Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

VR-01 já está em Silverstone

Di Grassi está em Silverstone para os primeiros ensaios com o carro


Lançado na manhã desta quarta-feira (3), carro da Virgin Racing já está no circuito inglês para os primeiros testes, que serão realizados amanhã e sexta-feira (5)

Já tido como um dos mais belos carros da temporada 2010 da Fórmula 1, o VR-01 já está no circuito de Silverstone para seus primeiros testes, que serão conduzidos pelos pilotos Lucas Di Grassi (Clear/Eurobike/Locaweb/Schioppa/Ricardo Almeida) e Timo Glock. O primeiro ensaio está marcado para esta quinta-feira (4), e o brasileiro deverá guiar o carro na sexta (5).

O VR-01 foi inteiramente projetado e desenvolvido sob o uso do CFD (sigla em inglês para Dinâmica de Fluido Computacional, um software de simulação aerodinâmica de todos os componentes do carro), sem o recurso do túnel de vento. Apesar disso, os titulares da equipe passaram várias horas realizando testes no simulador da equipe, considerado um dos melhores da Fórmula 1.

"O nível de fidelidade do simulador é muito alto, pois trabalhamos com os mesmos índices que usamos na pista. Claro que ainda há alguns fatores, como aderência, clima vento e temperatura. Mas podemos testar componentes no simulador que sequer ainda foram construídos para o carro, e isso representa uma grande vantagem em termos de trabalho e também de redução dos custos", afirmou Lucas, que fará sua estréia na F1 em 2010 e é patrocinado por Clear, Eurobike, Locaweb, Schioppa e Ricardo Almeida.

"Só vamos ter uma idéia quando eu entrar com o carro na pista, mas temos que focar em melhorá-lo cada vez mais e em evoluirmos como equipe", disse. "As expectativas são bem realistas, e nosso objetivo no momento é ter um carro confiável, que termine as corridas. Aí vamos trabalhar para melhorar e chegar nas equipes de ponta, mas estamos confiantes em curto e médio prazo para evoluirmos".

Depois de Silverstone, opção da equipe para o shakedown do modelo por razões de proximidade da fábrica, a Virgin parte para a Espanha e realizará pela primeira vez seus testes junto das outras equipes do Mundial, ainda neste mês: dos dias 10 a 13 e 17 a 20 em Jerez de La Frontera, e entre os dias 25 e 28 em Barcelona.

Di Grassi afirmou que gostaria de estar com a equipe em Valência, onde aconteceram nos últimos três dias os testes com sete dos atuais times - Ferrari, McLaren, Mercedes, Renault, Sauber, Williams e Toro Rosso. "Quanto mais testes, melhor, ainda mais agora que o regulamento impõe uma série de restrições a testes após o início da temporada. Mas como ficamos até o último momento evoluindo o carro no computador, vamos testar nos outros dias disponíveis. O carro ficou pronto esta semana e foi um projeto começado do zero. E no estágio em que nos encontramos, já é muito bom termos o carro pronto. Vamos trabalhar para que tudo saia como o planejado", contou Lucas. Cinco das 13 equipes inscritas ainda não apresentaram seus modelos para a temporada 2010.

O VR-01 já é considerado um dos mais belos carros da temporada 2010 da F1. "A pintura proporciona uma bela integração da nossa marca como equipe e com nossos importantes parceiros comerciais. Mas ainda temos muito a trabalhar enquanto progredimos para nossa corrida de estréia no Barein, no próximo mês", afirmou John Booth, chefe da equipe.


Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com
*Para garantir o acesso às imagens, basta clicar no link "media", no canto inferior direito da página, e fazer o cadastro. Você receberá em seu e-mail um login e senha para conferir também as fotos do carro e dos pilotos


Fotos: Virgin Racing

Visão lateral do VR-01: carro completamente desenvolvido no computador

A partir do dia 10, Virgin se junta às outras equipes para testes na Espanha


ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/ Cleber Bernuci
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: