Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 30 de junho de 2010

No pódio também fora das pistas




Além de disputar a Copa Montana, Sérgio Jimenez também faz trabalho de coaching com pilotos de outras categorias

O piloto Sérgio Jimenez conquistou três pódios na última etapa da Porsche Cup em Interlagos, realizada há dez dias. Mas ele não estava ao cockpit. Naquele torneio, Sérgio presta assessoria de pilotagem aos pilotos Guilherme Figueroa e Tommy Soubihe - uma atividade conhecida como coaching no automobilismo. Com um quinto e um quarto lugares, Figueroa subiu ao pódio nas duas corridas da Porsche Cup 997, e Soubihe conquistou o segundo lugar na Porsche Cup Light 996.

"Foi bem legal. Foi um fim de semana excelente para mim como coach (treinador, em inglês). A Porsche Cup é uma categoria bem disputada, que, apesar de não ter pilotos profissionais, é para o pessoal que começou a correr tarde, mas tem algum talento e quer um carro potente. Estou fazendo um trabalho com o Guilherme desde o começo do ano. Na primeira etapa já conseguimos um pódio, e agora os dois pódios em Interlagos foram especiais, já que é uma pista em que todos andam bem, porque conhecem melhor o circuito, e ele nunca tinha feito dois pódios em um fim de semana. Então, ficamos bem contentes. Já com o Tommy, essa foi a segunda corrida que trabalhamos juntos. Na primeira, no Velopark (Rio Grande do Sul), conseguimos um quarto lugar. O segundo lugar aqui em Interlagos já demonstra um avanço. Foi muito bom", analisou Jimenez, que este ano tem patrocínio de GFS Software.

Desde 2004, quando não está competindo, Jimenez trabalha na preparação de pilotos, tanto iniciantes quanto amadores. Ele os orienta dentro e fora das pistas, ajudando-os a aprender a maneira correta de pilotar (comportamento na largada, aceleração, frenagem, etc), achar o melhor traçado da pista na corrida, os melhores pontos de ultrapassagem, como buscar o acerto ideal do equipamento e a adaptação a pneus novos, entre outros pontos. A assessoria não se limita às categorias do tipo turismo, como a Porsche Cup, mas também a competições de kart e fórmula.

Experiência - "Esse trabalho é importante, porque neste esporte a gente está sempre aprendendo, e eu posso passar um pouco da minha experiência para eles. Durante a corrida, também fico no rádio para auxiliá-los, trocando algumas informações e tentando oferecer alguma solução que seja exigida naquele momento. Eu sempre fui um piloto bem calmo quando estou competindo, e isso é uma das coisas que eu tento passar para os pilotos. Às vezes, durante o fim de semana, nós ficamos nervosos com coisas que não dão certo. Essa tranqüilidade é algo que eu tiro de lição para mim também, para tentar fazer o melhor possível, apesar das condições adversas", disse o piloto e coach.

Jimenez acumula vasta experiência no kart. Entre diversas outras conquistas estão nove títulos do Campeonato Paulista de Kart, o principal do País, além do hexacampeonato brasileiro. Ele venceu ainda a Copa Brasil, os campeonatos Pan-Americano e Norte-Americano, além das 500 Milhas da Granja Viana. Sérgio foi o campeão da primeira temporada da Fórmula Renault Brasileira, em 2002, e conta passagens pela F3 Inglesa, A1GP e GP2. O piloto estreou nas competições do tipo turismo em 2009 na Copa Vicar e, em sua estreia, no Rio de Janeiro, conquistou a pole position, a vitória e a volta mais rápida.

Atualmente, Sérgio disputa a Copa Chevrolet Montana e venceu a última etapa, a quarta da temporada, no novo circuito de rua de Ribeirão Preto. Ele está em quinto na classificação geral, a 17 pontos do líder Rafael Daniel, e é um dos principais nomes entre os candidatos ao título. A próxima prova da categoria acontece dia 5 de setembro, em São Paulo.


Visite o site do piloto: www.sjimenez.com.br

Fotos: Divulgação



ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Cleber Bernuci/Mariana Viegas
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br

VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: