Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 14 de março de 2011

NELSINHO PIQUET TEM MELHOR LARGADA DO ANO, MAS NÃO COMPLETA PROVA EM DARLINGTON



Darlington, 12 de março de 2011 – Nelsinho Piquet não completou as 200 milhas de Darlington, terceira etapa da temporada da Nascar Truck Series, disputada na tradicional circuito da Carolina do Sul. A corrida foi vencida por Kasey Kahne, com a picape número 18.

O brasileiro levou o Chevrolet Silverado número 8 para a garagem na 96ª volta, mas os mecânicos da equipe Kevin Harvick não conseguiram fazer os reparos necessários para mandá-lo de volta à pista. A suspensão estava danificada, e não foi possível evitar contato com o muro.

A pilotagem estava comprometida desde a volta 73, quando Nelsinho resvalou no muro e acabou com um pneu furado após disputa de posição com a caminhonete número 29.

“Foi uma pena não terminar a prova. O ambiente aqui foi ótimo e fiquei impressionado com a animação do público. Todos me alertaram que era uma pista traiçoeira e estreita, então fui mais cauteloso na metade inicial da corrida, principalmente porque o ajuste não era o melhor. Após cada pitstop o carro foi melhorando e então consegui atacar. Numa disputa por posição, saí bem melhor da curva 1 e já tinha a roda traseira à frente da roda dianteira do adversário. Achei que ele ia aliviar, mas continuou tirando minha trajetória até que houve o toque e fui para o muro”, disse o piloto que ontem largou na melhor posição na temporada, nono lugar.

Ele conseguiu defender o top-10 na largada, mas foi ultrapassado nas voltas seguintes. Quando surgiu a primeira bandeira amarela, na sétima volta, era o 12º colocado.

Nelsinho então oscilou até o 17º lugar, mantendo-se sempre na volta dos líderes, até o incidente na volta 73.
“Depois, ficou muito difícil. O alinhamento estava comprometido e a suspensão não aguentou. Então fui de novo para o muro, desta vez mais forte”, comentou Nelsinho.
Para ele, o ponto positivo do dia foi sua evolução na pista de Darlington. “No primeiro treino, fiquei pela vigésima posição, no segundo no top-15 e na qualificação acabei em nono, um décimo apenas atrás de meus companheiros. A gente sabia que qualquer coisa entre os top-10 aqui seria um grande resultado.”

Próxima prova
O brasileiro volta à pista no dia 2 de abril, em Martinville (Virginia), numa das mais curtas pistas da Nascar e onde ele ainda não correu.

“Após as três provas iniciais, vou para Martinsville atento para a importância de sair de lá assegurado entre os 25 primeiros do campeonato. Pela regra da categoria, eles já têm lugar assegurado no grid mesmo se não estiverem entre os 36 melhores da qualificação. Ter essa segurança no restante do campeonato vai me permitir participar das qualificações mais tranquilo, menos pressionado pelo risco de um erro", explicou Nelsinho.

Sobre a Nascar Truck Series
A Nascar Camping World Truck Series é uma das três categorias de abrangência nacional da Nascar e é disputada desde 1995 por picapes em provas que acontecem apenas em pistas ovais.

Atualmente, há quatro fornecedoras de caminhonetes para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. A temporada de 2010, vencida por Todd Bodine, foi disputada por 37 pilotos, divididos em 22 equipes. As corridas tiveram, em média, 30 mil pagantes em cada uma das etapas.

A temporada de 2011 terá 25 provas. Começou no dia 18 de fevereiro, em Daytona, e termina em 18 de novembro, em Homestead (Miami). A corrida de Darlington foi a terceira da temporada.

Sobre a Nascar
Fundada em 1948 por William Henry Getty France, a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) é a mais tradicional categoria do automobilismo nos Estados Unidos. É a competição profissional líder em público pagante e segunda colocada em termos de audiência na TV americana.

Ela possui três categorias de disputas nacionais, além de inúmeras outras em divisões locais, que configuram a base da cultura do automobilismo competitivo nos EUA.

A principal categoria é a Nascar Sprint Cup Series, que tem 36 provas ao longo da temporada. Há 22 equipes, com 49 pilotos.
O atual campeão é Jimmie Johnson, vencedor das cinco últimas temporadas. Kevin Harvick, um dos proprietários da equipe pela qual Nelsinho Piquet corre, é piloto da categoria. Em 2010, encerrou a temporada em terceiro lugar.

A outra divisão da Nascar é a Nascar Nationwide Series, que teve sua temporada inaugural em 1982. Seus carros são bastante parecidos com o da Cup, só que com potência inferior.

Links
Site oficial de Nelsinho Piquet: www.npiquet.com
Site oficial da equipe Kevin Harvick: www.kevinharvickinc.com
Site oficial da Nascar: www.nascar.com

Mais informações
Luís Ferrari – luis.ferrari@maquina.inf.br – (11) 6603 1380
Patricia Pesce – patrícia.pesce@maquina.inf.br – (11) 3147 7416 // (11) 7086 6605

MSports – Unidade de marketing e negócios esportivos do Grupo Máquina PR
(55 11) 3147 7900

Nenhum comentário: