Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Stock Car vira tema de aulas de Química, Física e Biologia em Ribeirão Preto

Aproveitando a passagem da categoria pelo interior paulista, alunos do colégio SEB COC aprenderam conceitos destas três matérias incentivados pela presença dos pilotos Alan Hellmeister e Júlio Campos em sala de aula

A passagem da Stock Car por Ribeirão Preto foi positiva para a cidade não só por atrair visitantes e movimentar a economia da região com uma injeção de capital estimada pela prefeitura em R$ 22 milhões.

A disputa da terceira etapa da Copa Caixa mexeu, também, com a rotina de um grupo de alunos da unidade Ribeirânia do colégio SEB COC. E contribuiu para o aprendizado de três das matérias mais temidas pela maioria dos estudantes na hora do vestibular.

Incentivados pela presença dos pilotos Alan Hellmeister e Júlio Campos, da equipe BVA-Scuderia 111, alunos do segundo ano do ensino médio aprenderam conceitos de Física, Química e Biologia em uma aula-show dada pelos professores Anderson Fernandes, Fernanda Paganini e Jean Zamboni.

Os três usaram elementos do esporte a motor para aproximar os estudantes de conceitos normalmente difíceis de ser explicados sem a associação com acontecimentos do cotidiano.

Júlio Campos e Alan Hellmeister entraram no fim da aula e responderam a perguntas feitas pelos alunos - que se interessaram, principalmente, pela rotina de um piloto profissional e pelas dificuldades que eles enfrentam dentro e fora das pistas.

"Acredito que essa associação com a Stock Car tenha ajudado os alunos do SEB COC a fixar novos conceitos, porque é sempre mais fácil aprender qualquer matéria quando há uma relação direta entre o que é dado em aula e um acontecimento do dia-a-dia", comentou Hellmeister.

Empolgado com a participação e com o interesse dos alunos - principalmente entre os meninos houve quem revelou acompanhar de perto a Stock Car -, Júlio Campos ressaltou que a experiência foi positiva para ambos os lados.

"Sem dúvida a aula foi ótima para os alunos, mas a experiência foi muito enriquecedora, também, para mim e para o Alan. Tivemos um contato muito próximo com o pessoal do colégio, e eles até desenharam nossos carros em uma tarefa da GincaCOC, uma gincana que movimenta a galera com provas de todos o tipos. Ficamos muito felizes com a parceria", comentou o paranaense. Os desenhos vencedores foram impressos em adesivos e colados nos carros de Hellmeister e Campos durante os treinos e a corrida do fim de semana.

No dia seguinte ao da aula teórica dada em sala, um grupo de onze alunos da unidade Ribeirânia do SEB COC visitou os boxes da equipe BVA-Scuderia 111 para aprender, na prática, os conceitos vistos anteriormente. O COC é a principal instituição de ensino da região e uma das maiores do país.

Boa sorte -A parceria com o colégio de Ribeirão Preto trouxe sorte à equipe paulista, que marcou pontos pela terceira vez consecutiva no campeonato e pode comemorar o retorno de Júlio Campos aos TOP-10 do campeonato. Com o nono lugar obtido na corrida do último domingo, Júlio passou a somar 18 pontos na tabela, e está em nono na disputa por uma vaga nos playoffs, empatado com Júlio Campos e David Muffato.




Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045

Nenhum comentário: