Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ainda lutando por melhor acerto do carro, Pipo é o nono na Alemanha


Com bom desempenho no frio e na chuva, brasileiro aponta perda de rendimento em temperaturas mais elevadas


Em um fim de semana que não deixará muita saudade, o piloto Pipo Derani terminou os trabalhos na Alemanha, sede da quinta rodada do Campeonato Britânico de Fórmula 3, levando na bagagem como melhor resultado um nono lugar, conquistado na manhã deste domingo (3), na segunda das três corridas que compõem a programação de cada etapa.

Com a experiência de já conhecer o circuito de Nurburgring - por ter disputado o campeonato alemão da categoria -, no ano passado, a expectativa do mais jovem piloto brasileiro em atividade no exterior era de conseguir um bom desempenho na pista que recebe a Fórmula 1 atualmente. E o quarto lugar conseguido no primeiro treino livre, realizado sob chuva, na sexta-feira, apenas confirmava seus planos.

Mas bastou a pista secar, no período da tarde, para que a coisas começassem a mudar para Pipo. Lutando para conseguir um ajuste consistente para o Dallara-Mercedes da equipe Double R Racing, com o tempo seco Derani foi apenas o nono colocado ao final da segunda sessão livre.

No treino de classificação para a primeira das três corridas do fim de semana, disputado na manhã de sábado, Pipo, ainda sem um bom acerto para o carro, havia conseguido a 11ª colocação no grid. Mas uma penalização imposta pela direção de prova, sob alegação de ultrapassagem durante bandeira amarela, o jogou para o 16º lugar no grid de largada.

Na prova, depois de largar muito bem e conquistar cinco posições, Pipo tentou passar um concorrente por fora, na segunda curva, mas o rival, com com a roda dianteira esquerda quebrada, nao conseguiu fazer a curva e bateu na roda traseira esquerda do brasileiro, que acabou rodando e demorando muito pra conseguir voltar à pista. Ao recolocar o carro na prova, já sem muito tempo para reação, Pipo finalizou na 15ª colocação.

"Estou tendo que brigar muito com o carro e estamos tentando arrumar isso. Não tivemos uma melhora no pneu novo como gostaríamos", afirmou, logo ao final da primeira corrida.

Na manhã deste domingo foram disputadas as duas provas restantes. Na primeira delas, ainda com a temperatura baixa, confirmando o comportamento do carro de render de forma mais positiva nessa condição, Derani largou da 14ª posição e finalizou em 9º, o que seria seu melhor resultado no fim de semana. Na terceira e última corrida da etapa alemã, o brasileiro partiu da 12º posição, e sofrendo com a falta de competitividade em temperaturas mais altas, terminou em 13º.

"Estou bastante decepcionado. Nosso carro realmente não está bom, nem parece um F3. Quando a pista esquenta, simplesmente o carro não anda. Tanto o meu quanto o do meu companheiro de equipe (Scott Pye)", lamentou. "Prova disso é que na primeira corrida de hoje (domingo), com a pista mais fria, larguei em 14º e cheguei em nono. Já na segunda, quando as temperaturas do ar e do asfalto um pouco mais altas, o carro acabou perdendo rendimento e não dá para acompanhar o restante do grid", avaliou Derani.

A próxima rodada tripla do Campeonato Britânico de Fórmula 3 acontece nos dias 16 e 17 deste mês, no circuito de Paul Ricard, na França.


Confira o resultado da Corrida 2 em Nurburgring, neste domingo (3):

1.Jack HARVEY / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen - 10 voltas em 21min18s954
2. Rupert SVENDSEN-COOK / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen - a 2s800
3. Pedro NUNES / BRA, Hitech Dallara-Volkswagen - a 6s910
4. Felipe NASR / BRA, Carlin Dallara-Volkswagen - a 7s319
5. Jazeman JAAFAR / MAS, Carlin Dallara-Volkswagen - a 10s021
6. Kevin MAGNUSSEN / DEN, Carlin Dallara-Volkswagen - a 10s820
7. Antonio Felix da COSTA / POR, Hitech Dallara-Volkswagen - a 11s443
8. Harry TINCKNELL / GBR, Fortec Dallara-Mercedes - a 14s181
9. Pipo DERANI / BRA, Double R Dallara-Mercedes - a 16s009
10. Scott PYE / AUS, Double R Dallara-Mercedes - a 16s439


Acesse o site do piloto: www.pipoderani.com.br

Siga Pipo Derani no Twitter: www.twitter.com/pipoderani

Mais informações para a imprensa:
XYZ Live
Rodolpho Siqueira/Cleber Bernuci/Marcus Lellis/Mariana Viegas/Fábio Ometto
11. 7283-3715
11. 3848-8670/71/72/60
press@xyzlive.com.br

Nenhum comentário: