Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Autódromo Velo Città recebe homologação da FIA

Tom Papp / Mitsubishi
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Autódromo Velo Città

Alta | Web
Tom Papp/Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Racing Center tem toda estrutura para receber eventos do mundo automotivo

Alta | Web
Carsten / Mitsubishi
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Vista aérea do Autódromo Velo Città

Alta | Web
 

Autódromo Velo Città recebe homologação da FIA

Federação Internacional do Automobilismo atesta que circuito está apto para receber competições internacionais

O autódromo Velo Città, localizado em Mogi Guaçu (SP), recebeu, esta semana, a homologação da FIA - Federação Internacional do Automobilismo. O local, que foi construído dentro dos padrões da organização e já era homologado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), agora é um autódromo internacional.

"É como recebermos um ISO. O que fizemos foi bem feito, tem padrão internacional e pode receber qualquer tipo de GT's, Turismo e até Fórmulas 3. Esta homologação é como um troféu", celebra Eduardo Souza Ramos, idealizador do projeto do Velo Città.

Com 3.430 metros de extensão, o circuito Velo Città levou cinco anos para ser construído. Com acompanhamento próximo dos órgãos ambientais, como Ibama, todos os procedimentos e normas foram respeitados para promover uma perfeita integração do circuito à região.

Há pouco mais de um ano, o local teve sua homologação assinada pela CBA. Depois, o projeto e as plantas foram remetidos à FIA. O material passou por uma avaliação computadorizada que verificou os itens básicos. Com a validação do sistema, o Velo Città recebeu a visita de um inspetor, que o atestou apto. No total, apenas três autódromos no Brasil possuem homologação internacional: Velo Città, Interlagos e Curitiba.

Para conseguir a aprovação, o autódromo deve atender a uma série de requisitos, basicamente focados em segurança. São analisados: largura do circuito, das rampas, tipo do asfalto (feito com borracha de pneus triturados, tornando-o mais ecológico), áreas de escape, guard rails, barreiras de pneus, zebras, muro dos boxes e alambrados de proteção, plataforma de sinalização, sistema de drenagem, quantidade de pontos de sinalização, além do Medical Center e Racing Control.

O Velo Città tem tudo isso dentro dos padrões internacionais e ainda oferece Racing Center, um espaço completo, com toda estrutura de vestiários, cozinha, sala de briefing e lounge, para receber qualquer tipo de evento, principalmente ligados ao mundo automotivo. Ainda oferece bolsões de estacionamento, heliponto, boxes e paddock. E a expansão não para: a ampliação da área vip, sobre os boxes, e a construção da sala de cronometragem e direção de prova estão na fase final.

Com foco em competições e eventos fechados como track days, test-drives, coletivas de imprensa e cursos de pilotagem, o autódromo tem a Mitsubishi como patrocinadora oficial e foi palco da Lancer Cup, competição exclusiva de Lancer Evo R, lançamento do Mitsubishi All New Outlander, Mitsubishi Racing School e Lancer Evo Day. Também recebeu os eventos: 1000 Milhas Históricas Brasileiras, Classic Cup, Porsche Cup, Suzuki Jimny, Bentley Continental GT V8, entre vários outros.


DEPOIMENTOS
"Great track!", Valentino Rossi, piloto de Moto GP.

"Fiquei impressionado com o que conheci. Acho que depois de Nurburgring esta foi a pista mais fantástica que andei", Nelson Piquet, tricampeão mundial de Fórmula 1.

"O Velo Città é, com certeza, o melhor autódromo do Brasil no momento, em termos de traçado, manutenção e beleza. Conheço muitos autódromos pelo mundo, mas nenhum tão bonito, bem tratado e com um traçado tão técnico como este. O piloto tem que saber posicionar o carro muito bem para conseguir tempos de voltas ideais", Ingo Hoffmann, Piloto e instrutor Mitsubishi.

"O Velo Città é do tamanho ideal, é uma pista muito técnica, com poucas retas, ela acaba se tornando superfísica porque os pilotos não param de fazer curvas, então é bem desafiadora", Bia Figueiredo, piloto da Indy.

"Absolutamente primoroso, um verdadeiro autódromo, sem tirar nem pôr. Tudo magistralmente bem feito. A pista toda é extremamente técnica e quem pegar a mão nela andará em qualquer outra. Parabéns à Mitsubishi e a quem a projetou", Bob Sharp, jornalista e ex-piloto.

"Nunca tivemos dúvida de que o Velo Città receberia a homologação da FIA. Os proprietários e gestores fizeram tudo com muita competência para ter um autódromo de alto nível. É muito bom saber que temos mais uma opção de autódromo homologado FIA no País. Nossa categoria é reconhecida como série internacional pela FIA e como tal só realiza corridas do campeonato em circuitos homologados pela entidade", Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Brasil.

VELO CITTÀ ONLINE
Em junho, o autódromo foi pioneiro e lançou um aplicativo para smartphone. No app, é possível encontrar orientações para chegar ao local, previsão do tempo, programação detalhada dos eventos e acompanhar a cronometragem ao vivo. O download é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS. Em agosto, o Velo Città lançou seu site oficial, com todas as informações sobre o circuito e fotos. Acompanhe todas as novidades através do endereço www.autodromovelocitta.com.br e do www.facebook.com/AutodromoVeloCitta.

Confira o vídeo com Ingo Hoffmann apresentando a pista do Velo Città: http://www.youtube.com/watch?v=IV5XD5DHg9k

MAIS INFORMAÇÕES
Camila Maluf
camilamaluf@cerfco.com.br
(11) 2196-7627




--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales
Foto da capa

NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica (http://www.centraldeinteligencia.com.br
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, posssui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Temporada 2013: Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: