Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

F-Renault: Victor Franzoni disputará o Campeonato Europeu em 2012


Depois de se destacar na Fórmula Futuro, brasileiro será piloto da equipe Cram Competition no maior desafio de sua carreira até o momento

Multicampeão no kart e destaque da Fórmula Futuro na temporada 2011, o paulista Victor Franzoni disputará o Campeonato Europeu de Fórmula Renault em 2012. Aos 16 anos de idade, ele vai integrar a equipe Cram Competition em um dos mais importantes torneios de base do automobilismo mundial. 

A fase de preparação do brasileiro se encerrou no último domingo (18), quando Franzoni completou dois dias de testes em Barcelona, na Espanha - depois de já ter treinado por outros dois dias em Alcaniz, também em território espanhol. Mesmo sem cronometragem oficial, Victor ficou satisfeito com seu desempenho, já que pela marcação da própria equipe Cram, ele foi o segundo mais rápido entre os carros de F-Renault.

"Foram treinos muito produtivos. Consegui virar praticamente o mesmo tempo do Nyck De Vries, que era nossa referência por ser um piloto que vem treinando com os carros de F-Renault há um bom tempo", comentou Franzoni, citando o bicampeão mundial de kart que é piloto do programa de jovens talentos da equipe McLaren de Fórmula 1. 

No Campeonato Europeu da categoria, Franzoni terá a oportunidade de conhecer algumas das mais importantes pistas da Europa. Além de Barcelona e Alcaniz, a competição passa por Spa-Francorchamps, na Bélgica, Nurburgring, na Alemanha, e terá uma prova inédita no circuito de Moscou, na Rússia. 

Além das oito rodadas da Eurocup, Franzoni deve disputar, também, provas do Campeonato Alps de Fórmula Renault, visando aumentar sua experiência na categoria. 

"O Alps é um torneio novo, mas é praticamente uma junção dos campeonatos suíço e italiano de Fórmula Renault. Devo correr quatro etapas para ganhar quilometragem com o carro", disse o piloto, que vai estrear na Europa pela mesma equipe por onde passaram nomes como Felipe Massa, Jaime Alguersuari e Pastor Maldonado. 

O desafio de Victor Franzoni em sua primeira temporada completa fora do país serão carros de 210 cavalos de potência - 50% mais fortes que os Fórmula Futuro - com câmbio de sete marchas e 505 quilos de peso. 

"O Fórmula Renault é um carro bem diferente do Fórmula Futuro. Mais potente e mais desafiador para se encontrar o limite e o melhor acerto. Acho que 2012 será um ano de muito aprendizado na minha carreira. Além das pistas e do carro, também tem o fato de conhecer a cultura de outro país, dominar o idioma e etc. Mas estou ansioso para começar o campeonato e ver como será meu desempenho", finalizou Franzoni.

A partir de 01 de janeiro, os pilotos da Fórmula Renault Eurocup não podem mais realizar testes particulares. Por isso, Victor Franzoni só volta ao cockpit da categoria entre os dias 25 e 27 de fevereiro, quando o primeiro teste de 2012 será realizado em Valência, na Espanha. 

Confira o calendário do Campeonato Europeu de Fórmula Renault 2.0 2012:

05 e 06 de maio - Alcaniz (Espanha)
02 e 03 de junho - Spa-Francorchamps (Bélgica)
30 de junho de 01 de julho - Nurburgring (Alemanha)
14 e 15 de julho - Moscou (Rússia)
25 e 26 de agosto - a confirmar
15 e 16 de setembro - Hungaroring (Hungria)
29 e 30 de setembro - Paul Ricard (França)
20 e 21 de outubro - Barcelona (Espanha)
Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045





Nenhum comentário: