Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 26 de abril de 2014

Stock Car: em Brasília, pilotos passam 76% da volta com pé cravado no acelerador




Rodrigo França RF1

Stock Car: em Brasília, pilotos passam 76% da volta com pé cravado no acelerador

De acordo com cálculos da equipe Shell Racing, pista mais rápida da temporada, com média de 185 km/h, é a de maior consumo de combustível, tornando a estratégia de pit stop ainda mais decisiva neste final de semana

Após a disputa dos primeiros treinos da terceira etapa da Stock Car, hoje, em Brasília, as equipes começaram a definir os planos de estratégia de parada de box para a rodada dupla deste domingo. De acordo com cálculos da equipe Shell Racing, do líder do campeonato, Valdeno Brito, os pilotos passam 76% da volta com o pé cravado no acelerador no circuito do anel externo do Distrito Federal, que é o mais veloz da temporada, com 185 km/h de média.

Com tanto tempo de acelerador a 100%, exigindo plena potência do motor, Brasília também se torna a pista de maior consumo de combustível do ano, com média de 2,47 litros por volta (cerca de 1,17 km/litro).

"Pelos dados de telemetria, o piloto fica mais de 42 segundos com o pé cravado no acelerador, em uma volta de 57 segundos. Com o traçado de anel externo, é complicado conseguir economizar combustível, por isso teremos que analisar bem os dados do carro ao longo da corrida e também a entrada do carro de segurança, que costuma ser comum em Brasília", explica Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.

Na rodada dupla, existe a obrigatoriedade da troca de um pneu durante a janela de pit stop na prova 1, quando as equipes também aproveitam para reabastecer seus carros com Shell V-Power Etanol, o combustível oficial da Stock Car, fornecido pela Raízen a todos os times da categoria. Não é permitido abastecer entre uma prova e outra.

Líder do campeonato com 37 pontos, Valdeno terminou o dia de hoje com o nono melhor tempo, com 57s736. "Com pneus usados, nosso rendimento foi bom, éramos os melhores em nosso grupo, mas quando colocamos um pneu mais novo, o rendimento não subiu como esperávamos", explicou Valdeno.

Popó foi o penúltimo colocado, já que perdeu parte do treino devido a problemas no freio. "No começo optamos por não ir na pista pois chovia muito e havia a previsão de melhora. Quando entrei na pista, no entanto, o problema fez com que perdêssemos muito tempo. É como se meu primeiro treino fosse amanhã", diz Popó.

O treino que define o grid de largada da primeira corrida será no sábado, às 14h. A corrida principal acontecerá no domingo, às 12h33, e contará com 40 minutos de duração mais uma volta. A segunda terá um grid invertido entre os dez primeiros pilotos e terá largada às 13h48, com 20 minutos mais uma volta. O Sportv transmite ao vivo o treino classificatório e ambas as corridas.

Resultado, treino livre 1
1º) 2 Raphael Matos, Hot Car Competições, 57s237
2º) 14 Luciano Burti, Vogel Motorsport, a 0s148
3º) 70 Diego Nunes, C2 Team, a 0s155
4º) 4 Julio Campos, Prati-Mico's Racing, a 0s227
5º) 28 Galid Osman, Ipiranga-RCM, a 0s263
6º) 88 Felipe Fraga, Vogel Motorsport, a 0s320
7º) 80 Marcos Gomes, Schin Racing Team, a 0s386
8º) 51 Átila Abreu, Mobil Super Racing, a 0s445
9º) 77 Valdeno Brito, Shell Racing, a 0s499
10º) 21 Thiago Camilo, Ipiranga-RCM, a 0s591
11º) 11 Nonô Figueiredo, Mobil Super Racing, a 0s703
12º) 90 Ricardo Mauricio, Eurofarma RC, a 0s732
13º) 5 Denis Navarro, Voxx Racing Team, a 0s761
14º) 18 Allam Khodair, Full Time Competições, a 0s777
15º) 65 Max Wilson, Eurofarma RC, a 0s794
16º) 12 Lucas Foresti, RC3 Bassani, a 0s797
17º) 1 Antonio Pizzonia, Prati-Mico's Racing, a 0s874
18º) 0 Cacá Bueno, Red Bull Racing, a 0s911
19º) 82 Alceu Feldmann, Hanier Racing, a 0s918
20º) 29 Daniel Serra, Red Bull Racing, a 0s947
21º) 73 Sergio Jimenez, Voxx Racing Team, a 0s948
22º) 25 Tuka Rocha, RZ Motorsport, a 0s973
23º) 46 Vitor Genz, Boettger Competições, a 0s989
24º) 110 Felipe Lapenna, Hot Car Competições, a 1s076
25º) 111 Rubens Barrichello, Full Time Competições, a 1s101
26º) 10 Ricardo Zonta, RZ Motorsport, a 1s114
27º) 83 Gabriel Casagrande, C2 Team, a 1s152
28º) 63 Lico Kaesemodel, Boettger Competições, a 1s180
29º) 8 Rafael Suzuki, ProGP, a 1s211
30º) 72 Fabio Fogaça, Schin Racing Team, a 1s264
31º) 100 Bia Figueiredo, ProGP, a 1s410
32º) 74 Popó Bueno, Shell Racing, a 1s740
33º) 7 Beto Cavaleiro, Hanier Racing, a 2s496

Programação
Sábado - 26 de abril
09h00 às 10h00 - 2º Treino Livre (Grupo 1)
10h10 às 11h10 - 2º Treino Livre (Grupo 2)
14h00 às 15h00 - Classificação

Domingo - 27 de abril
09h00 às 10h00 - Volta Rápida
10h15 às 11h15 - Visitação Boxes

Corrida 1
12h33 - Largada (40 min de prova + 1 volta )

Corrida 2
13h48 - Largada (20 min de prova + 1 volta )

Sobre a Raízen
A Raízen é líder em energia renovável no Brasil e primeiro player totalmente integrado do setor sucroenergético, com atuação em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar e etanol, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo. A companhia está entre as cinco maiores em faturamento do país e conta com cerca de 40 mil funcionários. Com 24 unidades, a Raízen produz 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4 milhões de toneladas de açúcar e gera 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 54 aeroportos, possui 58 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 22 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Na área de distribuição, a companhia conta com uma rede formada por 4.700 postos de serviço com a marca Shell e 800 lojas de conveniência Shell Select. A Raízen foi formada em 2011 a partir da integração de parte dos negócios de Shell e Cosan.

Carsten Horst/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Shell Racing
Alta | Web

Carsten Horst/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Valdeno Brito
Alta | Web

Carsten Horst/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Popó Bueno
Alta | Web

Rafael Gagliano/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Valdeno Brito
Alta | Web

Rafael Gagliano/Hyset/RF1


Nenhum comentário: