Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Filip Polc e Luana Oliveira são coroados no Monte Serrat

O eslovaco Filip Polc é coroado como campeão
da 8ª Descida das Escadas de Santos



Wallace Miranda, que havia marcado o melhor tempo na semifinal, foi o terceiro colocado


Depois de deixar a Europa em um dos invernos mais intensos dos últimos anos, o eslovaco Filip Polc chegou ao Brasil para enfrentar o forte calor da Baixada Santista e grandes pilotos brasileiros e internacionais na 8ª edição da Descida das Escadas de Santos. Na Superfinal deste domingo (7), o competidor foi o único a baixar o tempo do percurso de um minuto - fechou em 59s152 -, o que lhe garantiu a primeira posição e o recorde absoluto do maior torneio de Downhill Urbano do país.

A prova - transmitida ao vivo pela TV Globo - foi realmente emocionante. A segunda posição ficou para o australiano Mick Hannah, com a marca de 1min00s158, seguido pelo brasileiro Wallace Miranda, que finalizou com 1min00s251. O catarinenses Doron Cattoni (1min01s007) e Markolf Berchtold (1min01s456) fecharam os cinco primeiros.

Com 27 anos, Polcster, como é conhecido o novo campeão da Superfinal, se mostrou muito satisfeito por ter vencido uma competição tão difícil. "Estou muito feliz. Essa é minha primeira vez em Santos, alguns já participaram oito vezes, e hoje eu venci. Nos primeiros dias, meu tempo era aproximadamente 1min17s, e hoje fiz menos de um minuto. Toda a competição foi muito legal, bem estruturada, com cobertura da imprensa e publicidade. E a energia que o público passa é demais, depois de um bom salto você pode ouvir a empolgação de todos", garantiu Polc, que foi o segundo colocado na semifinal, também realizada neste domingo, com o tempo de 1min00s208 - apenas a oito milésimos de segundo atrás de Wallace, que teve a melhor marca antes da Superfinal.

Bicampeão da prova, o piloto de Aparecida, de 24 anos, esperava o título, mas ressaltou o nível técnico apresentado pelos pilotos. "Durante o primeiro treino de hoje estava um pouco nervoso, mas depois foi tudo bem. Estou triste por não conseguir o tricampeonato esse ano, mas satisfeito por competir de igual para igual com os estrangeiros. Eles estão entre os cinco melhores do mundo, então, o nível é bem alto", analisou Wallace. "A pista está mais rápida e eu consegui melhorar meu tempo. Mas valeu muito pelo evento, toda a estrutura e a festa, isso foi legal", completou.

Mick Hannah, australiano de 26 anos e segundo colocado na competição, também elogiou o evento e prometeu retornar para as próximas edições. "Hoje foi muito bom, estou bem feliz. Apesar de ter cometido alguns erros durante minha descida, fiz um bom tempo. Espero voltar no ano que vem e me divertir como eu fiz nesse fim de semana".

Na categoria feminina, apesar de todos os problemas enfrentados desde a sexta-feira (5), que incluíram dois pneus furados e panes no câmbio da bicicleta, Luana Oliveira venceu as adversidades e conquistou o bicampeonato. Com o tempo de 1min14s005 - cerca de quatro segundos abaixo de seu tempo de ontem -, a piloto natural de Itu, no interior de São Paulo, garantiu o título à frente da estadunidense Melissa Buhl e da brasileira Vanessa Azevedo, respectivamente.

"Estou impressionada com o resultado. Depois do azar de ontem, hoje foi tudo ótimo. Fui dormir tensa, cansada e com o corpo muito dolorido. Foi uma prova de superação. Eu cometi um erro no início da volta e acho que meu tempo poderia ser melhor e é o que eu espero para o ano que vem. Baixei minha marca em quatro segundos em comparação a 2008, a única prova que participei aqui em Santos e também tive o privilégio de vencer", falou a competidora de 18 anos.

Na segunda posição, Melissa marcou o tempo de 1min16s004, seguida por Vanessa (1min19s855), Daniela Zammataro (1min27s207) e Bruna Ulrich (1min45s052). "O dia hoje foi muito bom e divertido. Óbvio que todo mundo quer vencer, mas a Luana estava muito rápida. Estou satisfeita com o meu resultado. É minha quarta participação e cada vez a pista está cada vez melhor e as meninas mais rápidas. Adoro competir no Brasil", narrou a vice-campeã.

Já Bruna lamentou os problemas enfrentados com o equipamento na Superfinal, que resultaram na quinta posição. "Fiquei frustrada. O pneu furou logo na primeira reta. Estava muito confiante e tranqüila e acreditava que poderia baixar meu tempo. Ontem eu estava fazendo uma volta muito boa, com tempo que seria inferior ao da minha volta mais rápida, que foi a melhor do sábado, mas o pneu furou no final", completou a piloto de 19 anos, que conquistou a melhor marca do sábado entre as mulheres, com 1min16s207.

Confira o resultado final da categoria Elite Masculina:
1. Filip "Polcster" Polc (Eslováquia) - 59s152
2. Mick Hannah (Austrália) - 1min00s158
3. Wallace Miranda (Aparecida, SP) - 1min00s251
4. Doron Cattoni (Timbó, SC) - 1min01s007
5. Markolf Berchtold (Schroeder, SC) - 1min01s456
6. Leandro "Kbelinho" Campovilla (Louveira, SP) - 1min02s308
7. Antonio Leiva (Chile)- 1min02s508
8. Felipe Moraes (São Sebastião, SP) - 1min03s057
9. Brendon Fairclough (Inglaterra) - 1min03s209
10. Gabriel Oliveira (Pindamonhangaba, SP) - 1min04s204

A classificação da Elite Feminina
1. Luana Oliveira (Itu, SP) - 1min14s005
2. Melissa Buhl (Estados Unidos) - 1min16s004
3. Vanessa Azevedo (São Paulo, SP) - 1min19s855
4. Daniela Zammataro (São Paulo, SP) - 1min27s207
5. Bruna Ulrich (Ibirama, SC) - 1min45s052

b>Sobre a Time Eventos: A Time Mkt Eventos foi criada em 2002 com o objetivo de profissionalizar os eventos de ciclismo. Em oito anos, adquiriu know-how em outros esportes, como surf, bodyboard e skate. A empresa é responsável pela organização de alguns dos principais eventos de esportes radicais da Baixada Santista.

Sobre a ReUnion Sports & Marketing: Uma das agências de marketing esportivo que mais cresce no Brasil, a ReUnion Sports & Marketing atua no segmento desde 1992. Acumula experiência em diversas modalidades esportivas, consultoria a empresas e atletas. Desde 2007, a ReUnion é uma das empresas do Grupo ABC e atua como a agência de marketing esportivo da holding.

Sobre a Liesp: A Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp) foi fundada em 1998 com o objetivo de fomentar e divulgar a prática da modalidade em Santos e região. São mais de 10 mil atletas filiados e 100 projetos desenvolvidos em parceria com empresas, entidades, prefeituras das cidades do litoral de São Paulo, Governo Estadual e Federal.

Sobre a 8ª Descida das Escadas de Santos: O evento é uma realização da Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp), com Patrocínio Master: Guaraná Antarctica e Riachuelo. Patrocínio: Peugeot, Oi, Sedex, Wizard e Caixa Econômica Federal. Apoio: Karcher, Hipercor, HDI Seguros. Apoio: Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB), Prefeitura de Santos, Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat (SMMS), Time Eventos e ReUnion Sports & Marketing. O projeto tem o apoio do Ministério do Esporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte.


Fotos: Ximiti/Divulgação

Luana Oliveira superou os problemas e conquistou o
bicampeonato na prova

Bicampeão da prova, Wallace Miranda ficou em terceiro este ano

Pódio da Superfinal masculina da 8ª Descida das Escadas de Santos

Pódio da Superfinal feminina da 8ª Descida das Escadas de Santos



ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / Maria Domingues / Fábio Ometto / Mariana Viegas / Marcos Souza
11. 7283-3715 / 11. 3848.8670 / 8671
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: