Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 26 de fevereiro de 2011

SCUDERIA IVECO ESTREIA TEMPORADA 2011 DA FÓRMULA TRUCK COM EQUIPE RENOVADA



· Piloto Paulo Salustiano e chefe de equipe, Camilo Christófaro, reforçam Scuderia Iveco nesta temporada

· Meta é conferir maior competitividade à equipe que em 2010 teve seu melhor ano na competição

A Scuderia Iveco anuncia mudanças para a disputa da temporada 2011 do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck. Paulo Salustiano é o novo piloto da equipe e fará dupla com o pernambucano Beto Monteiro. Além do novo piloto, a Iveco volta a surpreender o automobilismo esportivo brasileiro ao confirmar a contratação de Camilo Christófaro Júnior, um dos mais respeitados especialistas em Fórmula Truck, como novo chefe de equipe da Scuderia Iveco.
“Sua missão será a de incrementar a performance geral da equipe, que vem de seu melhor ano na categoria”, informa Marco Piquini, diretor de Comunicação da Iveco Latin America. “Ano passado conquistamos uma pole, uma vitória e um segundo lugar. Buscamos agora um novo salto de qualidade e o Camilo vai nos ajudar a alcançá-lo”, completa.

Camilo Christófaro Júnior, 58 anos, é paulistano do bairro do Canindé, Zona Norte de São Paulo. Seu primeiro contato com o automobilismo foi na infância. “Meu pai era sobrinho do lendário piloto Chico Landi. Ele acompanhou a carreira do piloto de perto e acabou seguindo o mesmo caminho. Depois foi a minha vez. Acompanhei desde cedo a carreira do meu pai, que ficou conhecido como ‘Lobo do Canindé’. O automobilismo está na veia”, afirma Christófaro, mais conhecido nas pistas como Camilinho. Seu pai foi sete vezes campeão da extinta Mecânica Continental, que utilizava carros de Fórmula 1.

Camilo possui 10 anos de experiência trabalhando na F-Truck como especialista em desenvolvimento de sistemas de suspensão e, nesta função, foi campeão com Beto Monteiro na temporada 2004 da F-Truck. Em 2011, o profissional viverá pela primeira vez a experiência de ser chefe de equipe na competição. “Estou muito motivado e feliz e agradeço demais a Iveco por acreditar no meu potencial como chefe de equipe”. Se na Fórmula Truck Camilo será pela primeira vez chefe de uma equipe, a função não é novidade para ele, que acumula farta experiência na Stock Car, na Stock Paulista e em outras modalidades. “Meu pai criou há 58 anos a Escuderia Lobo e já fui chefe de equipe em dezenas de competições. Também sou piloto desde cedo, tendo corrido em 1994 fora do País”, relembra.

Camilo Christófaro Júnior terá um papel fundamental para a Scuderia Iveco. Ele fará a ligação entre toda a equipe, e também entre a Engenharia Iveco, que possui dois engenheiros dedicados à competição, junto com a Fiat PowerTrain Technologies (FPT), que oferece completo apoio em motores para a equipe. Essa ligação e proximidade serão diferenciais para a equipe. Todos estamos no mesmo compasso para fazer a equipe ser vencedora em um curto espaço de tempo”, prevê o novo chefe de equipe da Scuderia Iveco.

“A Scuderia Iveco atinge outro patamar técnico e um novo grau de competitividade em 2011. Com Camilinho Christófaro teremos um enorme ganho em tecnologia, inovação, estratégia de pista, desenvolvimento de sistemas de suspensão e amortecedores, no desempenho dos motores e na concepção geral do caminhão”, revela Álvaro Vaccari, coordenador geral da Scuderia Iveco. “Sua contratação garantirá um desenvolvimento mais rápido das novidades técnicas que levaremos para a competição”, completa.

“Além disso, na pista teremos dois pilotos muito competitivos. O Beto está conosco desde 2009 e venceu a primeira corrida da marca ano passado. O Salustiano foi o melhor estreante da temporada passada e tem como principal característica a regularidade. Estamos nos estruturando cada vez mais para buscar resultados maiores em 2011 e 2012”, diz Vaccari.

No ano passado, em sua terceira temporada na Fórmula Truck, a Scuderia Iveco teve seu melhor ano na competição. Beto Monteiro conquistou uma vitória (Porto Alegre), um segundo lugar (Brasília) e uma pole. Ao somar 90 pontos e a sexta colocação na classificação final, o piloto bateu mais dois recordes: maior pontuação individual da Scuderia e melhor colocação geral. Em 2010 a Iveco conquistou a quarta posição no campeonato de marcas.

PAULO SALISTIANO

Considerado o melhor estreante da temporada 2010 da Fórmula Truck, o piloto paulistano Paulo Salustiano formará dupla ao lado do experiente pernambucano Beto Monteiro, único piloto nordestino da competição. Salustiano ocupa a vaga que foi de Cristiano da Matta no ano passado.

"Estou muito feliz em poder representar a Scuderia Iveco, uma marca conhecida mundialmente. Fazer parte deste grupo em 2011 é uma honra para mim", disse Paulo Salustiano. Sobre ter Beto Monteiro como companheiro de equipe Salustiano explicou: "Eu já conheço o Beto há alguns anos. Inclusive a primeira corrida que fui assistir da F-Truck foi ele que me levou, há sete anos. Somos amigos e tenho certeza que faremos uma boa dupla. A experiência do Beto só tem a somar pra mim. Quero aproveitar o máximo que puder para me tornar cada vez competitivo”.

"Eu acho que a chegada do Paulo é muito importante pela qualidade que tem. Já venceu em todas as categorias por onde passou. Ele vem para ser um vencedor também na Iveco", disse Monteiro, que também comentou o que a dupla pode oferecer de melhor para a equipe. "Paulo foi o melhor estreante de 2010. Nosso objetivo é colocar a Scuderia Iveco à frente".

Calendário do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck 2011

27/02 – Santa Cruz do Sul (RS)
03/04 – Rio de Janeiro (RJ)
15/05 – Caruaru (PE)
05/06 – Goiânia (GO)
03/07 – São Paulo (SP)
07/08 – Londrina (PR)
04/09 – Buenos Aires (Etapa internacional)
09/10 – Guaporé (RS)
06/11 – Curitiba (PR)
04/12 – Brasília (DF)


Iveco

Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc.

A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.

São Paulo, 25 de Fevereiro de 2011.

Visite o site e blog da Iveco no Brasil: www.iveco.com.br / www.blogiveco.com.br

MAIS INFORMAÇÕES
MM EDITORIAL
Marta de Souza- marta@mmeditorial.com.br
Carlos Eduardo Biagini - carlos@mmeditorial.com.br
(11) 2941-7568

Nenhum comentário: