Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PIQUET JR. TERÁ SEU RECORDE DE QUILOMETRAGEM EM PISTA OVAL NA SEXTA

Entre a prova final da Truck Series e os treinos da Nationwide, brasileiro deve passar seis horas correndo em Homestead
Miami, 17 de novembro de 2011 - Permanecer entre os dez melhores da temporada e lutar por uma vitória que o deixará próximo do título de "rookie of the year" da Nascar Truck Series não são os únicos desafios de Nelsinho Piquet neste final de semana em Miami. Além dos compromissos da última corrida de 2011 da picape Chevrolet Silverado número 8, o brasileiro terá nesta sexta mais dois treinos com o carro Chevrolet Impala número 30 com o qual disputará a prova da Nationwide Series no dia seguinte.
Considerando os treinos das duas divisões e a corrida de truck, ele deve passar cerca de seis horas correndo no oval de 1,5 milha de Homestead na sexta.

"Será fundamental eu me organizar bem durante o dia. Não pretendo tirar nada de minha programação normal, só acrescentar alguns cuidados. O essencial é saber separar bem o feeling de um carro para o outro, para conseguir acertar bem os dois. Devo fazer muitas anotações durante os treinos, para não me confundir. Pela manhã será mais corrido: do carro para o truck e de volta para o carro com dez minutos de intervalo entre os treinos. Dá tempo de falar com o chefe da equipe e só", afirma o piloto.

Ainda que seja sua primeira vez correndo tanto tempo correndo em pista oval, a experiência de passar até seis horas em alta velocidade não é inédita para ele. "Em treino de pré-temporada de F-1 já fiquei o dia todo na pista. Na Nascar é inédito para mim. Mas estou bem preparado para encarar. Depois do triatlo que disputei semana passada em Miami nada me derruba", brinca Nelsinho Piquet. Além de torcer contra temperaturas altas durante o dia, ele pretende repetir na pista a alimentação leve e o programa de hidratação de sua experiência pioneira como triatleta.

É a primeira vez que o brasileiro competirá em Homestead. "Não conheço a pista, mas tem as características que eu gosto." Os melhores resultados de Nelsinho na Nascar foram obtidos em pistas "intermediárias", como são conhecidos os traçados de 1,5 milha. Em 12 etapas da Truck Series em circuitos dessa característica no ano, ele obteve cinco top-5 e sete top-10. "A ideia não é apenas manter esse histórico favorável. É melhorar a marca", acrescenta o piloto.

Em décimo lugar no campeonato, Piquet Jr. é o segundo colocado no campeonato dos estreantes, cinco pontos atrás do líder. "O rookie of the year é um prêmio muito importante para mim e sei que vencendo a prova ficarei bem mais perto dele. Estou me impondo uma pressão grande, mas de qualquer jeito vamos correr para a vitória na prova da truck."

Para atingir esse objetivo, ele contará com o chassi número 51 da equipe Kevin Harvick. É o mesmo equipamento usados em seus melhores resultados no ano: segundo lugar em Nashville, terceiro em Chicago e quarto na corrida passada, no Texas, quando conquistou também o prêmio "Mobi 1 Driver of the Race" pelas 11 ultrapassagens nas três voltas finais.

Já para a prova de Nationwide, a meta é menos ousada. "Chegar entre os cinco será maravilhoso e ficarei contente com um top-10. O carro é rápido e sei que os pilotos serão muito agressivos na corrida de sábado. Vai ser importante evitar confusões na pista para chegar às voltas decisivas em condição de atacar."

É a segunda participação do piloto na segunda mais importante categoria do automobilismo americano, atrás apenas da Nascar Sprint Cup Series. No ano passado, ele correu no circuito misto de Watkins Glen e chegou em sétimo. Sua presença na categoria em Homestead marcará o fim de um intervalo de nove anos da ausência de brasileiros em pistas ovais na Nationwide Series –a última vez foi em setembro de 2002, com Christian Fittipaldi no Kansas.

A oportunidade de disputar a no sábado prova foi uma "surpresa boa" para Piquet Jr. "Estou bem animado para correr essa prova em Homestead. Sem dúvida é algo que vai fechar o ano com chave de ouro. Nossas metas para esta primeira temporada completa na Nascar eram brigar pelo top-10 e pelo rookie of the year na Truck Series. Chegar para a última corrida em décimo no campeonato e apenas cinco pontos atrás do líder entre os estreantes já estava de bom tamanho. Ter a oportunidade de correr de Nationwide em oval já neste ano vai além do que tínhamos projetado e sem dúvida dá uma empolgação adicional. Agradeço ao Steve Turner pela oportunidade e espero corresponder", afirma ele.

O dono da Turner Motorsports também se diz satisfeito por contar com o brasileiro no encerramento da temporada da Nationwide. "Estamos muito contentes pela chance de ter o Nelson num carro da Nationwide em Homestead. Ele é um grande competidor na Truck Series e temos confiança de que terá sucesso em nosso Chevrolet Impala número 30", aponta Steve Turner.

As duas corridas do brasileiro serão transmitidas ao vivo pelo Speedchannel. Na sexta, a bandeira verde para o encerramento da Truck Series está marcada para 23h (de Brasília). A largada no sábado está prevista para 19h30.

Agenda de Nelsinho Piquet para sexta (horário de Miami)
9h - 10h20 - Treino de Nationwide
10h30 - 12h20 - Treino de Truck
12h30 -13h50 - Treino de Nationwide
16h30 - Qualificação Truck
20h - Largada para a corrida de Truck (200 milhas / 134 voltas)

Sobre a Nascar Truck Series
A Nascar Camping World Truck Series é uma das três categorias de abrangência nacional da Nascar e é disputada desde 1995 por picapes em provas que acontecem apenas em pistas ovais.
Atualmente, há quatro fornecedoras de caminhonetes para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. A temporada de 2010, vencida por Todd Bodine, foi disputada por 37 pilotos, divididos em 22 equipes. As corridas tiveram, em média, 30 mil pagantes em cada uma das etapas. A 25ª e última corrida do ano é a desta sexta em Homestead.

Sobre a Nascar Nationwide Series
A Nascar Nationwide World Truck Series é a segunda das três categorias de abrangência nacional da Nascar. É disputada desde 1982 por carros que competem em pistas ovais e mistas nos Estados Unidos e no Canadá. Atualmente, há quatro fornecedoras de carros para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota.
O líder da temporada 2011 é Ricky Stenhouse Jr., com 41 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Elliot Sadler. O terceiro é Justin Allgaier, piloto da mesma escuderia pela qual Nelsinho Piquet vai correr neste sábado.

Sobre a Nascar
Fundada em 1948 por William Henry Getty France, a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) é a mais tradicional categoria do automobilismo nos Estados Unidos. É a competição profissional líder em público pagante e segunda colocada em termos de audiência na TV americana.
Ela possui três categorias de disputas nacionais, além de inúmeras outras em divisões locais, que configuram a base da cultura do automobilismo competitivo nos EUA.
A principal categoria é a Nascar Sprint Cup Series, que tem 36 provas ao longo da temporada. Há 22 equipes, com 49 pilotos. O atual campeão é Jimmie Johnson, vencedor das cinco últimas temporadas.
A temporada 2011 chega a seu final na corrida de Homestead, com dois aspirantes ao título. Carl Edwards e Tony Stewart estão separados por 3 pontos na classificação.

Links
Site oficial de Nelsinho Piquet: www.npiquet.com
Site oficial da equipe Kevin Harvick Inc.: www.kevinharvickinc.com
Site oficial da equipe Turner Motorsports: www.turnermotorsportsllc.com
Site oficial da Nascar: www.nascar.com

Mais informações
Luís Ferrari – luis.ferrari@maquina.inf.br – (11) 6603 1380
Igor Taborda - igor.taborda@grupomaquina.com - (11) 8101 7400
MSports – Agência de comunicação esportiva do Grupo Máquina PR
(55 11) 3147 7900

Nenhum comentário: