Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Troféu da São Paulo Indy 300 leva assinatura de Paulo Soláriz

Troféu da São Paulo Indy 300


Apaixonado por corridas, relação do pintor e escultor com o automobilismo é antiga. Peça que será entregue aos melhores na pista tem São Paulo como inspiração


Em qualquer evento esportivo, o troféu de primeiro colocado é o objeto de desejo de todo competidor. E será assim também na São Paulo Indy 300. Mas com uma diferença: o troféu será uma verdadeira obra de arte. Criada pelo artista plástico Paulo Soláriz, a peça será entregue aos três primeiros colocados da primeira corrida da Fórmula Indy na capital paulista, marcada para o dia 14 de março.

Conhecido por seu envolvimento com o automobilismo, o pintor e escultor paulista já se aventurou nas pistas. Na década de 70, ele competiu em uma categoria de motovelocidade. Mas esteve intimamente ligado ao esporte a motor praticamente desde que nasceu. "Aos quatro anos de idade assisti à primeira Mil Milhas Brasileiras com o meu pai, que também adorava corrida. A gente morava no Canindé (Zona Norte da capital paulista), região onde o Camilo Christófaro (famoso piloto paulista de carreteira da primeira metade do século XX) morava também. Então eu cresci acompanhando o automobilismo e a evolução da indústria automotiva no Brasil", explicou Soláriz.

O artista revela que buscou inspiração na história paulistana para confeccionar os troféus que os três primeiros colocados da São Paulo Indy 300 receberão. "A idéia era fazer um troféu que representasse alguma característica de São Paulo. Como a cidade não tem nenhum ponto geográfico que sirva de inspiração, como o Rio de Janeiro tem o Pão de Açúcar ou o Corcovado, achei uma boa proposta mostrar o que São Paulo simboliza para as pessoas", contou. Por isso, a peça trará elementos familiares à cultura paulista e também brasileira, com referências aos Bandeirantes e aos trabalhadores que construíram o estado mais rico do País.

Muitas das obras de Soláriz são inspiradas no esporte a motor. O artista inclusive já lançou um livro inteiro com imagens de pinturas e esculturas inspiradas no tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna. Intitulado "Arte para Senna", o trabalho reúne um riquíssimo material elaborado pelo paulista ao longo de 12 anos.

Com um currículo de quase 50 exposições, entre mostras individuais e coletivas, e diversos prêmios, Soláriz tem obras de seu acervo em sedes de empresas importantes no Brasil, como as montadoras Peugeot, Kia, Volkswagen e Ferrari, além do Instituto Ayrton Senna. No exterior, seus trabalhos podem ser vistos na Escola de Pilotagem Martin Hines (na Inglaterra) e na sede da Sasol Oil Company, na África do Sul.

A São Paulo Indy 300 terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e BandNews FM.

Visite o site do evento: www.saopauloindy300.com.br

Siga a São Paulo Indy 300 no Twitter: www.twitter.com/indyemsaopaulo.

Fotos: Divulgação

Paulo Soláriz será o encarregado de fazer o troféu dos vencedores

Escultura feita por Paulo Soláriz com a Ferrari como tema



ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Leonardo Murgel/JoãoVasconcelos/Cleber Bernuci
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: