Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 27 de novembro de 2010

Tomas Enge e Darren Turner vencem corrida classificatória do Itaipava GT1 em Interlagos




Enrique Bernoldi e Xandinho Negrão, que largaram na pole, sofrem punição e perdem chance de pódio
A dupla formada pelo tcheco Tomas Enge e pelo inglês Darren Turner venceu a corrida classificatória do Itaipava GT1 World - Brasil, realizada neste sábado (27) no Autódromo de Interlagos - José Carlos Pace. O trabalho de pit-stop foi fundamental para a vitória do Aston Martin DB9 dos representantes da Young Driver AMR.

A dupla vencedora largou na terceira posição e logo na primeira curva conquistou o segundo lugar, se mantendo atrás do Maserati MC12 de Xandinho Negrão e Enrique Bernoldi, que largou na pole e se manteve na ponta até a parada nos boxes. No intervalo para a troca dos pilotos, o trabalho da equipe de Enge e Turner foi mais rápido do que o da Vitaphone Racing, time dos brasileiros.

"Tivemos sorte, eu fiquei surpreso que havia espaço [na primeira curva], porque pensei que não haveria e que ele se fecharia, mas ainda bem que os carros deram espaço", disse Darren Turner, feliz por ter conseguido fazer ultrapassagem logo no início. "O primeiro fator chave para essa vitória foi a classificação para começarmos na segunda fila. O segundo foi o momento em que Darren conseguiu o segundo lugar, e o terceiro foi o nosso pit-stop", afirmou Tomas Enge.

Logo atrás do carro vencedor ficou o Nissan GT-R do inglês Peter Dumbreck e do alemão Michael Krumm. "Eu perdi algumas posições na largada, mas depois disso o carro correu bem e tive tempo de me adaptar e seguir os outros pilotos. Alguns carros à minha frente se tocaram e saíram da pista, e eu pensei 'isso é sorte'", comentou Krumm.

"As duas últimas voltas foram difíceis para mim, estávamos derrapando, então tive muito cuidado para não cometer nenhum erro", disse Peter Dumbreck, que se mostrou satisfeito com o desempenho durante a corrida. "Estou muito feliz, foi um ótimo resultado. Vamos ver como vai ser amanhã", acrescentou.

Na terceira colocação ficou a dupla formada pelo monegasco Clivio Piccione e pelo suíço Jonathan Hirschi, que disputa a categoria com um Aston Martin DB9. "Eu gostei do circuito. De fora, parece ser mais rápido do que na verdade é. Ele é difícil, mas é um bom traçado", disse o piloto de Mônaco, que está otimista para a corrida principal.

"Acho que temos um carro para andarmos na frente, mas será uma longa corrida", acrescentou Piccione. Seu parceiro também elogiou o modelo da equipe Hexis AMR "O carro estava bom, constante, e o time fez um bom trabalho no pit-stop. Parabéns aos membros da equipe", disse Jonathan Hirschi.

Os brasileiros com melhor desempenho na corrida foram Xandinho Negrão e Enrique Bernoldi, que estavam na segunda colocação até que uma penalização tirasse as chances da dupla de subir ao pódio. A direção da prova considerou que os mecânicos jogaram os pneus no chão de forma irregular durante o pit-stop, e decidiu punir a dupla com um drive-through faltando 10 minutos para o fim.

O Maserati MC12 dos brasileiros voltou na quinta colocação após a penalização, mas conseguiu ultrapassar o Lamborghini Murciélago R-SV de Dominik Schwager e Nicky Pastorelli, terminando assim em quarto. "É difícil falar da minha punição, porque eu estava no carro e não vi realmente o que aconteceu. Mas não é o fim do mundo, nós chegamos em quarto e vamos para cima amanhã", comentou Bernoldi após a corrida.

"Nós temos pneus novos, fizemos a pole, e vamos largar confiantes de que dá para lutar pela vitória", acrescentou o paranaense. "A corrida foi boa, mas poderia ter sido melhor sem essa penalização. O carro não estava com um acerto ideal para a corrida, mas conseguimos abrir boa vantagem para o terceiro colocado quando estávamos em segundo. O mais importante é que fizemos o melhor possível", disse Xandinho Negrão.

Daniel Serra e Chico Longo, que também correm com um Maserati MC12, terminaram em 16º. A outra dupla de brasileiros fechou a prova na 19ª colocação, com Sérgio Jimenez e Cláudio Dahruj ao volante de um Corvette Z06. O Lamborghini Murciélago R-SV de Ricardo Zonta, que corre ao lado do alemão Frank Kechele, não completou a prova. A corrida principal será neste domingo (28) às 15h00 com transmissão ao vivo da RedeTV!


O RESULTADO DA CORRIDA CLASSIFICATÓRIA
1°. Darren Turner/Tomas Enge (Aston Martin DB9), 1h01min33s
2°. Michael Krumm/Peter Dumbreck (Nissan GT-R), a 9s032
3°. Clivio Piccione/Jonathan Hirschi (Aston Martin DB9), a 9s736
4°. Enrique Bernoldi/Xandinho Negrão (Maserati MC12), a 22s763
5°. Nicky Pastorelli/Dominik Schwager (Lamborghini Murciélago R-SV), a 24s814
6°. Marc Hennerici/Alexander Margaritis (Corvette Z06), a 27s297
7°. Neel Jani/Nicolas Armindo (Ford GT), a 27s390
8°. Andrea Bertolini/Michael Bartels (Maserati MC12), a a 38s750
9°. Peter Kox/Christopher Haase (Lamborghini Murciélago R-SV), a 39s093
10°. Alex Müller/Altfrid Heger (Maserati MC12), 42s679
11°. Bas Leinders/Maxime Martin (Ford GT), a 44s169
12°. Stefan Mücke/Christoffer Nygaard (Aston Martin DB9), a 45s213
13°. Max Nisslon/Seiji Ara (Nissan GT-R), a 56s430
14°. Warren Hughes/Jamie Campbell-Walter (Nissan GT-R), a 58s497
15°. Frédéric Makowiecki/Yann Clairay (Aston Martin DB9), a 1min01s422
16°. Daniel Serra/Chico Longo (Maserati MC12), a 1min04s615
17°. Karl Wendlinger/Henri Moser (Nissan GT-R), a 1min13s685
18°. Duncan Huisman/Pertti Kuismanen (Corvette Z06), a 1 volta
19°. Cláudio Dahruj/Sérgio Jimenez (Corvette Z06), a 1 volta
20°. Matteo Bobbi/Markus Palttala (Ford GT), a 2 voltas
21°. Ricardo Zonta/Frank Kechele (Lamborghini Murciélago R-SV), a 36 voltas
22°. Richard Westbrook/Thomas Mutsch (Ford GT), a 36 voltas

Media Delegate – FIA GT1
JEFF CARTER
Tel.: 44 (1476) 579698
Mob.: 44 (7969) 157921
jeff@sro.co.uk

Assessoria de Imprensa – FIA GT1
TIAGO MENDONÇA
Tel.: (11) 3045.0836
Cel.: (11) 8331.5464
imprensa@sro-la.com.br

Nenhum comentário: