Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Marketing promocional, a receita do Velopark para satisfazer marcas e clientes



Para ganhar espaço no mercado brasileiro Velopark aposta na experiência de um dos grandes nomes da publicidade gaúcha.

Aos 40 anos, formado em Publicidade e Propaganda pela UNISINOS, Eduardo Cheffe resolveu abrir mão da estabilidade, para abraçar um novo desafio em sua vida: o cargo de Gestor de Relações Institucionais e Comerciais do Velopark.

O publicitário passou por grandes agências do Rio Grande do Sul (DCS Comunicações, Martins e Andrade Comunicação, entre outras)antes de iniciar seu trabalho como Diretor Geral da Integrada Comunicação Total, onde trabalhou nos últimos 13 anos.

Com toda essa experiência, ele passa agora para o outro lado da mesa, o do cliente. Com a missão de ser o responsável por atrair novos parceiros comerciais para o maior parque de automobilismo da América Latina, o publicitário vê no marketing promocional a receita para uma relação de sucesso entre marcas e clientes.

Currículo
·        Gestor de Relações Institucionais e Comerciais

VELOPARK
·        Diretor Institucional

Integrada Comunicação Total
janeiro de 2000 – novembro de 2012 (12 anos 11 meses)
·        Executivo de Contas

DCS Comunicações
março de 1998 – outubro de 1999 (1 ano 8 meses)
·        Executivo de Contas

Dez Propaganda
janeiro de 1997 – janeiro de 1998 (1 ano 1 mês)
·        Executivo de Contas

Martins e Andrade Comunicação
outubro de 1993 – novembro de 1996 (3 anos 2 meses)Porto Alegre e Região, Brasil

Entrevista Eduardo Cheffe
Gestor de Relações Institucionais e Comerciais

Quando você começou no Velopark, como surgiu o convite e porque aceitar trabalhar em um lugar tão diferente dos quais havia trabalhado até hoje? Faço a pergunta principalmente por você ser um profissional reconhecido  no mercado gaúcho e realizado profissionalmente.

Comecei no Velopark em 19 de fevereiro, mas desde outubro do ano passado já vinhamos conversando. A proposta surgiu depois que eu vendi minha parte na agência Integrada, e veio de encontro os motivos que me fizeram tomar esta decisão, eu queria viver outras experiências. Durante os 13 anos que fui dono da Integrada trabalhei muito focado na publicidade e propaganda, eu prospectava clientes, visitava, e vivia muito de perto a realidade deles, conversando com gestores de RH, gestores de marketing e diretores. Eu via a angústia do outro lado do balcão. Quando completei 40 anos, tendo passado 20 anos “de um lado da mesa”, resolvi ver como era o outro lado, como era ser cliente, e acredito que tudo que aprendi pode me ajudar a obter sucesso neste novo desafio. Estou muito feliz e empolgado com o que estou vendo aqui e com todas as possibilidade que o Velopark oferece.

Agora estou trazendo uma nova proposta de marketing promocional, aproveitando minha experiência e desmembrando todo o potencial que o Velopark tem para ser uma grande plataforma de ativação de marcas, onde grandes anunciantes do mercado nacional podem estar ativando suas marcas e seus produtos, não apenas divulgando em outdoors, ou expondo em páginas. Olhar para o Velopark e enchergar o conceito de arena, com diversos espaços, restaurante, loja, lancheria, estacionamentos, áreas de lazer, quiosques com churrasqueira, o negócio automobilismo, as competições, a integração que empresas desenvolvem a partir de seus RHs, isso tudo me motiva. Antes mesmo de vir pra cá fiquei sabendo de um casal que resolveu fazer as fotos e a festa do casamento aqui. Lógico, não é exatamente isso o que queremos para o futuro, mas é uma prova não apenas da diversidades de ações que acontecem e podem acontecer aqui dentro, mas principalmente da forma como as pessoas veem este espaço, um lugar onde são registrados momentos inesquecíveis.

Você disse que  quando tomou a decisão de vender a agência Integrada queria novos desafios, novas experiências. Quais você considera os desafios e gostaria que destacasse o maior deles?

Eu vejo que o grande desafio do Velopark é mostrar para o mercado o potencial de ativação de marca que tem aqui dentro. Não é um desafio tão complicado porque as empresas com as quais já estou conversando tem demonstrado interesse. O grande desafio que eu vejo é muito mais a questão de que o nosso mercado está acostumado a patrocinar futebol, ele investe em futebol e não investe em outras atividades. Se formos olhar o basquete, volei, ou mesmo o automobilismo, os investimentos não são tão expressivos como são para o futebol. Eu ouço muito de grandes empresas “a nossa verba este ano é para futebol”, em contrapartida eu também estou ouvindo de grandes empresas “esse negócio é mesmo maravilhoso, vocês tem um parque de diversões e eu quero estar ai dentro.”, agora mesmo acabei de sair de uma reunião e os representantes da empresa sairam maravilhados, acharam isso aqui fantástico . Nós temos uma frequência de público muito alta, o fato de o Velopark ter uma media superior a 4500 locações de kart por mês é um dado extremamente relevante, somo um dos maiores locadores de kart do mundo. O fato de termos 60 mil fãs no facebook também é muito relevante, termos também o parque montado com a melhor infraestrutura da America Latina também é relevante, a segurança, a beleza natural que temos…são muitos elementos que fazem disso aqui um grande negócio, onde famílias, amigos, colegas, vivem momentos inesquecíveis e mostrar isso para o mercado, defendendo a importância deles se fazerem presentes nestes momentos não será tão dificil. É um desafio comercial e um desafio institucional, não é o desafio de trazer público afinal o público já está aqui dentro, hoje o que eu quero é comercialmente trazer outras marcas pra cá.

Hoje, além do futebol da série A, acredito que nenhuma equipe de volei, basquete ou mesmo outro espaço de automobilismo no Brasil consiga mobilizar mais de 450 mil pessoas em um ano, e no Velopark esse número foi superado em 2012 pelo segundo ano consecutivo. Gostaria que você me falasse sobre este potencial, e de que forma você está trabalhando o público  que frequenta o Velopark com as empresas, de forma que elas possam valorizar suas marcas, se relacionar com os clientes e desenvolver novos mercados?

O Velopark tem a característica de um público predominantemente masculino, mas eu vejo que já ha algum tempo existe um esforço muito grande em trazer a família. Hoje você vem aqui na sexta-feira à noite, sábado e domingo os quiosques estão todos lotados. Existe uma área infantil muito grande e bem cuidada, com playground, quadras de futebol, espaço kids com recreacionista, kart infantil, mini cidade e tudo isso contribui para a presença cada vez maior de mães, filhos, amigos. As vezes apenas uma pessoa vem correr, mas no carro outras quarto pessoas vem aproveitar o tempo nas áreas de lazer. 

A presença da mulher é cada vez maior, e isso é claro basta circular por aqui. Por este motivo começamos a desenvolver novos produtos voltados às mulheres, como o “Safe Drive Pra Elas”, baterias femininas de kart, e nos finais de semana quando eu passo o dia inteiro aqui dentro, e o parque está lotado, percebo a quantidade de mulheres e meninas, a quantidade de famílias. Eu acho que este é um conceito legal.

Mas como eu disse grande parte do nosso público é formado por homens, apaixonados por automobilismo, e dai você pega não só as baterias de kart, mas os “Moto Days”, “Track Days”, “Veloce Experience”, “Veloce Day”, “Competições”, agora temos seletivas de kart para duas competições mundiais diferentes e estamos recebendo pilotos de todo o país, e em todos estes eventos a presença masculina ainda é predominante. Atribuo especialmente a eles, que além de participar ainda divulgam entre suas rodas de amigos nossas atividades, esse número expressivo de público que recebemos já há dois anos.

Eu sei que você está a frente de vários projetos, que já começaram a ser apresentados para o mercado nacional e para o mercado gaúcho. Como está sendo a receptividade das agências e das empresas a estas oportunidades, e quais tu já pode considerar como teus primeiros sucessos nesse curto espaço de tempo?

É, curto mesmo! Estou a apenas dois meses trabalhando no Velopark, desde 19 de fevereiro, e eu não conhecia o Velopark e o mercado de automobilismo. A gente ainda está em uma fase de plantar, mas já estamos obtendo excelentes resultados. No último final de semana tivemos uma etapa do Velopark Series de Arrancada completamente diferente, com anunciantes bastante representativos no cenário nacional, um número maior de lojistas e uma praça de alimentação bastante diversificada. Estes são apenas os primeiros frutos, tenho certeza que as coisas estão no caminho certo e ainda vamos colher muito mais em um futuro próximo.

A equipe do Velopark trabalha de uma forma extremamente profissional e isso sem dúvida preparou, ao longo de cinco anos, um terreno muito bom para minha chegada. A mentalidade das pessoas que trabalham aqui, o conhecimento  do assunto automobilismo, a qualificação de toda a equipe é outro diferencial, o que eu estou fazendo é agregar um pouquinho de visão comercial, mercadológica e de marketing promocional para o negócio. Tudo aqui dentro sempre foi feito da melhor forma e eu chego apenas com um novo olhar, para agregar a tudo de bom qua já vinha sendo feito aqui dentro.

Karen Cunha
karen@vivacomunicacaors.com.br
(51)33778769 (51)84121305

Nenhum comentário: