Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Rally Caminho Novo Blindex Off-Road: uma homenagem ao Brasil

As 2ª e 3ª etapas da Copa Mineira passarão por trilhas do Caminho Novo

Prova realizada entre Juiz de Fora, São João del Rei e Belo Horizonte traz no nome a importância histórica das trilhas pelas quais a competição passa todos os anos. Saiba o motivo do evento chamar-se Caminho Novo

22 de julho de 2009 – Um nome sempre tem uma razão de ser. E os idealizadores do Rally Caminho Novo, Leonardo Vieira e Weidner Moreira, não escolheram essa denominação pelo fato de ser bonito ou atraente, mas sim, porque todos os anos, o percurso deste rali de regularidade abrange uma região de grande importância para a história do Brasil; e claro, isto não poderia passar despercebido.

Entre os dias 24 e 26 de julho, acontecem as 2ª e 3ª etapas da Copa Mineira de Rally 4x4, e cerca de 70 equipes pertencerão a um mundo que concilia competição, aventura, natureza, modernidade e história. As três cidades sedes que compõe a rota do rali – Juiz de Fora, São João del Rei e Belo Horizonte, MG –, também fizeram parte de um roteiro muito utilizado pelos tropeiros, nomeado pela Coroa Portuguesa de "Caminho Novo” (construído em 1703).

Na época da exploração do ouro e pedras preciosas, três importantes caminhos no Sudeste do País se perpetuaram como Estradas Reais: o Caminho da Bahia (Bahia e Minas Gerais), o Caminho Velho (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) e o Caminho Novo (Rio de Janeiro e Minas Gerais).

A viagem no Caminho Velho demorava aproximadamente 45 dias, além disso, apresentava perigo às comitivas carregadas de mercadorias e, no trecho marítimo, era alvo fácil para ataques de piratas e corsários. O percurso era íngreme e ocorriam diversos acidentes.

Para reverter essa situação, o governo português estimulou a abertura de um outro trajeto até as minas, exclusivamente terrestre. O Caminho Novo passou a ligar o Rio de Janeiro à Ouro Preto, em 15 dias. O desbravador deste território foi Garcia Rodrigues Paes, filho do bandeirante paulista Fernão Dias.

O Caminho Novo passava pela Zona da Mata Mineira, que antes era habitada por poucos índios das tribos Coroados e Puris. As suas margens foram instalados diversos postos oficiais de registro e fiscalização do ouro transportado em lombos de mulas, dando origem aos municípios de Barbacena e Matias Barbosa.

No Rio de Janeiro, este itinerário descia a serra pelos atuais distritos de Avelar e Werneck até cruzar o rio Paraíba do Sul, onde hoje está a cidade de Paraíba do Sul. Em território mineiro, seguia por Juiz de Fora, São João del Rei (passagem dos dois caminhos) até atingir a região de Vila Rica (Ouro Preto). A partir desse ponto, em Ouro Branco, podia-se retomar o Caminho Velho até o arraial do Tejuco (Diamantina), com ramificações para a fazenda Meia Ponte (Pirenópolis, GO), Vila Boa de Goiás e Bahia.

São João del Rei é um grande acervo desse retrato do Brasil. Ao chegar no sábado a tarde, os competidores terão a oportunidade de conhecer a arquitetura do local e passear pelas ruas calçadas de pedras do centro histórico.


O rali e o Caminho Novo

Parte dos 551 quilômetros da competição passará por essa Estrada ou próximo a ela. Onde há mais de três séculos as caravanas de mulas e tropeiros demoravam semanas para percorrer, neste final de semana, pilotos e navegadores a bordo de seus 4x4 levarão apenas dois dias (com pausa).

Para quem está interessado em participar de um dos grids mais competitivos do Brasil e vivenciar com essa turma a história do País, ainda há tempo. As categorias disponíveis são Super Máster, Máster, Sênior e Turismo Light. As inscrições podem ser feitas no site www.caminhonovooffroad.com.br . Para mais informações envie mensagem para: leovfranco1@gmail.com e contato@jeepclubmg.com.br.


Programação

24 de julho – sexta-feira

18h às 21h – Juiz de Fora - Faculdade Suprema - Largada promocional e vistoria.

25 de julho – sábado

8h às 10h – Juiz de Fora - Faculdade Suprema – Briefing, instalação do GPS/RASTRO, largada e o tradicional "Rallyzinho” em circuito fechado (largada do Carro 1 às 9h01).
12h às 14h – Neutralizado em Santa Rita de Ibitipoca – Lima Duarte.
15h às 19h – Chegada em São João Del Rei, no Largo São Francisco, com shows musicais e apuração do primeiro dia.
Pernoite em São João Del Rei.

26 de julho – domingo
8h às 9h – São João Del Rei – Largo São Francisco - largada do segundo dia.
11h às 13h – Neutralizado em Lavras Novas – Ouro Preto.
15h às 19h – Chegada em Belo Horizonte, com "Rallyzinho” – Restaurante El Fuego no Alphaville - apuração e premiação.


Evento também será válido como fase classificatória para a Copa Brasil
Off-Road

Rally Caminho Novo Blindex Off-Road explorará as belas serras de
Minas Gerais

O 6º Rally Caminho Novo Blindex Off-Road tem patrocínio de Blindex, Faculdade Suprema, Grupo Almar e Fidens. Apoio de Térmica embalagens para alimentos, Pestana, Chamonix, Ripress, Mendes e Mendes, SP Imports, Concer, Carrocerias São Pedro, Restaurante El Fuego, Laboratórios Cavalieri, Delfor Veículos, Reflexão Alumínio e Liberdade de Ideias – Assessoria de Imprensa


Informações à imprensa:

Isis Moretti - Mtb: 36.471
(11) 2213-1190
(11) 8308-7141
isis.moretti@liberdadedeideias.com.br
Fotos:Marcilio Neves; Aelson Amaral

Nenhum comentário: