Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Simulador de corrida reconstrói a sensação de pilotar em três dimensões


  
  
divulgação / UP
Clique na imagem para fazer o Download...
Motion Sphere

Alta | Web
  

UP recebe simulador de corrida que reconstrói a sensação de pilotar em três dimensões

Em exibição na instituição até sexta-feira, o produto da empresa Motion Sphere foi concebido inicialmente como trabalho de conclusão do curso de Engenharia de Computação. Simulador é o primeiro a ser apresentado na mostra de TCCs da UP

Como forma de estimular o empreendedorismo na universidade e incentivar os acadêmicos a pensarem no mercado de trabalho, a Universidade Positivo (UP) promove uma mostra de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) que saíram do papel e viraram realidade. O primeiro deles, que fica em exposição até 27 de fevereiro, é a Motion Sphere. A empresa produz um simulador de corrida capaz de representar a sensação real de se participar de uma etapa da Stock Car, Formula 1, Rally, Turismo ou até mesmo pilotar Carros Super Esportivos.

O engenheiro da Computação formado pela UP Jefferson Masutti desenvolveu a ideia do simulador ainda no início do curso, depois de uma aula de física. Ao longo do período de graduação, foi aprimorando o conceito até desenvolver o protótipo em seu TCC. "O projeto foi amadurecendo ao longo do curso. De certa forma, o trabalho de conclusão foi uma forma de fazermos o protótipo", conta o professor de Engenharia da Computação da UP, orientador do projeto e atual sócio da Motion Sphere, Mauricio Perreto.

Em 2013, o TCC foi finalizado e, após se unirem a Beto Facci, também sócio da empresa, com expertise voltada à área de business development e investimentos, o projeto tomou corpo. Após um intenso trabalho para transformar um protótipo em produto e o produto em business - e um trabalho de captação de investimentos -, em julho do ano passado, a companhia levantou aporte de mais de R$ 1 milhão, construindo sua sede e fábrica em Curitiba.

O principal diferencial do produto é o fato de conseguir simular as acelerações de um carro real. "Por meio da combinação dos movimentos gerados, o equipamento conta com o chamado 'seis graus de liberdade' (conceito da física que indica os três eixos de deslocamento lineares e os três eixos rotativos nos quais um veículo pode se mover). Ou seja, permite se movimentar de forma linear e rotacional nos três eixos, o que passa a sensação de movimento em três direções", explica Perreto. Com o controle desses movimentos, pode-se representar todas as sensações de uma corrida: aceleração e frenagem, subidas e descidas, curvas, inclinações, vibrações, etc.

A fim de tornar a experiência ainda mais real, o primeiro evento do equipamento foi em uma etapa de Stock Car - e os próprios pilotos profissionais foram convidados a passar suas impressões. "Eles nos disseram que a sensação era cerca de 80% a 90% de um carro real", afirma Facci. "Contamos com as opiniões deles para calibrar o simulador da forma mais real possível", revela o professor.

Embora o produto possa ser comercializado, o principal business da empresa é a locação de equipamentos para ações de marketing, eventos corporativos, ativação de marcas e parcerias comerciais. Com dois simuladores em operação, o terceiro sendo finalizado e mais dois em produção, a Motion Sphere está com a agenda de eventos fechada para os próximos meses de 2015.

"Sucesso no Brasil, o simulador da Motion Sphere já se tornou um produto comercial com condições de competição e de atingir o sucesso internacional. Com essa apresentação aos outros alunos da UP, pretendemos difundir o conceito de que uma ideia pode efetivamente se tornar um grande negócio", afirma o Diretor da Escola de Comunicação e Negócios da UP, Rogério Mainardes. "Projetos como esse agora contam com o incentivo de nossa Incubadora de Tecnologia e Inovação da UP", reforça Mainardes.


Serviço
Apresentação Motion Sphere
Quando: Até sexta-feira (27/02)
Horário: Das 8h às 12h e das 18h às 22h.
Informações: http://www.mssim.com.br/



Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados e oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.









.

  

MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS:
Central Press (+55 41 3026-2610 / 41 9135-9541 / 41 9684-9880)
JORNALISTAS RESPONSÁVEIS:
Claudio Stringari (claudio@centralpress.com.br)
Lorena Nogaroli (41 9977-0069 / lorena@centralpress.com.br)
  www.centralpress.com.br





--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales



NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: