Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 15 de julho de 2011

NELSINHO PIQUET VOLTA A CORRER EM PISTA CURTA

No Iowa Speedway, onde até hoje sempre o pole venceu, brasileiro compete novamente em traçado de menos de uma milha

Iowa, 15 de julho de 2011 – Nelsinho Piquet retorna neste final de semana às pistas curtas (de menos de uma milha). A Coca-Cola 200, disputada no sábado em Iowa, ocorre num traçado de 0,87 milha. Desde a quarta etapa da Nascar Truck Series, no dia 2 de abril em Martinsville, todas as provas da temporada aconteceram em pistas intermediárias (entre 1 e 1,5 milha).

“Tenho aprendido bastante em cada corrida e isso me faz chegar mais confiante a este circuito curto. Mas é difícil fazer um prognóstico para a corrida de sábado. A equipe diz que é uma pista que não tem muito como ser comparada com qualquer outra da temporada”, aponta o piloto do Chevrolet Silverado número 8.

O chefe de sua equipe, Chris Carrier, concorda: “O formato do Iowa Speedway é similar ao de Richmond, mas com retas mais longas, mais inclinação nas curvas e superfície mais abrasiva. Eu, pessoalmente, gosto de competir em Iowa, pois é um lugar em que os fãs demonstram muita paixão pela Nascar. Mas não é tarefa fácil dar conselhos sobre a pista para um piloto estreante”.

Na corrida passada, em Kentucky, Nelsinho Piquet obteve sua melhor posição de largada, saindo em terceiro lugar. Em 15° lugar na temporada, o brasileiro sabe da importância de um treino de qualificação sólido em Iowa.

“Esta é a terceira edição da corrida. Nas duas primeiras, em 2010 e 2009, o pole foi o vencedor”, observa o piloto da equipe Kevin Harvick Inc. O treino que define o grid de largada acontece na tarde de sábado.

A 11ª etapa da Nascar Truck Series tem largada prevista para 21h (pelo horário de Brasília). O canal Speed anuncia a transmissão da prova.


Sobre a Nascar Truck Series

A Nascar Camping World Truck Series é uma das três categorias de abrangência nacional da Nascar e é disputada desde 1995 por picapes em provas que acontecem apenas em pistas ovais.

Atualmente, há quatro fornecedoras de caminhonetes para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. A temporada de 2010, vencida por Todd Bodine, foi disputada por 37 pilotos, divididos em 22 equipes. As corridas tiveram, em média, 30 mil pagantes em cada uma das etapas.

A temporada de 2011 terá 25 provas. Começou no dia 18 de fevereiro, em Daytona, e termina em 18 de novembro, em Homestead (Miami). A corrida do Iowa é a 11ª da temporada.



Sobre a Nascar

Fundada em 1948 por William Henry Getty France, a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) é a mais tradicional categoria do automobilismo nos Estados Unidos. É a competição profissional líder em público pagante e segunda colocada em termos de audiência na TV americana.

Ela possui três categorias de disputas nacionais, além de inúmeras outras em divisões locais, que configuram a base da cultura do automobilismo competitivo nos EUA.

A principal categoria é a Nascar Sprint Cup Series, que tem 36 provas ao longo da temporada. Há 22 equipes, com 49 pilotos.

O atual campeão é Jimmie Johnson, vencedor das cinco últimas temporadas. Kevin Harvick, um dos proprietários da equipe pela qual Nelsinho Piquet corre, é piloto da categoria. Em 2010, encerrou a temporada em terceiro lugar.

A outra divisão da Nascar é a Nascar Nationwide Series, que teve sua temporada inaugural em 1982. Seus carros são bastante parecidos com o da Cup, só que com potência inferior.



Links

Site oficial de Nelsinho Piquet: www.npiquet.com
Site oficial da equipe Kevin Harvick: www.kevinharvickinc.com
Site oficial da Nascar: www.nascar.com


Mais informações
Luís Ferrari – luis.ferrari@maquina.inf.br – (11) 6603 1380
MSports – Agência de comunicação esportiva do Grupo Máquina PR
(55 11) 3147 7900

Nenhum comentário: