Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Stock: Voxx Racing destaca importância da estratégia de pneus em Tarumã






Equipe estreante na categoria este ano treinou intensamente entre provas o trabalho de pit stop, momento que será crucial neste domingo

Enquanto os pilotos Denis Navarro e Sergio Jimenez competiam em outras categorias neste intervalo de 40 dias sem corridas na Stock Car, a equipe Voxx Racing não ficou parada: além da revisão completa nos carros, o time treinou exaustivamente as trocas de pneus. O pit stop será crucial para a corrida deste domingo no tradicional circuito de Tarumã, Rio Grande do Sul, terceira etapa da temporada 2013 da Stock Car.

No ano passado, Tarumã foi, ao lado de Cascavel, uma das pistas que mais castigou os pneus na temporada. Como em 2012 não havia o reabastecimento obrigatório (reintroduzido neste ano), mesmo com um desgaste excessivo a perda de tempo com entrada e saída de box não compensava o pit stop. Mas como será em 2013, com uma parada obrigatória?

"Ainda não sabemos como os carros irão se comportar em Tarumã, já que o fornecedor de pneus mudou para esta temporada. Mas, por precaução, treinamos muitas trocas de pneus com nossos mecânicos na sede da equipe, prevendo que poderemos trocar até quatro em nossa parada obrigatória de reabastecimento. Ano passado, mesmo que os pneus ficassem mais desgastados, todo o tempo que você perdia para entrar nos boxes não compensava a parada. Mas agora, como o carro já tem que entrar para reabastecer, a troca pode compensar", explicou William Lube, o chefe de equipe da Voxx Racing.

Fazendo duas etapas do Brasileiro de Marcas (São Paulo e Brasília) no intervalo entre as corridas de Curitiba e Tarumã da Stock Car, Denis Navarro fez muitas visitas à sede do time e também destacou o trabalho feito pelos engenheiros e mecânicos antes da prova de Tarumã.

"A equipe trabalhou muito forte nestes dias que não tivemos corridas para alinhar certos pontos. Nossa expectativa é muito boa para ter mais um bom resultado para a Voxx Racing em Tarumã. A estratégia de box vai contar bastante e por isso estamos analisando como será nossa para a parada durante a corrida. É esperado que tudo fique bastante movimentado no final de semana por lá", disse Denis Navarro, que na corrida de 2012 em Tarumã largou bem próximo do grupo do Q2, em 12º, e terminou a corrida em oitavo, somando mais 13 pontos no campeonato.

O companheiro de equipe de Denis na Voxx Racing, Sergio Jimenez, também aproveitou os dias longe da Stock Car para correr na FIA GT. Correndo nos circuitos europeus de Nogaro (FRA) e Zolder (BEL) nos últimos dias, o paulista se preparou bastante para esta corrida de Tarumã. Esperançoso, o piloto do #73 espera evoluir no campeonato e continuar no bom ritmo que teve na prova de Curitiba.

"Em Curitiba, os ajustes que fizemos no carro durante os treinos deu bastante resultado. Espero que para Tarumã nosso acerto venha mais rápido e que consigamos já brigar pelas primeiras colocações bem cedo. A pista gaúcha me traz boas recordações, como a primeira vez que andei no circuito, ainda em 2002, na Fórmula Renault Brasil, quando marquei a minha primeira pole position no automobilismo. Minha expectativa é aprender bastante em relação ao desgaste de pneus no primeiro treino para conseguir largar em uma boa posição na corrida. Esta deve ser uma prova repleta de ultrapassagens", falou Sergio Jimenez.

No campeonato da Stock Car em 2013, Sergio Jimenez ocupa a 14ª posição com 12 pontos ganhos e Denis Navarro a 19ª colocação, somando 8. Na prova passada, em Curitiba, os pilotos da Voxx Racing foram uma das duplas que mais ganharam posições e fizeram ultrapassagens durante a corrida.

Todos os treinos livres, inclusive o classificatório, serão no sábado (27). A definição do grid de largada começa às 16h e a largada às 11h de domingo (28), com transmissão ao vivo e em HD pelo Sportv. A TV Globo exibe compacto da prova no Esporte Espetacular no domingo seguinte, dia 05/05.

Sobre Voxx Suplementos 

A linha Voxx Suplementos pertence à Nutracom, empresa que faz parte do Grupo Cimed, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil. Elaborada para quem deseja melhorar a saúde e a performance, a linha conta com as melhores matérias-primas do mundo. De maneira segura e saborosa, os produtos oferecem fórmulas altamente concentradas, garantindo melhores resultados. Seu mix de produtos é composto por whey protein, creatina, BCAA, cafeína, entre outros. Com o intuito de tornar a suplementação um hábito para todos, a linha chegou ao mercado para oferecer o que as pessoas realmente procuram: resultado.

Programação, Stock Car, 3ª etapa:

Sábado, dia 27/abril:
07h35 - 07h50: Shakedown
08h00 - 09h05: 1º Treino livre - (1º grupo)
09h15 - 10h20: 1º Treino livre - (2º grupo)
11h50 - 12h55: 2º. Treino livre - (1º. Grupo)
13h05 - 14h10: 2º. Treino livre - (2º. Grupo)
16h00 - 16h50: Classificação

Domingo, dia 28/abril:
11h00: Largada (40 min de prova + 1 volta)
12h15 - 13h15: Visitação boxes








www.rf1jornalismo.com.br

Nenhum comentário: