Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Carioca Off-Road: velocidade, poeira, balaios e areia


Na Turismo, os melhores foram Eduardo Barros e Cláudio Samel

A 6ª etapa do certame aconteceu ontem em Niterói, RJ. As médias de velocidade foram justas, pedindo sincronismo entre piloto e navegador. A temporada 2009 segue agora para a fase decisiva


20 de setembro de 2009 – Um sábado de disputa intensa! A 6ª etapa do Carioca Off-Road aconteceu ontem, 19 de setembro, em Niterói, RJ, e teve um grid de 73 competidores, divididos nas categorias Graduados, Turismo, Turismo Light, Velhos Guerreiros, Expedition, Bajas e Quadriciclos. Trata-se de um evento que reuni algumas das tribos do off-road, a fim de atender a todos os tipos de gostos.

O percurso teve 115 quilômetros que passaram pelas regiões de Santa Isabel, Curuzu e Maricá. A largada do primeiro carro aconteceu às 10:00 horas no Posto Ipiranga, localizado na Avenida Central, na Praia de Itaipu.

O roteiro percorreu algumas serras, com terreno que apresentou erosões, buracos, cascalho e muita poeira. Dentro da Fazenda Santa Edwiges (destinada a pecuária, reflorestamento de eucalipto e lavoura em geral), pilotos e navegadores encararam uma sequência de laços e pegadinhas. Este trecho pediu máxima concentração, pois devido ao campeonato estar na reta final, cada segundo é de extrema importância para aqueles que lutam pelo título da temporada, portanto erros são inadmissíveis.

Quando os off-roaders deixaram a serra, a praia com seu imenso tapete de areia estava ali para ser superada. Manobras constantes para não deixar o veículo atolar, correções no hodômetro (devido o giro falso do pneu neste tipo de solo), dunas e vegetação que confundiam bastante a rota a ser seguida. Do começo ao fim do rali, as médias de velocidade foram justas "A areia, sem dúvida, foi a parte mais difícil da corrida. Mas foi sensacional; técnica, experiência e habilidade sempre são itens que destacam um vencedor”, analisou o piloto Lucas Gamba. A chegada foi na Praia de Charitas, no Restaurante Belle Ville.



Os vencedores


Para quem deseja competir ou apenas procura lazer em clima de aventura em meio a natureza, o Carioca Off-Road é o evento certo. Mas subir no pódio, é somente para aqueles que estão concentrados e buscam superar os próprios limites.

Na Graduados, os campeões foram Gilberto Gonzáles e Flávio Bisi. "Entre terra e areia, se não houvesse raciocínio rápido e entrosamento da dupla, seria impossível completar a prova”, opinou o navegador Bisi. Em segundo lugar ficaram Magno Aragão e Paulo Renato, e em terceiro Alcedir Nunes e Pedro de Oliveira.

Na Turismo, ganharam Eduardo Barros e Cláudio Samel, com Pedro Ivo e Alessandro Pinto, e Luiza Costa e Rogério Kuhn, em segundo e terceiros lugares, respectivamente.

Na Turimos Light, a melhor equipe foi Cláudio e Mara Narcizo, líder na categoria e que precisa apenas participar da última etapa para confirmar o título do campeonato. Na segunda e terceira posições apareceram Jorge Thirige e Milene Soares, e Lucas Gamba e Leonardo Martins. "Esse foi o rali mais difícil de 2009, primeiro pelo número de participantes, e segundo, por conta do grau de dificuldade técnico do trajeto. Vencemos graças a parceria do time, a confiança que temos um no outro e porque estivemos 100% focados na disputa. Ganhar uma corrida como essa é muito bom”, comemorou a navegadora, batendo a mão no lado esquerdo do peito.

A etapa de encerramento do Carioca Off-Road será realizada em Araruama, RJ, no dia 7 de novembro.



Classificação da etapa


Graduados


1º Gilberto Gonzáles e Flávio Bisi, Petrópolis, RJ / Juiz de Fora, MG, 112 pontos perdidos
2º Magno Aragão e Paulo Renato, Niterói, RJ / Juiz de Fora, MG, 138 pontos perdidos
3º Alcedir Nunes e Pedro de Oliveira, Juiz de Fora, MG, 180 pontos perdidos
4º Hércules Bruno e Mirela Nespoli, Rio de Janeiro, RJ, 182 pontos perdidos
5º Ioannis Slavieiros e Marcelo Souza, Niterói, RJ, 203 pontos perdidos


Turismo


1º Eduardo Barros e Cláudio Samel, Niterói, RJ, 78 pontos perdidos
2º Pedro Ivo e Alessandro Pinto, Rio de Janeiro, RJ, 127 pontos perdidos
3º Luiza Costa e Rogério Kuhn, Rio de Janeiro, RJ, 148 pontos perdidos
4º Carlos Gonçalves e Evaldo Nespoli, Niterói, RJ, 222 pontos perdidos
5º Elcio Motta e Cláudio Nicolau, Rio das Ostras, RJ, 399 pontos perdidos


Turismo Light


1º Cláudio Narcizo e Mara Narcizo, Rio de Janeiro, RJ, 440 pontos perdidos
2º Jorge Thirige e Milene Soares, Rio de Janeiro, RJ, 445 pontos perdidos
3º Lucas Gamba e Leonardo Martins, Rio de Janeiro, RJ, 464 pontos perdidos
4º Marcos Vinicius Castelan e Roberta Jorge Castelan, Rio de Janeiro, RJ, 692 pontos perdidos
5º Luis Carlos Cortes e Rodrigo Xavier Ferreira, Rio de Janeiro, RJ, 702 pontos perdidos

O Campeonato Carioca tem supervisão da Livre Brasil – Liga Independente de Velocidade e Regularidade do Brasil. Tem patrocínios de: SP Imports, Ipiranga Lubrificantes, Chico Gerais Alimentos Finos, Daflon Pneus, BF Goodrich, Natsu Mitsubishi, GBG Pneus, AnaAnatur Transportes. Apoio: CDE – Comissão de Desportos do Exército –, Liberdade de Ideias - Assessoria de Imprensa, Grupo O Fluminense, Prefeitura Municipal de Niterói, CCR Ponte e Validarte. Divulgação: Revista 4x4&Cia

Categoria Baja estreou no Carioca: José Raposo e Luiz Freitas
faturaram a etapa

Cláudio e Mara Narcizo venceram mais uma etapa e estão com a
mão na Taça 2009

A 6ª etapa do Carioca Off-Road reuniu 73 equipes em Niterói, RJ

Gilberto Gonzáles e Flávio Bisi foram os campeões na Graduados


Isis Moretti - Mtb: 36.471
(11) 2213-1190 (11) 8308-7141
Fotos: Doni Castilho/Dfotos




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: