Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 12 de março de 2011

Nelsinho Piquet desafia a “Dama de Preto”

Piloto brasileiro estreia na traiçoeira pista da Carolina do Sul

São Paulo, 10 de março de 2011 - Nelsinho Piquet fará amanhã sua primeira corrida no circuito de Darlington Raceway, no estado americano da Carolina do Sul. O autódromo, apelidado de "Lady in Black" por pilotos e fãs da NASCAR, é considerado uma tradição na categoria e tem configurações muito diferentes ao longo de suas 1,366 milha.

O piloto do Chevrolet Silverado número 8, da equipe Kevin Harvick Incorporation (KHI), vai utilizar o chassis de número 48, o mesmo que o conduziu a 13ª posição há duas semanas na Phoenix International Raceway. “Esse será mais um final de semana em que tentarei ganhar o máximo de experiência que puder. Espero que um pouco do que aprendi em Phoenix, possa ser aplicado em Darlington, mas obviamente são pistas com características e desafios diferentes”, explica Nelsinho. A largada da prova está prevista para as 19h (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal Speed, e Nelsinho será um dos portadores da camara on board durante a competição.

Construída por Harold Brasington, o autódromo ganhou formato oval com um canto estreito e mais inclinado por causa de uma promessa feita por Brasington ao antigo dono do terreno, que não queria que o lago Ramsey fosse aterrado. Assim, o circuito teve que ser adaptado e os pilotos precisam fazer curvas bem próximas ao muro, esse é um dos motivos pelos quais Darlington é considerado um dos circuitos mais difíceis da NASCAR.
Segundo avaliação do veterano Chris Carrier, chefe da equipe do Silverado nº 8, a pista é extremamente rápida e estreita, pois foi repavimentada há poucos anos, e as picapes atingem velocidade muito além do que foram originalmente projetadas.
“Eu acho que a melhor experiência que conquistei em Phoenix foi de correr muito perto dos outros pilotos e poder fazer contatos com os outros carros. Isso definitivamente acontecerá na pista nesse final de semana”, afirma o brasileiro.

Sobre a Kevin Harvick Incorporation
Fundada em 2001 por Kevin e sua esposa, De Lana Harvick, a Kevin Harvick Inc. (KHI) disputa a Nascar Truck Series e a Nascar Nationwide Series.

Naquele ano, a equipe disputou sua primeira prova, com Kevin Harvick conduzindo uma caminhonete em Richmond. Na corrida de estreia, ele batalhou pela liderança durante boa parte da prova e cruzou a linha de chegada em segundo lugar 0,062s atrás do vencedor.
Em 2002, com a vitória em Phoenix, Kevin Harvick foi o quinto piloto da história a ganhar corridas nas três principais séries da Nascar.

Dois anos mais tarde, a equipe faria sua estreia na Nascar Nationwide Series, em carro conduzido por Tony Stewart. Desde então a KHI competiu em todas as temporadas das duas categorias.
O ano de 2007 marcou a primeira conquista de título da equipe, na Truck Series, com Ron Hornaday, piloto que venceu também a temporada de 2009 pela KHI.

Sobre a Nascar Truck Series
A Nascar Camping World Truck Series é uma das três categorias de abrangência nacional da Nascar e é disputada desde 1995 por picapes em provas que acontecem apenas em pistas ovais.
Atualmente, há quatro fornecedoras de caminhonetes para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. A temporada de 2010, vencida por Todd Bodine, foi disputada por 37 pilotos, divididos em 22 equipes. As corridas tiveram, em média, 30 mil pagantes em cada uma das etapas.

A temporada de 2011 terá 25 provas, começando no dia 18 de fevereiro, em Daytona, e terminando em 18 de novembro, em Homestead (Miami).


Patrícia Pesce | Relações com a Mídia
Máquina Public Relations
Tel.: 55 11 3147 7900 • Ramal 7416
Cel.: 55 11 7086 6605
Site: www.maquina.inf.br
Blog: blog.maquina.inf.br/
Twitter: twitter.com/maquinaweb

Nenhum comentário: