidade aos veículos nas largadas e nas saídas de curvas, o que determinou a vantagem dos caminhões Volkswagen Constellation sobre os adversários”, salientou Renato Martins, campeão da Fórmula Truck de 2007.

Além da vitória de Felipe Giaffone, a equipe RM conquistou o segundo lugar com Renato Martins e a quarta posição com Valmir Benavides. Débora Rodrigues, também piloto da equipe, foi prejudicada pelo estouro de um pneu e concluiu a prova na décima quinta posição.

Giaffone explicou que a grande vantagem foi a resposta muito mais rápida às acelerações, especialmente nas largada que marcam as corridas da Fórmula Truck. “Nesses momentos, os atributos da transmissão ZF 6S 1700 fizeram a diferença e permitiram aos pilotos dos caminhões Volkswagen Constellation neutralizar a desvantagem de potência em relação aos caminhões com motores de maior cilindrada (capacidade volumétrica). Tenho a certeza de que a transmissão ZF vai nos ajudar, ao longo de todo o ano, para lutarmos pela conquista do título”, afirmou Giaffone.

Segundo Renato Martins, as transmissões ZF 6S 1700 contribuíram para as vitórias da equipe RM por três anos consecutivos. “Com a mudança do regulamento no ano passado, o uso destas transmissões foi vetado e a equipe, infelizmente, não repetiu os resultados dos anos anteriores. Este ano,com o novo regulamento, as transmissões voltaram a ser usadas e já mostraram logo na primeira corrida que, junto com o bom acerto do veiculo, são diferenciais importantes.

A transmissão ZF 6S 1700 é uma caixa de câmbio extremamente compacta, com cinco velocidades, comprimento de 780 mm; largura de 370 mm e peso de 180 kg. Essas características contribuíram para o motor transmitir às rodas de tração maior potência e melhor aproveitamento.

Laboratório de testes

A transmissão ZF 6S 1700 de competição é uma caixa de câmbio com cinco velocidades, desenvolvida nas corridas de Fórmula Truck, que a empresa utiliza como laboratório de testes.

Além dos caminhões da equipe RM, a ZF presta suporte técnico e produtos aos caminhões , Iveco Stralis, da Scuderia Iveco e a alemã MAN, que passou a competir na atual temporada com o piloto austríaco Egon Algaüer. Em todas as etapas, uma equipe de engenheiros da ZF acompanha treinos e corridas e presta suporte técnico às equipes que utilizam produtos ZF.

Crédito da foto: Orlei Silva/RF1



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