Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

"Congestionamento" no pit stop e acidentes em pleno box marcam etapa de Santa Cruz do Sul



"Congestionamento" no pit stop e acidentes em pleno box marcam etapa de Santa Cruz do Sul

Safety car durante a janela de reabastecimento causou verdadeiro "congestionamento" com apenas três voltas para a parada de mais de 30 carros; problemas na parada afetaram a dupla da Shell Racing, Popó Bueno e Valdeno Brito

Um verdadeiro congestionamento de carros em um dos pit lanes mais apertados da temporada fez com que a nona rodada da Stock Car fosse marcada por diversos acidentes em pleno box. Com tantos incidentes, os quatro líderes do campeonato praticamente não marcaram pontos, mas para a Shell Racing a chance de descontar a diferença na tabela também não pode ser aproveitada justamente por conta da tumultuada janela de pit stop.

"Normalmente são previstas cinco ou seis voltas para que todos os 34 pilotos façam suas paradas e mesmo assim tudo já é bastante corrido para as equipes. Hoje, por conta de uma intervenção do safety car bem no começo da janela, todos tiveram que entrar no box praticamente na mesma volta, o que causou muitas confusões. Acredito que as equipes devem se mobilizar para as próximas etapas para evitar que isso aconteça, pois a segurança de quem está trabalhando no carro, como os mecânicos, deve vir em primeiro lugar ", explica Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.

Valdeno Brito tinha chance de conquistar um top-10 na primeira corrida - o que poderia significar a pole na corrida 2 (que foi vencida justamente pelo piloto que chegou na décima colocação). Mas ao sair do box, o paraibano perdeu cerca de oito segundos para que seu carro fosse "manobrado" para evitar um acidente com Ricardo Zonta, que entrou para parada bem no momento em que o piloto da Shell Racing saía.

"Foi uma situação muito complicada, a começar pela largada, em que fiquei bem cauteloso por dentro e recebi toques de diversos pilotos. Sobre o pit stop, de fato precisamos rever esta janela de parada pois do jeito que está fica perigoso para quem está trabalhando nos carros, pois os mecânicos estão querendo fazer o trabalho o mais rápido possível e o espaço é muito reduzido", diz Valdeno, que, com a parada tomando mais tempo, acabou ficando fora do top-10 na primeira corrida e ainda levou uma batida na segunda, quando já estava na zona de pontuação - o competidor que acertou Valdeno foi considerado culpado pela direção de prova e excluído do resultado.

Outro incidente que prejudicou a Shell Racing no box ocorreu com Popó Bueno. Quando o piloto vinha para sua parada de box, teve seu carro abalroado pelo de Nonô Figueiredo, que saiu em situação perigosa e provocou a batida - o piloto também foi punido por excesso de velocidade nos boxes.

"Eu e o Valdeno (Brito) largamos próximos, um atrás do outro, e também levei diversas batidas. Acredito que o procedimento de largada deveria ter sido diferente, mas ainda pior foi a confusão no pit stop envolvendo não apenas nossa equipe, mas diversos pilotos de outros times. Depois das batidas que sofri na largada, o carro estava com equilíbrio bem comprometido e tudo o que pude fazer era tentar somar o máximo de pontos, mas o toque que recebi no box acabou com qualquer chance de recuperação", diz Popó.

A próxima etapa da Stock Car será no dia 2 de novembro, em Tarumã (RS).

Resultados em Santa Cruz do Sul:

Corrida 1:

1 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - 27 voltas em 41:59.283
2 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 0.746
3 - Allam Khodair - Full Time Competições - Chevrolet - a 5.523
4 - Marcos Gomes - Schin Racing Team - Peugeot - a 6.639
5 - Felipe Fraga - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 7.257
6 - Felipe Lapenna - Hot Car Competições - Chevrolet - a 9.006
7 - Antonio Pizzonia - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 9.393
8 - Julio Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 9.892
9 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 11.902
10 - Rafa Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 14.178
11 - Lucas Foresti - RC3 Bassani - Peugeot - a 17.506
12 - Alceu Feldmann - Hanier Racing - Peugeot - a 21.334
13 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 21.795
14 - Gabriel Casagrande - C2 Team - Chevrolet - a 22.453
15 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 22.978
16 - Diego Nunes - C2 Team - Chevrolet - a 23.301
17 - Valdeno Brito - Shell Racing - Chevrolet - a 23.461
18 - Rafael Suzuki - ProGP - Chevrolet - a 26.652
19 - Rubens Barrichello - Full Time Competições - Chevrolet - a 32.155
20 - Felipe Tozzo - Boettger Competições - Peugeot - a 30.757
21 - Bia Figueiredo - ProGP - Chevrolet - a 1:19.822
22 - Átila Abreu - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 1:27.953
23 - Ricardo Zonta - RZ Motorsport - Chevrolet - a 1 volta
24 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 1 volta
25 - Popó Bueno - Shell Racing - Chevrolet - a 5 voltas
26 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 7 voltas
27 - Luciano Burti - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 10 voltas
28 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 12 voltas
29 - Fabio Fogaça - Schin Racing Team - Peugeot - a 17 voltas
30 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 23 voltas
31 - Denis Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 24 voltas
32 - Tuka Rocha - RZ Motorsport - Chevrolet - a 24 voltas

Corrida 2:

1 - Rafa Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - 13 voltas em 22:44.812
2 - Julio Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 0.221
3 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 0.959
4 - Antonio Pizzonia - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 1.471
5 - Felipe Fraga - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 3.016
6 - Felipe Lapenna - Hot Car Competições - Chevrolet - a 4.144
7 - Marcos Gomes - Schin Racing Team - Peugeot - a 4.579
8 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 4.979
9 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 5.742
10 - Lucas Foresti - RC3 Bassani - Peugeot - a 6.466
11 - Rubens Barrichello - Full Time Competições - Chevrolet - a 8.196
12 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 9.346
13 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 11.000
14 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 11.466
15 - Rafael Suzuki - ProGP - Chevrolet - a 11.476
16 - Ricardo Zonta - RZ Motorsport - Chevrolet - a 12.878
17 - Átila Abreu - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 13.004
18 - Bia Figueiredo - ProGP - Chevrolet - a 13.786
19 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 13.905
20 - Vitor Genz - Boettger Competições - Peugeot - a 23.612
21 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 25.256
22 - Allam Khodair - Full Time Competições - Chevrolet - a 1 volta
23 - Valdeno Brito - Shell Racing - Chevrolet - a 1 volta
24 - Gabriel Casagrande - C2 Team - Chevrolet - a 5 voltas
25 - Felipe Tozzo - Boettger Competições - Peugeot - a 5 voltas
26 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 5 voltas
27 - Popó Bueno - Shell Racing - Chevrolet - a 5 voltas
28 - Alceu Feldmann - Hanier Racing - Peugeot - a 12 voltas
29 - Diego Nunes - C2 Team - Chevrolet - a 12 voltas

Campeonato:

1 - Átila Abreu - 145,5
2 - Rubens Barrichello - 145
3 - Thiago Camilo - 136,5
4 - Cacá Bueno - 134
5 - Julio Campos - 124,5
6 - Sergio Jimenez - 123
7 - Max Wilson - 119
8 - Antonio Pizzonia - 117,5
9 - Marcos Gomes 116
10 - Daniel Serra - 115
11 - Ricardo Mauricio - 112,5
12 - Allam Khodair - 109
13 - Valdeno Brito - 102
14 - Felipe Fraga - 84
15 - Galid Osman - 82,5
16 - Felipe Lapenna - 69
17 - Ricardo Zonta e Rafa Matos - 67
19 - Denis Navarro - 60
20 - Diego Nunes - 55
21 - Popó Bueno - 49
22 - Vitor Genz - 39
23 - Luciano Burti e Gabiel Casagrande - 44
25 - Lucas Foresti - 42,5
26 - Tuka Rocha - 38
27 - Alceu Feldmann - 30
28 - Nonô Figueiredo - 22,5
29 - Bia Figueiredo - 14
30 - Rafael Suzuki - 12,5
31 - Felipe Tozzo - 7
32 - Fábio Fogaça - 6

Sobre a Raízen

A Raízen é a licenciada da marca Shell no Brasil. No automobilismo, a companhia está presente na Stock Car, com a equipe Shell Racing, e é a fornecedora oficial de combustível da categoria - todos os carros correm usando o Shell V-Power Etanol, único biocombustível aditivado do mundo. Além disso, patrocina ainda a categoria de acesso - o Campeonato Brasileiro de Turismo. A Raízen é líder em energia renovável no Brasil e primeiro player integrado do setor sucroenergético. Além de produção anual de 2 bilhões de litros de etanol, 4 milhões de toneladas de açúcar e mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar, a companhia conta com uma rede formada por mais de 5.000 postos de serviço com a marca Shell e mais de 900 lojas de conveniência Shell Select.

Carsten Horst/ Hyset/ RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Popó Bueno
Alta | Web

Rafael Gagliano/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Valdeno Brito
Alta | Web

Rafael Gagliano/Hyset/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Popó Bueno
Alta | Web

Carsten Horst/ Hyset/ RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Valdeno Brito
Alta | Web

Carsten Horst/ Hyset/ RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Popó Bueno
Alta | Web

 



--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales
Foto da capa

NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: