Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Brasileiro conquista Mundial de Fórmula WindSurf




Mathias Pinheiro sagra-se Campeão Mundial após 15 anos de dedicação total ao esporte


Fortaleza, Ce, 20 de outubro - Você conhece, ou já ouviu falar de Mathias Pinheiro? Brasileiro, nascido em Fortaleza, Ce, Mathias descobriu  o windsurf somente aos 24 anos quando foi apresentado ao esporte por amigos. Engenheiro Civil por formação, os pais acharam que era loucura quando ele trocou a profissão em plena ascensão pela vida de atleta profissional. De lá para cá se passaram 15 anos de muito esforço na busca por se tornar um atleta profissional. O resultado de tanto empenho veio no último sábado, dia 16, quando aos 39 anos, chegou ao ápice de sua forma com a conquista do Campeonato Mundial de Formula Windsurf.

O Mundial
O evento aconteceu de 8 a 16 de outubro em Araruama/RJ, e reuniu os melhores atletas de windsurf em suas respectivas categorias, máster e junior. Reprentantes da Polônia, Inglaterra, Italia, Dinamarca, Finlândia e Brasil, dentre outros, disputaram um total de 15 regatas com ventos variando entre 8 e 32kts - aproximadamente 14 a 60km/h.

A conquista do Mundial
Em uma competição de tantos dias para vencer é preciso criar uma trajetória de resultados. Cada regata conta sua própria história e no caso de Mathias, chegar ao título foi uma verdadeira maratona. Mais conhecido fora do Brasil que aqui, ele é sempre considerado um dos favoritos na principais provas que participa. No mundial, precisava fazer frente a nomes de peso do esporte, como o britânico Xavier Felert, Bi-Campeão Mundial e favoritíssimo ao título.
No primeiro dia de prova Xavier venceu as duas primeiras baterias com Mathias em terceiro. Nas duas últimas Mathias conseguiu vencer, porém o britânico manteve-se colado em segundo lugar e fechou o dia com um ponto de vantagem sobre o brasileiro. No segundo dia, Xavier abriu vencendo, Mathias venceu as outras três regatas, virou o jogo, saiu líder com um ponto de vantagem e protagonizou uma virada como nunca antes acontecera no evento. Mas era preciso mais para garantir a vitória, assim, no terceiro dia, brasileiro e britânico venceram duas regatas cada. Entraram para o "tudo ou nada" no quarto dia, quando Mathias apresentou uma performance que fez a diferença.
"Com ventos fracos, próximos do mínimo permitido para a realização da competição, todos escolheram competir com velas de 12m2. O esforço seria redobrado e muito maior. Quando a regata começou, Xavier liderou-a até a parte final quando consegui ultrapassá-lo. O público que estava lá enlouqueceu e eu precisei de muita concentração pois o que eu buscava não era apenas uma vitória mas a realização de um sonho: ser campeão mundial", disse Mathias. Para garantir o título era preciso apenas mais uma vitória, conquistada na segunda regata do último dia, que tornou Mathias Pinheiro Campeão Mundial de Fórmula WindSurf.

O próximo desafio
A partir desta quarta-feira, dia 20, Mathias vai estar representando o Ceará e o Brasil em um dos eventos mais tradicionais do país, o Brasil Wind, que há 14 anos acontece na costa cearense, e por lá ele avisa, "É um evento onde todos os cearenses levam alguma vantagem por ser onde treinamos. Para este evento em particular, estou bem tranquilo ja que atingi meu principal objetivo do ano. Mas vou entrar na água para fazer o melhor e ter um lugar no pódio", finaliza o atual campeão mundial.

Principais Títulos Conquistados
Conheça os principais títulos de Mathais Pinheiro entre os anos de 2008 a 2010.
• 6x Vice-Campeão Brasileiro de Slalom
• Campeão Sul Americano de Slalom - Categoria Máster - 2008
• 3o. Lugar Sul Americano de Formula Windsurf e Slalom - Overall - 2008
• Vice-Campeão do Grand Prix de Formula Windsurf - Pobierowo. - 2009
• TriCampeão Sul Americano de Formula Windsurf - Categoria Master (2008-2010)
• Campeao Mundial de Formula windsurf - Categoria Máster 2010


Zarhi El Malek
55 85 8120 0123
55 85 3276 5771
zarhielmalek@gmail.com

Nenhum comentário: