Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Granja Viana – Giuliano Raucci conquista mais dois importantes títulos em sua (já) laureada carreira




No ultimo final de semana (7 e 8/11) o jovem kartista paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) disputou no Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia – na região metropolitana de São Paulo -, a rodada final dos “play-offs” do maior certame regional da modalidade no Brasil, a Copa São Paulo de Kart Granja Viana, fechando a temporada com mais dois importantes títulos adicionados ao seu palmarés.

Embora seja uma classe de entrada no mundo da velocidade, certamente a categoria Cadete é a mais competitiva categoria do kartismo brasileiro, a mais repleta de alternativas em suas provas que não raro decidem-se apenas na linha de chegada e com diferenças de tempos perceptíveis apenas pelos sensores eletrônicos. Com tocadas dignas de grandes pilotos, garotos com idade entre oito e onze anos voam pelas pistas do Brasil, esbanjando talento nato nas ferrenhas disputas por cada centímetro de pista, por cada posição arduamente conquistada e por cada importante pontinho na tabela de pontos dos campeonatos. Qualquer erro, qualquer pequeno “tropeço”, pode determinar o sucesso, ou insucesso na conquista dos títulos.

Aos dez anos de idade, o kartista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) é, reconhecidamente, um dos destaques de sua geração no panorama nacional. Em cinco temporadas como esportista, o “Dollynho” – como é conhecido nas pistas o piloto – vem conquistando vitórias e arrebatando títulos regionais e nacionais com uma freqüência verdadeiramente avassaladora por todas as classes que competiu.

Todavia sua temporada 2008 de Cadete na Granja Viana começou com dois graves reveses. Detectada uma irregularidade técnica em seu kart na primeira das dez etapas, Giuliano viu-se desclassificado da etapa inicial e, pior ainda, sem poder utilizar o resultado negativo como descarte obrigatório entre as sete etapas que integraram a fase classificatória, que definiu os dez classificados para a disputa do titulo no “play-off”, composto pelas três rodadas finais do certame regional paulista. Para piorar ainda mais sua situação na tabela de pontos, Raucci ficou sem pontuar também na terceira etapa, após ser alijado da corrida por outro competidor.

Determinado, o jovem kartista paulista não esmoreceu e partiu para a recuperação no campeonato com fantásticas atuações que determinaram o encerramento da fase classificatória como vice-líder do campeonato, atrás apenas de Matheus Jacques. Separados por apenas cinco pontos de diferença, Giuliano Raucci e Matheus Jacques lutaram bravamente nas duas primeiras etapas do “play-off” e chegando à finalíssima separados pelos mesmos cinco tentos. A corrida final do “play-off”, a prova de encerramento do campeonato de 2009 cristalizaria entre ambos quem seria o campeão e quem seria o vicecampeão do ano. Na extremamente competitiva Cadete, tudo poderia acontecer.

Porém a sorte dos competidores acabou não sendo decidida pelo talento e pela competência na pista. Na tomada de tempos classificatórios que definiu a ordem de largada, Giuliano ficou com a quinta posição e a certeza que o motor que recebera através do sistema de sorteio obrigatório não tinha um rendimento competitivo.

Com o rendimento comprometido pela unidade propulsora, Giuliano Raucci nada pode fazer na corrida vencida por Lucas Annuzza e com Matheus Jacques na segunda colocação. Com o resultado final, Jacques conquistou o titulo de campeão da categoria e Giuliano Raucci ficando com o vicecampeonato.
“Infelizmente tivemos problemas com o motor sorteado na etapa final, o que acabou tirando todas as nossas possibilidades de uma luta direta pelo titulo. Mas estamos felizes pela conquista do vice campeonato, pois foi construído com muito esforço ao longo do ano para reduzir a desvantagem que tínhamos com os problemas no inicio da temporada. De qualquer forma o titulo de campeão ficou em boas mãos, pois o Matheus Jacques foi um grande competidor e um adversário leal ao longo do ano”, esclareceu Victor Chiarella, chefe da equipe KartZoom, responsável pelos ajustes no micromonoposto de Giuliano Raucci.

Vicecampeão também na Super Cadete

Criada este ano na Copa São Paulo de Kart Granja Viana e aos moldes da categoria norte-americana Rotax MiniMax, a Super Cadete preenche uma lacuna que havia no cenário nacional entre a Cadete, com chassis “pequeno” e motor quatro tempos de 5,5hp e a Junior Menor, já com chassis “grande” e potentes motores de 125cc.

Buscando tão somente fazer corretamente seu aprendizado, Giuliano Raucci partiu para uma temporada de jornada dupla, competindo ao mesmo tempo na Cadete e na Super Cadete do certame regional.

Com duas vitórias, seis vezes conquistando o segundo lugar e uma finalização na terceira posição, o “Dollynho” garantiu mais um vicecampeonato em 2009 nas duas corridas finais do “play-off”, disputadas neste final de semana – no sábado 7/11 a nona etapa e no domingo 8/11 a rodada final -, provando que o aprendizado foi mais que bem realizado, eis que para sua conquista não precisou valer-se de expedientes discutíveis como seu principal oponente, que valeu-se da contratação em regime de exclusividade de todo o “staff” de um fabricante de chassis (que aéticamente passou a dificultar a entrega de karts e componentes para os demais competidores) e enviando seus propulsores para serem preparados nos Estados Unidos, enquanto todos os demais concorrentes valiam-se dos préstimos de mão de obra “caseira”.

Na pratica classificatória do sábado (7/11), que determinou as posições de largada na corrida da nona etapa (segunda do “play-off”), Giuliano Raucci garantiu a segunda posição do partidor. Autorizada a largada, Giuliano recebeu forte pressão de Vinicius Papareli antes da tomada da primeira curva e sem conseguir a trajetória ideal, acabou ultrapassado por vários competidores, caindo para a sexta colocação.

Nas voltas seguintes o Dollynho impôs ritmo de classificação em sua corrida, cravando a volta mais rápida da prova e reconquistando uma a uma as posições perdidas na largada, para completar a corrida na segunda colocação a 0s838 do vencedor.

O posicionamento de chegada nessa prova serviu como ordem de alinhamento para a prova do domingo e partindo novamente da segunda colocação, Raucci tinha expectativa de encerrar a temporada da Granja Viana com mais uma vitória. Todavia, na largada, Giuliano mais uma vez recebeu forte pressão antes da tomada da primeira curva, tendo de disputar a forte freada da primeira variante com Lucas Vieira e Vinicius Papareli. Vieira conseguiu a preferência da tomada, contornando a primeira curva na segunda colocação, com Raucci e Papareli praticamente emparelhados em terceiro.

Porém ao termino da volta inicial Giuliano Raucci já estava ocupando a segunda posição. A partir de então tratou de imprimir forte ritmo, buscando reduzir a desvantagem para o líder da corrida, todavia o motor de preparação “tupiniquim” de Giuliano Raucci não conseguia fazer frente para o propulsor das estrelas norte-americano, que permitia ao líder da corrida dedicar-se a apenas “administrar” a vantagem obtida.

Embora Giuliano Raucci tenha, novamente, estabelecido a volta mais rápida da corrida, não houve como fazer frente ao oponente e completou a prova de encerramento da Super Cadete de 2009 ocupando a segunda colocação, para confirmar o bom aprendizado e garantir o titulo de Vicecampeão.
“Nitidamente houve duas óticas diferentes neste primeiro campeonato da Super Cadete. Enquanto praticamente todos preocuparam-se em fazer da categoria uma classe de custos módicos e bom aprendizado, um dos competidores dedicou-se unicamente a conquistar o titulo de campeão. Para tanto valeu-se de todos os expedientes lícitos, mesmo que eticamente condenáveis. Estamos mais que satisfeitos com o resultado final, já que os meninos demonstraram ao longo do ano uma grande evolução técnica e que a categoria é viável, desde que feitos pequenos ajustes para o próximo ano”, dissertou Rogério Raucci, piloto da veloz categoria Shifter Sixpeed, um dos maiores incentivadores do esporte no Brasil e pai do jovem piloto paulista.

No próximo domingo (15/11), Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) disputa em Aldeia da Serra a rodada dupla de encerramento do Campeonato Paulista de Kart.

Confira os resultados da Cadete e Super Cadete nas finais da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

Cadete
1.- Lucas Annuzza, com 12 voltas em 12m14s925
2.- Matheus Jacques, a 0s107
3.- Lucas Lima, a 3s298
4.- Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom), a 4s605
5.- Luca Castiglia, a 6s377
6.- Vinicius Paparelli, a 8s043
7.- Cauê Arias, a 9s029
8.- Leonardo Baran, a 9s189
9.- Pedro Melicia, a 10s236
10.- Bruno Guidetti, a 13s564
11.- Lucas Pereira, a 14s075
12.- João Felipe Marques, a 16s958
13.- Leonnardo Raucci, a 33s338
14.- Gabriel Perez, com 10 voltas
15.- Luciano Franklin, com 3 voltas
16.- Matheus Muniz, a 1s508
17.- Felipe Ortiz, sem tempo
Pole Position: Vinicius Paparelli, com 57s368
Melhor Volta: Lucas Annuzza, com 57s405

Super Cadete 1ª Bateria
1.- Rafael Martins, com 13 voltas em 12m10s818
2.- Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom), a 3s040
3.- Lucas Vieira, à 3s865
4.- Vinicius Paparelli, à 6s175
5.- Pedro Cardoso, à 36s275
6.- Sergio Serrano, sem tempo
Pole Position: Rafael Martins, com 53s167
Melhor Volta: Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom), com 53s208

Super Cadete 2ª Bateria
1.- Rafael Martins, com 13 voltas em 12m12s674
2.- Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom), a 0s838
3.- Pedro Cardoso, à 10s638
4.- Lucas Vieira, à 10s950
5.- Vinicius Paparelli, à 12s258
6.- Sergio Serrano, à 15s871
Melhor Volta: Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom), com 53s483


PlanetKart Marketing Esportivo
Texto e foto: Cláudio Reis
Contatos: (13) 3353-1003/ 8526-7234




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: